• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Fermento DrYeast Y37 - Dusseldorf Ale.

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Ótimas informações! Excelente discussão! :)

Minha Altbier está indo muito bem pessoal... Sinceramente, eu acho que a DrYeast é uma empresa de fato muito confiável!

Tirei uma amostra ontem afim de acompanhar a densidade e aproveitei para provar um pouco da cerva mesmo ainda fermentando... Caras, aroma levíssimo de Saaz e pão fresco (do jeito que uma altbier deve ser) , e o que mais me impressionou foi que o sabor está muito limpo e agradável, mesmo ainda nessa fase de cerva "verde".

Enfim, acredito muito que o meu problema de lagtime não foi de fato um problema, e sim uma particularidade da levedura em si...

De qualquer modo, se alguém fizer uma contagem de células postem o resultado pra bater o martelo nesse tópico! hehehehehe :mug:

Abraço!

Eis o resultado da Alt com o Y37...

Me decepcionei um pouco, pois qndo tirei essas fotos a cerveja estava de fato com o perfil de Alt que eu desejava, porém passaram-se alguns dias e ao abrir outras garrafas o perfil de sabor mudou demais. De um gosto muito agradável maltado e um pouco frutado, levemente adocicado e com o herbal do Saaz bem evidente (amargor também) para algo que remete muito a fermento e leve sensação de alcool que não existia antes.

Ainda estou "matutando" aqui sobre o por quê disso ter acontecido... Tanto é que nem vou mais enviar nada para a Eisenbahn... Perda de grana e de cerva...

Attachments

• IMG-20160819-WA0017.jpeg
    IMG-20160819-WA0017.jpeg
    123.8 KB
  • IMG-20160819-WA0019.jpeg
    IMG-20160819-WA0019.jpeg
    166.7 KB
  • IMG-20160819-WA0022.jpeg
    IMG-20160819-WA0022.jpeg
    186.3 KB
Eis o resultado da Alt com o Y37...

Me decepcionei um pouco, pois qndo tirei essas fotos a cerveja estava de fato com o perfil de Alt que eu desejava, porém passaram-se alguns dias e ao abrir outras garrafas o perfil de sabor mudou demais. De um gosto muito agradável maltado e um pouco frutado, levemente adocicado e com o herbal do Saaz bem evidente (amargor também) para algo que remete muito a fermento e leve sensação de alcool que não existia antes.

Ainda estou "matutando" aqui sobre o por quê disso ter acontecido... Tanto é que nem vou mais enviar nada para a Eisenbahn... Perda de grana e de cerva...

Poxa, que pena...a minha está refermentando na garrafa e estou esperando para ver como fica...vou ver se hoje experimento ela mesmo com uma semana engarrafada para tirar conclusões e postar aqui pra vocês...

Como você fez o priming? Açúcar invertido mesmo?

@rodfon pois é cara...... 100% maltes da alemanha, levedura especial, 200% de cuidado na fabricação e 1 mês de lagering pra acontecer isso... Tomara que na sua você se dê bem!

Isso, açúcar invertido! 5g/L com demerara.

Gurizada

Segue foto da minha tentativa de Altbier. Atenuou menos do que eu esperava (de 1047 para 1017). Não creio que seja devido a alguma característica do fermento Altbier da DrYeast. Possivelmente devido ao uso de malte um tanto envelhecido (1 mês moído sem usar - estive em recuperação de cirurgia na coluna e sem poder manusear peso, ai já viu...). A cor está um pouco mais clara do que a do colega Adriano.

Engarrafei domingo passado (sempre uso uma única longneck transparente para acompanhar a evolução da cor e sedimentos) e vou abrir uma no domingo que vem para ver o que resultou...

Attachments

• 20160821_203429.jpg
    20160821_203429.jpg
    74.8 KB
Boa noite... Fiz minha brassagem para uma altbier hj.. utilizando a y37 da Dr. Yeast ... como foi minha primeira brassagem com uma levedura deles.... Fiz o starter com 24 h de antecedência e vi um crescimento muito bom da levedura. .. com uma camada de espuma e produção de co2 interessante.... após inocular no mosto. .. já percebi o airlock borbulhar. .. assim que tiver um perfil mando fotos. ... mas pelo que estou vendo as de vcs... ficaram boas... minha OG iniciou com 1050.... Boa sorte com suas altbier's

Enviado de meu SM-J700M usando Tapatalk

Bem, a minha está um pão líquido! Muito gostoso...o spalter deu uma característica amadeirada, levemente picante...ela tá com corpo médio com a drinkability média...o frutado não consigo identificar se é da levedura ou lúpulo...

Ainda estou sentindo o alcool um pouco evidente, mas a cerveja está saborosa demais...

As fotos estão aí! Realmente, a levedura K-97 faz um BELO trabalho!

Attachments

• alt1.jpg
    alt1.jpg
    142.1 KB
  • alt2.jpg
    alt2.jpg
    110.5 KB
@Fafner e @rodfon que isso camaradas! Pirei aqui nas Alt's de vcs! Seeeeedeeee :mug:

Parabéns pelas deliciosas "velhas brejas de Dusseldorf" fabricadas! hehehehe

Estou notando melhoria no sabor da minha quanto ao que disse anteriormente, mas de fato o perfil dela não se encaixou com o BJCP... Mas se encaixa com o meu "bucho" hahahahaha então sorverei a mesma até a última gota! (já matei 5 garrafas...)

E vcs, vão mandar as 8 amostras pra Eisen?

Abraço!

@Fafner e @rodfon que isso camaradas! Pirei aqui nas Alt's de vcs! Seeeeedeeee :mug:

Parabéns pelas deliciosas "velhas brejas de Dusseldorf" fabricadas! hehehehe

Estou notando melhoria no sabor da minha quanto ao que disse anteriormente, mas de fato o perfil dela não se encaixou com o BJCP... Mas se encaixa com o meu "bucho" hahahahaha então sorverei a mesma até a última gota! (já matei 5 garrafas...)

E vcs, vão mandar as 8 amostras pra Eisen?

Abraço!

COM certeza irei enviar! Vou te falar que a altbier que fiz ficará na minha lista de 'permanentes' junto com a blonde ale e IPA...o que mais me impressionou foi o fato dela ser levemente escura sem adstringência e sem o sabor torrado...só fiquei triste que esperava ela mais 'filtrada'...

Não vou enviar. Falta um tanto de estrada para mim. Vou beber as 8 à saúde de vcs!

Latest posts

Back