• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Fermentação longa...

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Também estou tendo fermentações mais demoradas que o previsto com o S-04.

Em setembro na minha terceira leva, demorou 17 dias para parar a atividade do airlock. (18 a 22 graus).

Agora estou a 16 dias com uma leva fermentando e a atividade continua.
iniciei com 18 , fui subibndo até 22 e coloquei a 24 ontem pra ver se pára de vez.
A atenuação foi de 1063 pra 1012, o esperado.

Não vi sinais de contaminação nas duas levas, o que pode acarretar essa demora ? devo subir mais que os 22 na maior parte do tempo ?

Os mais experientes, já tiveram fermentações tão longas com o s-04 ?

Obrigado.

Mesma situação comigo.

Há 16 dias fermentando com s-04 e ainda em atividade. Com o s-05 em 4 dias tenho atenuação total (para mesma receita, com mesmos parâmetros)
A meta e testar os dois e perceber se há alguma relativa diferença sensorial, pois na fase de fermentação está complicado.

texto extraído de um post do @Guenther :

"A dica, e o que eu faço, é uma vez terminada a fermentação (pouca atividade do air lock, estabilidade na densidade da cerveja) deixar mais 2 ou 3 dias a pelo menos 20oC para que o fermento possa limpar a cerveja ANTES de reduzir a temperatura para sedimentação e clarificação da cerveja."

Pelo que entendi , mesmo após terminada a fermentação, o airlock pode continuar com alguma atividade ?
Sempre espero parar a atividade do airlock pra medir a densidade, isso é errado ?

E você vem medindo a densidade pra ver se ela varia?

Air-lock borbulhando por tanto tempo pode der somente variação de temperatura ao abrir a geladeira, ou pode ser contaminação, ou ainda simplesmente CO² se desprendendo do líquido.

E você vem medindo a densidade pra ver se ela varia?

Air-lock borbulhando por tanto tempo pode der somente variação de temperatura ao abrir a geladeira, ou pode ser contaminação, ou ainda simplesmente CO² se desprendendo do líquido.

Então.... justamente essa é minha dúvida, sempre achei que precisava esperar o fim da atividade do airlock para medir a densidade.
medi com 14 dias e estava no esperado 1.012.
não medi mais porque continua com atividade, pelo menos quando abro a geladeira e fico observando.
não sabia que essa pequena variação de temperatura seria capaz de fazer o airlock borbulhar.
Não acredito em contaminação pois o sabor do último lote, que aconteceu a mesma coisa não foi alterado. Existe algum tipo de contaminação que não altera o sabor ?
Obrigado.

A cerveja está numa temperatura X no fermentador. Se esta temperatura for menor que a temperatura ambiente, e tu abres a geladeira e fica com ela aberta, o ar-quente entra na galeira e começa a esquentar o fermentador suavemente.

Da mesma forma suava, os gases dentro do fermentador vão aquecer, e se expandir, sendo expulsados do fermentador e fazendo o air-lock borbulhar.

Depois quando fecha a geladeira, ocorre ao contrário, e o air-lock começa a sugar ar.

Abraço,

A cerveja está numa temperatura X no fermentador. Se esta temperatura for menor que a temperatura ambiente, e tu abres a geladeira e fica com ela aberta, o ar-quente entra na galeira e começa a esquentar o fermentador suavemente.

Da mesma forma suava, os gases dentro do fermentador vão aquecer, e se expandir, sendo expulsados do fermentador e fazendo o air-lock borbulhar.

Depois quando fecha a geladeira, ocorre ao contrário, e o air-lock começa a sugar ar.

Abraço,

Entendi Guenther, só pode ser isso.
Vou tomar cuidado e observar esse fato nas próximas.
Obrigado.
Abc.

Também estou tendo fermentações mais demoradas que o previsto com o S-04.

Em setembro na minha terceira leva, demorou 17 dias para parar a atividade do airlock. (18 a 22 graus).

Agora estou a 16 dias com uma leva fermentando e a atividade continua.
iniciei com 18 , fui subibndo até 22 e coloquei a 24 ontem pra ver se pára de vez.
A atenuação foi de 1063 pra 1012, o esperado.

Não vi sinais de contaminação nas duas levas, o que pode acarretar essa demora ? devo subir mais que os 22 na maior parte do tempo ?

Os mais experientes, já tiveram fermentações tão longas com o s-04 ?

Obrigado.

Cara, minha experiência não muito grande com o S-04 sempre foi assim, lag time grande e fermentação um pouco demorada.

Atente pro seu pitching rate, quanto vc tá usando?

edit: respondi direto pelo email, não vi que ja tinham mensagens novas, hehehe. Só então acrescentar que se não for essa impressão errada de sair bolha pelo airlock pela variação da temperatura, pitching rates baixos também tendem a prolongar a fermentação, mas normalmente isso vem acompanhado de atenuação ruim (que nao foi o caso) e off-flavors.

Abraços

Last edited:
Cara, minha experiência não muito grande com o S-04 sempre foi assim, lag time grande e fermentação um pouco demorada.

Atente pro seu pitching rate, quanto vc tá usando?

edit: respondi direto pelo email, não vi que ja tinham mensagens novas, hehehe. Só então acrescentar que se não for essa impressão errada de sair bolha pelo airlock pela variação da temperatura, pitching rates baixos também tendem a prolongar a fermentação, mas normalmente isso vem acompanhado de atenuação ruim (que nao foi o caso) e off-flavors.

Abraços

Coloquei um pacote (hidratado) para 20 litros.
Pelo visto já tinha parado mesmo a atenuação, medi novamente e não alterou desde domingo. Atingindo o previsto de 1.010.
Vou ficar esperto nas próximas.

Valeu.

Latest posts

Back