• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Fermento Seco para RIS

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

jcopatti

Member
Reaction score
1
Gostaria de um auxílio!
Estou pensando em montar uma receita de Russian Imperial Stout e gostaria de saber, na experiência pessoal de cada um, com qual fermento seco tiveram melhor desempenho para esse estilo?
Pelo que li, até agora, tenho a impressão que é muito usado o US-05.

Amigo, eu uso o Us-04 e gosto muito do resultado. Por sinal lá nos primórdios da Dum Petroleum, li um post do próprio criador dela que era o fermento que ele usou/usava na proporção de 1gr/litro. Só pra dar uma referência. E acho que tem uma galera que o usa nas stout. É o meu caso.
Boas cevas :mug:

NOTTINGHAM. 2g/L para OG's > de 1,085~1,088. Esse fermento tem uma atenuação monstra, é relativamente mais neutro que a cepa inglesa S-04, produzindo um paladar mais "limpo", foi assim nas minhas experiências.

OBS: o fermento relatado pelo Machado "US-04" seria o S-04 ?

Amigo, eu uso o Us-04 e gosto muito do resultado. Por sinal lá nos primórdios da Dum Petroleum, li um post do próprio criador dela que era o fermento que ele usou/usava na proporção de 1gr/litro. Só pra dar uma referência. E acho que tem uma galera que o usa nas stout. É o meu caso.
Boas cevas :mug:

Creio que seja S-04 mesmo, até já pensei nele também, mas será que essa proporção de 1gr/litro não é pouca, para OGs que normalmente passam de 1080?

Creio que seja S-04 mesmo, até já pensei nele também, mas será que essa proporção de 1gr/litro não é pouca, para OGs que normalmente passam de 1080?
Pois é, acho que vale consultar as calculadoras para mais precisão. Mas nas minhas RIS eu usei essa proporção e tive ótimos resultados, com certa paciência, rssss.
:mug:

http://www.hominilupulo.com.br/cervejas-caseiras/lado-*****-imperial-stout/

A receita do link acima indica "2 pacotes S-04 ou US-05 ou um pacote de cada".
Alguém saberia me falar sobre o que traria à cerveja usar um de cada?

Acredito ser praticamente impossível perceber diferenças usando uma ou outra levedura. Ou até usando ambas. Isto no caso da RIS. Em cervejas leves, as diferenças são evidentes.

Back