• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

FERVER AS GARRAFAS OU NÃO - DUVIDA CRUEL

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Sempre após beber, enxaguo com água umas duas ou três vezes e guardo. No dia do envase passo uma água e sanitizo momentos antes de envasar. Quando pego garrafas de outros, eu deixo de molho por 24h na água com duas colheres de Vanish. Tira toda craca. Enxaguo e guardo para quando for usar.
Usa quanto de água pra duas colheres, parceiro?
Enxágua fácil? Não fica cheiro?
Eu pego bastante garrafa usada e uso Removil, que é um detergente alcalino de fácil enxágue, e uns grãos de milho pra fazer a ação mecânica quando tá muito trash. Mas o removil é difícil achar na região onde moro, então o vanish seria uma boa.

Nossa!! Haha eu uso Qboa... aquelas garrafas que eu ganho, vem com resíduos no fundo.... qboa direto na garrafa e água quente, agito e deixo o dia todo.... pronto! Lavo bastante e guardo! No dia do envase uso solução de PAC (acido peracetico) por 15 min! E pronto! Sem problemas!

Garrafas com cracas não utilizo. Garrafas meio embaçadas lavo com sabão de côco e escova.
Quando as bebo, utilizo o método: bebeu, lavou, colocou de cabeça pra baixo até secar, guardou.
No dia do envaze passo alcool 70 de cereais e deixo secar de cabeça pra baixo.
Uma vez por ano fervo as garrafas nas panelas, assim como coloco água fervente em todos os ítens, dentro dos fermentadores.

O jeito mais econômico que encontrei e que realmente funciona! é colocar um pouco (pouco mesmo, tipo uma colher de sobremesa ) de Kboa na garrafa e põe pela metade de água, coloca 02 gotas de detergente de cozinha e chacoalha. Deixa reservada até o dia seguinte, daí é só lavar com água. Sai TUDO ! Vai por mim, dá certo!

Nunca ouvi falar em ferver as garrafas. Quando as garrafas, assim como todo material que chega em minha cozinha de brassagem, passam por um banho com CLORO forte, depois são escovadas internamente e enxaguadas de 3 na 4 vezes, ficam emborcadas até secar. Por ocasião do envase, sanitizo-as com ácido peracético dissolvido em álcool 92º, ou seja 35 ml de VOXILON para 2 litros de álcool. Com essas solução, 10 minutos antes do envase, não perdi nada até hoje.
VOXILON, nome comercial, encontramos em casa de artigos dentários ou no ML.

Latest posts

Back