Fracionamento de Levedura Seca

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

J. Rocha

Member
Joined
Sep 15, 2022
Messages
11
Reaction score
2
Location
São Paulo/SP
Entrei num site de insumos para comprar um pacote de levedura US West Coast da Mangrove de 11g para fazer uma Pale Ale e me deparei com um pacote com 250g perto do vencimento pro R$1,00. Pensei por quê comprar, por quê não comprar e compreio-o. Faço levas de 25 litros e então pensei em fracionar em pacotes de 25g usando aquele saquinho (devidamente esterilizado) com seladora à vácuo e guardando-os na geladeira. Será que daria certo? Alguém tem uma outra ideia de conservação?
 
Eu sempre uso 1/2 pacote, propago e faço levas de 30 ou 50L.
A outra parte eu mantenho no saquinho original e dai embalo tudo a vácuo dentro de outro saco e vai pra geladeira.
Eu só faço propagação então dessa maneira eu garanto não ter um excesso de leveduras numa propagação de baixo volume e garanto sempre entrar com leveduras novas, saudáveis e super ativas, no mosto.
 
Eu também faço starter, mas como agora estou com muita levedura, vou utilizar ela hidratada sem starter mesmo, senão ela acaba ficando velha.
 
Eu sempre uso 1/2 pacote, propago e faço levas de 30 ou 50L.
A outra parte eu mantenho no saquinho original e dai embalo tudo a vácuo dentro de outro saco e vai pra geladeira.
Eu só faço propagação então dessa maneira eu garanto não ter um excesso de leveduras numa propagação de baixo volume e garanto sempre entrar com leveduras novas, saudáveis e super ativas, no mosto.
Eu já li sobre pessoas que usam 4 gramas para a propagação. Farei em uma próxima. Por curiosidade, depois de aberto o pacote da levedura, você o guarda na geladeira ou no congelador?
 
Eu já li sobre pessoas que usam 4 gramas para a propagação. Farei em uma próxima. Por curiosidade, depois de aberto o pacote da levedura, você o guarda na geladeira ou no congelador?
Vc pode começar com até 1g, desde que respeite tbm os volumes de propagação e quantidade de açúcar. Mesma coisa pra quando usa um pacote inteiro, como por exemplo 11g é muita coisa pra 2L de mosto a 1.040.

Eu sempre guardo na geladeira, nunca congelo pq a não ser kveik e ou utilizando técnicas laboratoriais, não pode congelar as leveduras.
 
Alguém já experimentou propagar a levedura usando o próprio mosto da leva? Exemplo: Na hora do MACH OUT, tirar 2 litros do mosto, ferver, baixar para a temperatura que vai fermentar e fazer a propagação durante 24 horas. Enquanto isso deixa o mosto no fermentador já na temperatura ideal. No outro dia faz a inoculação. Estou pensando em fazer assim na próxima leva. Como principiante, gostaria da opinião de vcs.
 
Alguém já experimentou propagar a levedura usando o próprio mosto da leva? Exemplo: Na hora do MACH OUT, tirar 2 litros do mosto, ferver, baixar para a temperatura que vai fermentar e fazer a propagação durante 24 horas. Enquanto isso deixa o mosto no fermentador já na temperatura ideal. No outro dia faz a inoculação. Estou pensando em fazer assim na próxima leva. Como principiante, gostaria da opinião de vcs.
Risco enorme de ter uma fermentação selvagem ou contaminação.

Eu faço propagação em duas etapas, começo com 1L a 1.030 e 1/4 sachê, depois de 24 hs adiciono mais 1L de mosto na FG da breja ou próximo disso e fica mais 24hs.
Inoculo a levedura em temperatura ambiente desde que o mosto resfriado esteja numa temperatura próxima e dai configuro meu controlador pra fazer uma rampa de 24hs descendo da t° de inoculação até a temperatura que vai fermentar.
 
