• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Fg maior na fermentação secundária que na primária

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Rafiuskz

Member
Reaction score
3
Olá Srs. do Conselho,

Primeiramente pensei bastante antes de abrir esse tópico, pois prefiro primeiro procurar no Fórum a solução dos meus problemas, (procurei um pouco):p, mas como estou sem tempo e preciso baixar a temperatura da minha cerva pra maturação, resolvi agilizar por aqui.

1 - Após 10 dias de Fermentação Primária a 18 º obtive uma FG de 1,009 para uma Blonde Ale, batendo exatamente com a FG desejada.

2- Subi a temperatura 1 º por dia até os 25 º e assim ela ficou por 3 dias. (HOJE). Porém ao medir a densidade a FG passou para 1014, já corrigido pela tabela, uso densímetro que está descalibrado, pois ele marca 1,002 a 20º

3 - O que pode ter acontecido? Ao passar para a proveta de medição notei presença de folículos (umas bolinhas brancas) usei whirlfloc. pode ser isso?

4 - Estou pensando em abaixar para a temperatura de maturação e medir a FG daqui a 10 dias. Que acham?

5 - Deixo em fermentação secundária durante mais tempo?

Abs. e Obrigado!

Eu trocaria o densímetro e mediria de novo.
Não consigo imaginar uma situação aonde a densidade poderia subir, chuto que é problema na medição e/ou no cálculo de ajuste.

Como é retirada a alíquota? Torneira?Talvez um gradiente de densidade? Maior concentração de álcool na parte superior, que tem menor densidade? E quando aqueceu, a convecção fez com que aumentassse a fg?

[/B]858]Eu trocaria o densímetro e mediria de novo.
Não consigo imaginar uma situação aonde a densidade poderia subir, chuto que é problema na medição e/ou no cálculo de ajuste.

Pois então, subiu, a medição está correta e o cálculo de ajuste tb. Vou tentar com outro densímetro. Obrigado!

Abs

Como é retirada a alíquota? Torneira?Talvez um gradiente de densidade? Maior concentração de álcool na parte superior, que tem menor densidade? E quando aqueceu, a convecção fez com que aumentassse a fg?

Skinner, tenho um fermentador cônico da indupropil de 50l. retiro direto da torneira do fermentador coloco numa jarra de medição e depois na proveta. Não sei se o aquecimento gerou essa densidade a maior. Abs

Back