• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Fundo Falso

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
@renangust

tu tem balde alimentíceo?
Se sim, AO MEU VER, o melhor processo que tu pode fazer:

- Compra um ebulidor - http://loja.weconsultoria.com.br/ebulidor-pequeno-de-aluminio-imc-1800w-p45100/ (bem mais barato que uma panela pra aquecer a água, e eu acho mais rápido e prático também)
- usa o balde como panela de aquecimento, aquecendo a água com o ebulidor (1800W inclusive vai aquecer mais rápido que MUITO fogão). Só tem que cuidar pro ebulidor não encostar direto no plástico do balde.

De quebra, com este ebulidor tu ainda pode dar um UP no início da fervura. Como ele tem bastante área de contato, não carameliza o mosto. Ele seria, digamos, como um meio termo entre um rabo quente convencional e uma resistência de baixa densidade.

Eu uso este método por falta de espaço na cozinha e praticidade (uma panela a menos, e o balde é o mesmo que uso pro priming)

@renangust

- Compra um ebulidor - http://loja.weconsultoria.com.br/ebulidor-pequeno-de-aluminio-imc-1800w-p45100/ (bem mais barato que uma panela pra aquecer a água, e eu acho mais rápido e prático também)
- usa o balde como panela de aquecimento, aquecendo a água com o ebulidor (1800W inclusive vai aquecer mais rápido que MUITO fogão). Só tem que cuidar pro ebulidor não encostar direto no plástico do balde.

De quebra, com este ebulidor tu ainda pode dar um UP no início da fervura. Como ele tem bastante área de contato, não carameliza o mosto. Ele seria, digamos, como um meio termo entre um rabo quente convencional e uma resistência de baixa densidade.

Eu uso este método por falta de espaço na cozinha e praticidade (uma panela a menos, e o balde é o mesmo que uso pro priming)
Opa essa ideia do balde fermentador é boa mesmo, por enquanto ficarei com ela, comprei balde de primming desses alimenticios, de um qualidade boa. Será que não tem problema adicionar o mosto a 75º nesses baldes?

Estou importando algumas conexões e válvulas inox para as panelas, a grana ta curta por enquanto então esperarei elas chegarem. Estou pensando em importar um fundo falso também pois por 150 reais +- consigo pegar um fundo falso de inox, aqui por esse preço mal da pra comprar um de alumínio. Estou só com problemas de achar o diâmetro 36, que é a panela que pretendo comprar.

Gostaria muito de adquirir no mercado nacional e prestigiar nossos fabricantes porém pra agora é o que posso pagar

Opa essa ideia do balde fermentador é boa mesmo, por enquanto ficarei com ela, comprei balde de primming desses alimenticios, de um qualidade boa. Será que não tem problema adicionar o mosto a 75º nesses baldes?

Estou importando algumas conexões e válvulas inox para as panelas, a grana ta curta por enquanto então esperarei elas chegarem. Estou pensando em importar um fundo falso também pois por 150 reais +- consigo pegar um fundo falso de inox, aqui por esse preço mal da pra comprar um de alumínio. Estou só com problemas de achar o diâmetro 36, que é a panela que pretendo comprar.

Gostaria muito de adquirir no mercado nacional e prestigiar nossos fabricantes porém pra agora é o que posso pagar

Se é balde alimentíceo, aquele branco, não tem problema nenhum em colocar líquido a 78, 80ºC. A resistência dele vai até muito acima disto sem soltar compostos prejudiciais.

Eu utilizava duas panelas somente. E tinha muitos problemas de entupimento da bazooka porque acumulava toda agua do sparge na panela de brasagem. Tinha que fazer a filtragem manualmente. Uma trabalheira do cão. Agora comprei outra panela e passei a usar um fundo falso. A cerveja da casa vende ótimos fundo falsos. E são feitos sob medida. Comprei de inox pelo mercado livre e parcelei.

@renangust

Faço o mesmo aqui em casa, 1000w dá conta do recado tranquilo para 10 litros de água para sparge. Aquece a agua de sparge de 20 para 72ºC em 30 minutos.

Para levas entre 10 ~20 litros, os ebulidores são perfeitos para quem não pode/não quer ter uma panela destinada apenas para água quente.

Você deve usar fundo falso na panela de mosturação/filtragem.

