• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Flamma Citrus IPA - Aval.

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Adrianodfms

Well-Known Member
Reaction score
37
Boa tarde mestres cervejeiros!

Queria um “aval” de vocês quanto a uma receita que eu formulei...
Ainda não possuo beersmith e não consegui calcular uma estimativa de OG/FG no Brewer’s Friend que eu costumo usar pois o LME da receita é da artebrew e sendo assim não tem o mesmo para selecionar no “complete recipe” deles, mas acredito que dá pra chegar tranquilamente em 1.050 - 1060.

IBU: 52

Devo modificar algo?

Valeu!

Segue:

FLAMMA CITRUS IPA – 30 litros

- 3 kg de LME Pale Ale (50%) – Sozinho esse extrato faz 20 litros em densidade de aproximadamente 1.048;
- 2 Kg de Maris Otter (33%) – Infusão com grainbag de 60min a 69°;
- 1 kg de Carapils (16%) – Infusão com grainbag de 60min a 69°;
- 250g de Aveia em flocos; - Infusão com grainbag de 60min a 69°;
- 500g de açúcar demerara;
- 1kg de maltodextrina (para corpo e cremosidade);
- 30g de Citra AA 13.2% (60min);
- 50g de Mandarina Bavarian AA 7.8% (15min);
- 10g de Polaris AA 18% (15 min);
- 3 pctes de Levedura M-44;
- Fermentação primária a 18° pelo tempo necessário e secundária em temperatura ambiente por 2 dias;
- Primming 7g/L de açúcar demerara;
- No mínimo 15 dias de maturação.

Muito Cara Pils ao meu ver.
IPA geralmente não é uma cerveja encorpada... Também não vejo muito sentido na maltodextrina. É uma cerveja com um grist simples de maltes.

Pra mim, IPA vai ser:
90% ~ 100 % de Pale
0 a 10% de um caramelo mais escuro (Crystal 40L ou Cara Gold), pra ajudar na cor e dar uma encorpada e um toque adocicado, caso se queira. Particularmente eu gosto de English IPA um pouco mais maltada e com caramelo mais perceptível.
Lúpulo mais neutro no first worth
Lúpulo de sabor entre 20 e 5 '
Obrigatoriamente dry hopping, pelo menos 2g/L de lúpulo

E uma produção razoável já vai garantir uma boa retenção de espuma pela quantidade de lúpulos, não precisa de aveia....

Concordo com o que o tiefensee falou, e se o objetivo é chegar numa IPA cítrica, então o ideal seria a adição da Citra para o fim da fervura e até mesmo no dry hop.

Muito Cara Pils ao meu ver.
IPA geralmente não é uma cerveja encorpada... Também não vejo muito sentido na maltodextrina. É uma cerveja com um grist simples de maltes.

Pra mim, IPA vai ser:
90% ~ 100 % de Pale
0 a 10% de um caramelo mais escuro (Crystal 40L ou Cara Gold), pra ajudar na cor e dar uma encorpada e um toque adocicado, caso se queira. Particularmente eu gosto de English IPA um pouco mais maltada e com caramelo mais perceptível.
Lúpulo mais neutro no first worth
Lúpulo de sabor entre 20 e 5 '
Obrigatoriamente dry hopping, pelo menos 2g/L de lúpulo

E uma produção razoável já vai garantir uma boa retenção de espuma pela quantidade de lúpulos, não precisa de aveia....
@tiefensee No lugar de Cara-Gold/Crystal 40 vc acha que rola um Carahell a 10%?? Quanto a lupulagem devo colocar o Mandarina primeiro a 60min, e o Polaris e Citra entre 20 e 5'? Seria isso ou entendi errado? Valeu demais!

@tiefensee No lugar de Cara-Gold/Crystal 40 vc acha que rola um Carahell a 10%?? Quanto a lupulagem devo colocar o Mandarina primeiro a 60min, e o Polaris e Citra entre 20 e 5'? Seria isso ou entendi errado? Valeu demais!

Pode ser, mas não são equivalentes. Ele vai dar bem menos cor e menos caramelo.
Quanto a lúpulo, não colocaria o Mandarina a 60' por ter muito co-humuleno. Pode dar uma aspereza. Colocaria provavelmente um Columbus, ou até o Polaris, que tem bastante Alfa Ácidos.
Pra mim, na verdade, estes teus três lúpulos seriam de fim de fervura...

