• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Fermento Ativado no Mosto Quente

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Oi Tiago. Estive lendo um pouco (bem pouco) e preciso refletir melhor.
Por preguiça de pensar, estava pensando em células lisadas. Entretanto, o que ganharíámos com isso? Pedaços de membrana e proteinas?
Isso não deve ter muita utilidade para as leveduras, exceto se conseguirem processa-las - o que acho pouco provável.

De qualquer forma, seria interessante elaborarmos um experimento coletivo. Algo como: 3 grupos experimentais - grupo controle (fermentação com adição de XmL do fluido que banha o slurry após lavagem); grupo experimental 1 (1/2XmL do fluido + 1/2YmL do slurry); grupo 2 (YmL de slurry).
Onde X=Y

Cada um faria 3 repetições de cada grupo, num total de 9 "repetições" simultâneas, tendo a mesma brassagem como fonte de mosto e a mesma quantidade de fermento.

Se algumas pessoas fizessem isso, mesmo que com receitas diferentes, poderiamos fazer análises estatísticas interessantes.
Um problema crucial seria o tamanho da brassagem (Z/9 = volume mínimo viável para fermentação individual). Assim sendo, acho que Z precisaria ser, no mínimo 18L de produto final (para o fermentador). Será que conseguiríamos fermentar em pets de 2L para este teste?
Alem disso, outro ponto fundamental seria: Quais parâmetro avaliar para julgar se há difenrença significativa?

Enfim, caso alguém se anime, podemos nos programar.

Abraçø,
Ricardo

Oi Ricardo,

Pedaços da membrana não são pouca coisa, mas alem dela tb os minerais internos que seriam liberados. Os mais importantes que tem nesse tipo de nutriente são os nitrogenados, nitrato de diamonio etc, (DAP).

Eu tenho duvidas se slurry realmente vai ter o tão precioso zinco de forma viável pra ser re-usado, ele pode estar complexado em algum elemento fruto do metabolismo da levedura, mas eu nao conheço esse processo, o que me leva a pensar isso é que os nutrientes comerciais em geral são células mortas como fonte de amônio, sulfato de zinco como fonte especial de zinco e as vezes outras coisinhas...

Acho legal sua iniciativa de propor um experimento, vc já pode me contar no grupo que nao vai usar nutriente, pq eu não uso nutriente na fervura! sinceramente nao vejo como essencial pra grande maioria dos mostos. Mas eu uso sempre nas propagações e startes, aí sim vejo importancia.

Fora isso, casos em que normalmente a levedura arria por falta de nutriente são cervejas high gravity. Se um dia vc fizer uma barleywine e fizer tudo certo, adicionar a quantidade certa e oxigenação certa no mosto e ainda assim ela travar, pode ser falta de nutriente.

Abraço

Só uma dúvida... para essa finalidade não daria de usar aqueles fermentos biológicos para pães, da Fleischmann por exemplo??

Só uma dúvida... para essa finalidade não daria de usar aqueles fermentos biológicos para pães, da Fleischmann por exemplo??
Daria... mas a questão, ao meu ver.... é que é tudo suposição. Sem fazer um experimento com fermento de pão, e sem fazer experimentos com slurry, etc, é tudo suposição ao "quanto" ele te ajuda.

Usando nutrientes feito pra isso, temos a medida exata recomendada, o que torna a técnica e os resultados muito mais confiáveis. Por isso que nesse sentido, eu nem penso 2 vezes e sempre uso nutrientes.

Abraço,

Back