Ou seja, o ideal é ter 3 panelas:

a) Panela de Água Quente
b) Panela de Mosturação/Filtragem
c) Panela de Fervura

Você deve fazer a infusão inicial do malte moído na panela de mosturação/filtragem, e corrigir a temperatura para a que deseja (digamos, 68 graus), e uma vez feito isso, pode simplesmente tampar a panela e aguardar em torno de 1h30. Essa é a maneira mais simples de todas, e fazendo tudo certo, eu garanto que funciona SEMPRE.

Caso tenha que corrigir a temperatura, acenda o fogo (baixo) e fique recirculando o mosto filtrado com uma jarra até atingir a temperatura que deseja. NÃO fique mexendo a cama de grãos com uma pá, pois além de detonar a cama de grãos e o filtro natural que ela forma, isso não adianta em sistemas com fundo falso pois o mosto que estiver embaixo do fundo falso vai ficar parado e pode caramelizar.

Depois, quando for começar a filtrar, basta abrir a válvula da panela de mosturação, e ir retirando o mosto lentamente para a panela de fervura. Ao mesmo tempo, vá adicionando água por cima da cama de grãos de forma que o nível do líquido não baixe... essa é uma das técnicas mais fáceis de todas, é talvez a melhor (lavagem contínua). Você deve parar de filtrar quando atingir o volume que precisa pré-fervura (ou seja, se vai fazer 30 litros, precisa acumular uns 35 litros de mosto antes da fervura para contar com o volume que vai evaporar).

De forma extremamente resumida, é isso.

Abraço,

Guenther, me desculpe por reviver este tópico, mas me apareceu uma dúvida no seu processo:

"Depois, quando for começar a filtrar, basta abrir a válvula da panela de mosturação e ir retirando o mosto lentamente para a panela de fervura..."

Nessa parte não seria feita também a recirculação do mosto antes de mandar pra panela de fervura?

Guenther, me desculpe por reviver este tópico, mas me apareceu uma dúvida no seu processo:

"Depois, quando for começar a filtrar, basta abrir a válvula da panela de mosturação e ir retirando o mosto lentamente para a panela de fervura..."

Nessa parte não seria feita também a recirculação do mosto antes de mandar pra panela de fervura?
Sim, mas eu nem citei porque, independente do filtro que se use.... sempre é preciso recircular antes de filtrar.

Sim, mas eu nem citei porque, independente do filtro que se use.... sempre é preciso recircular antes de filtrar.

no caso do fundo falso, após a recirculação e filtragem do mostro primário inicia-se a lavagem, necessita essa etapa também de recirculação?

no caso do fundo falso, após a recirculação e filtragem do mostro primário inicia-se a lavagem, necessita essa etapa também de recirculação?

Não.
O ideal inclusive é ao mesmo tempo que tu lava, tu escoar o mosto da lavagem para a panela de fervura. Regular a mesma vazão (baixa, recomendam no fórum no máximo algo em torno de 1L/min) entre a saída da panela de aquecimento e a saída da panela de mostura, mantendo sempre alguns cm de água de lavagem sobre a cama de grãos (o que geralmente indicam é uns 2 cm).

O mosto já vai sair limpo. A recirculação é necessária porque através dela tu forma um filtro natural. As partículas grandes não passam pelos furos do fundo falso. As pequenas passam. Então, ao retirar o mosto com as partículas pequenas, tu vai jogar elas de volta por cima da cama de grãos. Como abaixo delas tu tem as partículas grandes, elas vão segurar estas partículas pequenas na parte de cima da cama de grãos.
Quando este processo finalizar e o filtro estiver formado, é interrompida a fase de lavagem. Então a água de lavagem vai passar por dentro da cama e carregar com ela boa parte do açúcar que ainda está retido na cama de grãos, mas as partículas pequenas não vão junto porque este filtro natural prende elas na parte de cima da cama.

Em suma, o mesmo mosto límpido que está saindo na recirculação vai continuar saindo na lavagem, pois o processo é basicamente o mesmo (jogar um líquido por cima da cama de grãos e retirar por baixo).

Como vc disse "inicia-se a lavagem" dá a entender que é lavagem contínua, nesse caso não tem sentido recircular. Mas se por acaso for batch sparge, faz a recirculação novamente sim.

Abraço

Peraí.... "após a recirculação e filtragem do mostro primário inicia-se a lavagem"?

Vamos novamente..........................

Com fundo falso, é TOTALMENTE recomendável utilizar Lavagem Continua (ou Fly Sparge / Continuous Sparge). Não existe mosto primário, nesse caso. Só pode ser considerado mosto primário aquele que é extraído integral, ou seja, sem adição de água adicional na panela.