Pode ser, mas não são equivalentes. Ele vai dar bem menos cor e menos caramelo.
Quanto a lúpulo, não colocaria o Mandarina a 60' por ter muito co-humuleno. Pode dar uma aspereza. Colocaria provavelmente um Columbus, ou até o Polaris, que tem bastante Alfa Ácidos.
Pra mim, na verdade, estes teus três lúpulos seriam de fim de fervura...

Boas dicas @tiefensee ! Blz, fiz as alterações necessárias... Quanto ao lúpulo para eu fechar a receita oq acha de 40/50g de Columbus a 60', 30g de Amarillo a 30', 20g de Citra a 15' e 10g de Centennial a 0' ? Dá pra finalizar com chave de ouro? Quero fazer o dry-hopping mas ainda não escolhi qual lúpulo... Tive que excluir o Mandarina e o Polaris por indisponibilidade no fornecedor. Valeu novamente!

Boas dicas @tiefensee ! Blz, fiz as alterações necessárias... Quanto ao lúpulo para eu fechar a receita oq acha de 40/50g de Columbus a 60', 30g de Amarillo a 30', 20g de Citra a 15' e 10g de Centennial a 0' ? Dá pra finalizar com chave de ouro? Quero fazer o dry-hopping mas ainda não escolhi qual lúpulo... Tive que excluir o Mandarina e o Polaris por indisponibilidade no fornecedor. Valeu novamente!

não colocaria adição aos 30. faria então uma aos 20' outra aos 10' e outra aos 0'.
Mas se tu não conhece bem os lúpulos que tu tá usando, talvez seja mais interessante usar um lúpulo pra amargor aos 60' e manter só um lúpulo nas adições tardias. Daí nas próximas levas tu vai testando outros e percebendo as características de cada um... Se não tu pode fazer uma excelente cerveja, mas vai acabar sem saber ao certo com o que cada um contribui...

A Green Cow da Seasons é um grande exemplo de uma ótima cerveja single hop...

não colocaria adição aos 30. faria então uma aos 20' outra aos 10' e outra aos 0'.
Mas se tu não conhece bem os lúpulos que tu tá usando, talvez seja mais interessante usar um lúpulo pra amargor aos 60' e manter só um lúpulo nas adições tardias. Daí nas próximas levas tu vai testando outros e percebendo as características de cada um... Se não tu pode fazer uma excelente cerveja, mas vai acabar sem saber ao certo com o que cada um contribui...

A Green Cow da Seasons é um grande exemplo de uma ótima cerveja single hop...

Tenho muita vontade de experimentar as cervas da Seasons, li sobre essa Green Cow e fiquei sinceramente interessado (curto demais centennial)! Parece que eles tem uma criatividade alá "Brewdog" que achei massa! Porém nunca vi pra comprar (preciso procurar direito)... Vou seguir o seu esquema de lupulagem mas vou arriscar usar os 4 viu hehehe Se prestar eu posto por aqui como ficou!

Abraço!

Tenho muita vontade de experimentar as cervas da Seasons, li sobre essa Green Cow e fiquei sinceramente interessado (curto demais centennial)! Parece que eles tem uma criatividade alá "Brewdog" que achei massa! Porém nunca vi pra comprar (preciso procurar direito)... Vou seguir o seu esquema de lupulagem mas vou arriscar usar os 4 viu hehehe Se prestar eu posto por aqui como ficou!

Abraço!

Sem dúvidas que vai prestar...

Ae @tiefensee olha o resultado em anexo...

Ficou sensacional!

Fiz um Dry-Hopping de Centennial q dá pra sentir o aroma a "metros de distância" hehehe e o Columbus é de fato um excelente lúpulo.

Suas dicas foram de grande valia!

Attachments

• orvalho ácido 04.jpg
    orvalho ácido 04.jpg
    51.7 KB
Ae @tiefensee olha o resultado em anexo...

Ficou sensacional!

Fiz um Dry-Hopping de Centennial q dá pra sentir o aroma a "metros de distância" hehehe e o Columbus é de fato um excelente lúpulo.

Suas dicas foram de grande valia!

Parabéns!!! legal que ficou boa!
se quiser mandar um exemplar, te passo meu endereço :p

Abraço!

Back