• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Fermentador Entupido

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ollenot

Active Member
Reaction score
3
Bom dia,
Sabado brassei uma IPA (5 L), e ela ficou com um OG maior que eu previa (provavelmente porque adicionei pouco menos de água na lavagem).

Enfim, uma imperial IPA também não será problema rsrs.

Só que inoculei mais fermento que o normal (devido o OG alto).
E devido a propagação do fermento dentro do mosto, meu fermentador entupiu.

Estou sem conseguir medir a gravidade pela torneira do fermenador.

Estou pensando em manter fermentando por 17° por mais uma semana.

E sabado que vem (após 15 dias) trasfegar o líquido para outro balde, partir pro DH e maturação, e guardar esse fermento para reutilizar.

Não tenho nada para trasfegar, estou pensando em comprar um sifão de aquario, será que funciona?

http://produto.mercadolivre.com.br/...s-e-lagos-com-bomba-manual-sunsun-hjs-300-_JM

Acho que vou ter uma leva pouco menor devido a quantidade de fermento. Uns 3,5 L ou 3 L mas tudo bem.

Vocês acham que está ok meu racicionio para salvar essa leva? Existe outra solução para "desentupir" o fermentador de fermento?

Uma vez pesquisei sobre esse modelo de sifão que postou e não achei adequado. Pelo vídeo que eu vi, tem que ficar apertando e o líquido espuma bastante. Portanto, achei que ia oxigenar demais.
Por que você não pega um auto sifão daqueles que vende na WE ?

Enviado de meu SM-G925I usando Tapatalk

Esse sifão parece que vai borbulhar muito pra fazer a sucção. Uma maneira simples é acoplar uma seringa de uns 60-100 ml na ponta de um tubo, aspirar e deixar abaixo do nível; desconectar e começar o fluxo.
Desentupir eu nunca tentei, mas tentaria puxar com uma seringa e um pequeno pedaço de tubo conectado na torneira aberta.

Abs

Back