Então, vamos aos passos, em detalhes:

- Fiz a infusão do malte com a água, que resultaram em uma mistura a 68 graus.
- Tampo a panela, e espero 1h30 sem mexer em nada, nem destampar, etc.
- Após 1h30, começo a fazer recirculação, porque em qualquer filtro, é necessário recircular antes de filtrar para que o mosto saia límpido. Ocorre que como a recirculação é justamente a técnica necessária a ser executada quando estamos com o fogo ligado, se já vou recircular de qualquer jeito, não tem sentido eu deixar que acender o fogo e consequentemente fazer Mash-out junto, certo? Ou seja, pra quem mostura com fundo falso, fazer mash-out sai de graça.
- Então recirculo com fogo aceso até alcançar uma das duas opções, conforme decisão pessoal:
A) ou até eu chegar na temperatura de mash-out que me der na telha
B) ou até simplesmente o mosto ficar clarificado e vou acabar me beneficiando do aquecimento do mosto de qualquer jeito, independente se tenha chegado a 76, 71, 73.

- Feito isso, começo a filtrar/lavar com técnica de Lavagem Contínua, ou seja, começo a extrair mosto E ADICIONAR AGUA NA PANELA AO MESMO TEMPO....... isso faz com que a água entre na mesma vazão que o mosto sai, fazendo com que o nível de líquido na panela permaneça sempre o mesmo, alguns cm acima da cama de grãos............. ISSO.......... é lavagem continua.

Entendido?

Eu já dei o vacilo de após recircular e escoar o mostro... fazer a lavagem com a bombinha ligada devolvendo o mostro pra parte de cima da panela. Ou seja, os açúcares que ficaram presos entre grãos eram "empurrados " para baixo pela água de lavagem e voltavam ao mesmo lugar quando eu recirculava. Kkkk depois de adotar o modelo de lavagem ( sem voltar o mostro de lavagem pra cima da cama de grãos) minha eficiência subiu consideravelmente.

Peraí.... "após a recirculação e filtragem do mostro primário inicia-se a lavagem"?

Vamos novamente..........................

Com fundo falso, é TOTALMENTE recomendável utilizar Lavagem Continua (ou Fly Sparge / Continuous Sparge). Não existe mosto primário, nesse caso. Só pode ser considerado mosto primário aquele que é extraído integral, ou seja, sem adição de água adicional na panela.

Então, vamos aos passos, em detalhes:

- Fiz a infusão do malte com a água, que resultaram em uma mistura a 68 graus.
- Tampo a panela, e espero 1h30 sem mexer em nada, nem destampar, etc.
- Após 1h30, começo a fazer recirculação, porque em qualquer filtro, é necessário recircular antes de filtrar para que o mosto saia límpido. Ocorre que como a recirculação é justamente a técnica necessária a ser executada quando estamos com o fogo ligado, se já vou recircular de qualquer jeito, não tem sentido eu deixar que acender o fogo e consequentemente fazer Mash-out junto, certo? Ou seja, pra quem mostura com fundo falso, fazer mash-out sai de graça.
- Então recirculo com fogo aceso até alcançar uma das duas opções, conforme decisão pessoal:
A) ou até eu chegar na temperatura de mash-out que me der na telha
B) ou até simplesmente o mosto ficar clarificado e vou acabar me beneficiando do aquecimento do mosto de qualquer jeito, independente se tenha chegado a 76, 71, 73.

- Feito isso, começo a filtrar/lavar com técnica de Lavagem Contínua, ou seja, começo a extrair mosto E ADICIONAR AGUA NA PANELA AO MESMO TEMPO....... isso faz com que a água entre na mesma vazão que o mosto sai, fazendo com que o nível de líquido na panela permaneça sempre o mesmo, alguns cm acima da cama de grãos............. ISSO.......... é lavagem continua.

Entendido?

Perfeitamente!

Eu já dei o vacilo de após recircular e escoar o mostro... fazer a lavagem com a bombinha ligada devolvendo o mostro pra parte de cima da panela. Ou seja, os açúcares que ficaram presos entre grãos eram "empurrados " para baixo pela água de lavagem e voltavam ao mesmo lugar quando eu recirculava. Kkkk depois de adotar o modelo de lavagem ( sem voltar o mostro de lavagem pra cima da cama de grãos) minha eficiência subiu consideravelmente.
MostRo não............ MOSTO. :)

Abraço,

Back