• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Fermentação em 3 dias? É possível?

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

wagnerlibardi

Well-Known Member
Reaction score
59
Pessoal,

Coloquei minha Belgian Strong Blond Ale para fermentar no domingo. Fiz medições todos os dias (seg, ter, quar e qui [hoje]) com um refratometro. Hoje notei que não houve diferença entre as medições de ontem e hoje (quarta e quinta). Amanhã farei outra medição. Se estiver igual também posso passar para maturação?
É possível a fermentação terminar em 3 dias?

Seguem as densidades estimadas e medidas

Estimada
SG = 1077
FG = 1009

Medida
SG = 1067
FG = 1023
(medida hoje e já com a correção do mostro fermentado (alcool) pelo beersmith)

A densidade ainda teria que cair muito, porém pelas medições indicam que não está havendo mais fermentação.

Obrigado

Wagner

Não só é possível como pode ocorrer em menos tempo. Quanto mais alta a temperatura, mais rápido. Já vi cevas que fermentaram em menos de 2 dias.

Só complementando...... temperatura alta no início normalmente também é proporcional a quantidade de problemas/off-flavors.... ou seja.. o ideal é começar com temperatura baixa..... no geral.

Só complementando...... temperatura alta no início normalmente também é proporcional a quantidade de problemas/off-flavors.... ou seja.. o ideal é começar com temperatura baixa..... no geral.

Fermentou a 26º. Teve um dia que estava mais quente que pode ter batido 28º. Porém hoje está mais frio. 18º.

Vou esperar até amanhã
Pode acontecer de amanhã voltar a fermentar (baixar a densidade) se o clima esquentar, ou é dificil?

Nossa.... não espere uma cerveja boa. Pode até acontecer de sair algo razoável, mas via de regra... vai ter problemas sérios.

Inicio de temperatura de fermentação deve ser ali pelos 18 graus.

E variação de temperatura é um grande problema também.... tanto que quem tem controle faz com que a temperatura não varie mais que 0,2 ºC.

Abraço,

Xiiiiiii que notícia ruim... :(
Você acha que pode voltar a fermentar de um dia para o outro?
Não tenho controle de temperatura, aqui em Santos a temperatura variou muito essa semana. Um dia um baita calor e outro frio (frio para nós caiçaras né...)

Como o pessoal controla temperatura? Geladeira geralmente é mais baixo que 18º mesmo no mínimo correto?

wagnerlibardi, o segundo item que comprei pro meu kit foi um termostato digital, você encontra fácil no ML por menos de 80 mangos, inclusive vi uns que só são uma placa por menos de 50 conto, pena que já havia comprado o meu :mad:
Se vc não tiver uma geladeira sobrando, recomendo ir atrás. Uma usada em bom estado custa menos de 200 pila.
Fiz isso por ter lido muita coisa sobre a importância de um bom controle de temperatura e inclusive relatos de problemas justamente pela falta de controle.

Xiiiiiii que notícia ruim... :(
Você acha que pode voltar a fermentar de um dia para o outro?
Não tenho controle de temperatura, aqui em Santos a temperatura variou muito essa semana. Um dia um baita calor e outro frio (frio para nós caiçaras né...)

Como o pessoal controla temperatura? Geladeira geralmente é mais baixo que 18º mesmo no mínimo correto?

vc inoculando o fermento a 18 graus e colocando o fermentador na geladeira, com um tic17 por exemplo, e programando ela pra ligar com 18,2 graus fica ótimo, porque fermentação gera calor, então quando começar a fermentar vai esquentar e a geladeira vai ligar, se a instalação do tic17(controlador de temperatura) estiver certa e programado certo tudo fica 10,,,,:ban::ban::ban::ban:

vc inoculando o fermento a 18 graus e colocando o fermentador na geladeira, com um tic17 por exemplo, e programando ela pra ligar com 18,2 graus fica ótimo, porque fermentação gera calor, então quando começar a fermentar vai esquentar e a geladeira vai ligar, se a instalação do tic17(controlador de temperatura) estiver certa e programado certo tudo fica 10,,,,:ban::ban::ban::ban:

Legal. Hoje só possuo uma geladeira em casa (para uso geral). Não posso instalar o termostato nela. Preciso adquirir outro, mas antes preciso de uma boa negociação com a patroa.
Mas obrigado pelas dicas!

Pessoal, aconteceu comigo também. Sou iniciante e estou no meu primeiro lote.
Optei por fazer uma cerveja bem simples, uma receita de blond ale disponibilizado pelo Acerva que utiliza apenas malte pilsen.
Para 20 litros finais, utilizei então 5kg de malte Cheteau Pilsen (2rs), lúpulo Hallertau Mittelfruh em Pellet, e levedura Safbrew Abbaye (hidratado em Erlenmeyer com água pura).
OG foi de 1046.
Em 3 dias verifiquei que a fermentação já havia terminado, com FG de 1009. Não sabia que isso era possível. A temperatura de fermentação ficou entre 17 e 19 graus (termostato em 18 graus com variação de 1 grau - não tinha conhecimento de que a variação deveria ser menor -).
Essa fermentação rápida pode gerar algum efeito negativo na cerveja? Cometi algum erro?
Obrigado pela ajuda! Os tópicos deste fórum têm me ajuda muito.

Estou com minha segunda leva de 5l fermentando dentro de uma caixa de isopor com uma garrafa pet 2l congelada.
Mantém entorno dos 18°C dessa forma, mas claro, sem controle.
De qualquer forma já foi melhor que a primeira leva que ficou na casa do 28°C do interior paulista.

Attachments

• 20140929_061054.jpg
    20140929_061054.jpg
    210.5 KB
Ressuscitando o tópico... Tive o mesmo problema nas minhas duas últimas levas. A fermentação terminou em dois dias, mas com a temperatura controlada (18°C, com variação de 0,5°C). As duas levas foram de 30l e inoculei dois pacotes de levedura, previamente hidratadas. Nas duas a FG fechou em uns 10 pontos acima do estimado.

Back