Entrei num site de insumos para comprar um pacote de levedura US West Coast da Mangrove de 11g para fazer uma Pale Ale e me deparei com um pacote com 250g perto do vencimento pro R$1,00. Pensei por quê comprar, por quê não comprar e compreio-o. Faço levas de 25 litros e então pensei em fracionar em pacotes de 25g usando aquele saquinho (devidamente esterilizado) com seladora à vácuo e guardando-os na geladeira. Será que daria certo? Alguém tem uma outra ideia de conservação?
Na minha opinião acho que daria certo sim, tomando cuidados no manuseio. Talvez perca um pouco de viabilidade, mas fazendo um starter deve resolver.
Passa aí o site fazendo o favor que tenho interesse também kkkk
 
Na minha opinião acho que daria certo sim, tomando cuidados no manuseio. Talvez perca um pouco de viabilidade, mas fazendo um starter deve resolver.
Passa aí o site fazendo o favor que tenho interesse também kkkk
Também acho, Leandro. E no mais, não tenho nada a perder, não é? Vou fazer o fracionamento e um dia antes da brassagem fazer o starter. Se o starter fermentar utilizo, se não, coloco fermento novo hidratado. No mesmo dia comprei também um Bohemian Lager 250g por R$1,00. Porém, assim que efetuei a compra, o anuncio sumiu. Acho que era só um de cada mesmo.
 
Também acho, Leandro. E no mais, não tenho nada a perder, não é? Vou fazer o fracionamento e um dia antes da brassagem fazer o starter. Se o starter fermentar utilizo, se não, coloco fermento novo hidratado. No mesmo dia comprei também um Bohemian Lager 250g por R$1,00. Porém, assim que efetuei a compra, o anuncio sumiu. Acho que era só um de cada mesmo.
Exatamente. Acabei encontrando um fornecedor pelo valor de 100,00 com 250g e comprei uma M84 também. Se puder compartilhar qual saquinho é esse, pois também irei fracionar.

Estava pesquisando e vi relatos de utilização de levedura vencida com vários anos. Só com recomendação de starter.
 
Voltando para informações sobre o fracionamento. Acabei adquirindo pacotes de 250g de vários tipos diferente, belga, wit, weizen, inglesa, americana, lager. Cada um por 1 real ou 50 centavos.
Utilizei a levedura lager e a levedura american west coast que hyavia fracionado antes, com o pitchrate normal, jogando diretamente no balde, e as cervejas ficaram perfeitamente normais.
Só tomei muito cuidado no fracionamento e envazamento para não contaminar, e felizmente deu certo.
Tenho fermento seco dar com o pau, kkk.
 
Voltando para informações sobre o fracionamento. Acabei adquirindo pacotes de 250g de vários tipos diferente, belga, wit, weizen, inglesa, americana, lager. Cada um por 1 real ou 50 centavos.
Utilizei a levedura lager e a levedura american west coast que hyavia fracionado antes, com o pitchrate normal, jogando diretamente no balde, e as cervejas ficaram perfeitamente normais.
Só tomei muito cuidado no fracionamento e envazamento para não contaminar, e felizmente deu certo.
Tenho fermento seco dar com o pau, kkk.
Já foi essa promoção ou ainda está rolando?
 
Vou deixar meus 2 centavos...
Como não consigo chegar na temperatura de inóculo, principalmente pra lagers, eu faço o starter com mosto pós fervura.
Tiro uns 3 litros, faço uma pequena diluição caso necessário e fervo mais uns 5 minutos.
Resfrio e faço o starter oxigenando com bombina (acaba fazendo agitação também), até o mosto do fermentador chegar na temperatura de inóculo.
Faço lotes de 30 litros, uso um sachê de levedura líquida pras lagers (fazendo starter como citei acima).
De forma geral, eu procuro fazer uma ceva de OG baixa primeiro, com a lama faço uma standard e com a lama desta última, faço outra standard ou HG.
Venho tendo fermentações extremamente limpas e saudáveis.

Abraço!
 
Back
Top