Fermentação Dry Stout

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Passarini

Member
Joined
Jun 22, 2015
Messages
12
Reaction score
0
Fala, rapaziada.

Primeiramente gostaria de parabenizar vocês, o fórum é nota 10, vem me ajudando muito.

Bom bora la, fiz minha segunda brassagem a 4 dias atras, uma Draught irish Stout, hoje medi a densidade e percebi que a atenuação esta `baixa`.
Minha OG estava em 1039, hoje, 4 dias depois ela esta em 1020.

Minha duvida é a seguinte:

Ja não era para ter atenuado bem mais?
Caso a densidade amanha continue em 1020 eu posso adicionar mais fermento? ou a cerveja foi comprometida?

Aaa.. utilizei o fermento S-04.


Valeuuu...
 
Fala, rapaziada.

Primeiramente gostaria de parabenizar vocês, o fórum é nota 10, vem me ajudando muito.

Bom bora la, fiz minha segunda brassagem a 4 dias atras, uma Draught irish Stout, hoje medi a densidade e percebi que a atenuação esta `baixa`.
Minha OG estava em 1039, hoje, 4 dias depois ela esta em 1020.

Minha duvida é a seguinte:

Ja não era para ter atenuado bem mais?
Caso a densidade amanha continue em 1020 eu posso adicionar mais fermento? ou a cerveja foi comprometida?

Aaa.. utilizei o fermento S-04.


Valeuuu...


Pergunta básica, mediu com densímetro ou refratômetro. Se for refratômetro tem que calcular a correção.
 
Pronto, já descobriu teu problema. FG deve ser medida com densímetro, se usar refratômetro tem que fazer um cálculo de correção pois o álcool gerado interfere na medição. Pode usar esse site que o @phtobias mandou, mas tem outros também se procurar, corrigindo vais ver que tua FG ta próximo de 1008, que é o esperado pro estilo.

Recomendo que leia todos tópicos fixos aqui do fórum, esse erro de medição é bem básico, se ler tudo vai aprender muito.


Desculpe a pergunta, sou iniciante tb. Essa OG não tá muito baixa ? Será que não tem pouco açucar fermentavel ?
Abraço

Se você pesquisar a descrição do estilo (pode ser no BJCP), vai ver que está dentro do esperado para um Dry Stout.
 
Desculpa havia escrito errado, medi com densímetro :confused:

Aí mudou, já tem que analisar bem mais coisas.

É necessário analisar a receita, quantidade e porcentagem de cada malte. Quantidadade de litros, quantos pacotes de fermento, se foi hidratado ou não. Fermentação controlada, e qual temperatura?

Além disso, 4 dias não é muito tempo, pode atenuar mais ainda, deve continuar medindo sim, mas também pode começar a subir a temperatura para auxiliar o trabalho das leveduras.
 
Fagner, medi a densidade usando o densimetro mesmo.

@Fagner, ele usou densímetro =D

@Passarini, Existe uma série de variaveis que exercem influência sobre a atenuação.

Temperatura de brassagem, métodos de inoculação errados ou taxas incompletas, temperatura da fermentação muito baixa ou muito alta, perfil da receita, quantidade de maltes especiais, etc.

Você diz que fez a brassagem a 4 dias atrás, e eu te digo que 4 dias é pouco pra medir atenuação. Deve abaixar mais um ponto ou dois durante as próximas semanas.

De qualquer maneira, eu não me preocuparia com isso, mesmo que seja a densidade final.

"Relax, don´t worry, have a homebrew."

Abraços.
 
Então a quantidade de cada malte não saberei informar, comprei o kit pronto.

Quanto a brassagem e hidratação foi como manda o figurino, brassagem a 66c e hidratei o fermento em uma temperatura de 28c, porem utilizei um saquinho só do s-04:mad:.

A fermentacao nao é contralada, largo o fermentador no hall de entrada do apartamento, a temperatura neste local fica sempre em torno de 18 a 19 graus. portanto o fermentador deve estar na casa de 20 a 21, não acho que seja esse o problema.

Enfim ao meu ver tudo correu bem no processo de fabricação, minha duvida maior é se caso a densidade não baixar nos próximos 2 dias eu posso adicionar mais fermento?

abrs
 
Então a quantidade de cada malte não saberei informar, comprei o kit pronto.

Quanto a brassagem e hidratação foi como manda o figurino, brassagem a 66c e hidratei o fermento em uma temperatura de 28c, porem utilizei um saquinho só do s-04:mad:.

A fermentacao nao é contralada, largo o fermentador no hall de entrada do apartamento, a temperatura neste local fica sempre em torno de 18 a 19 graus. portanto o fermentador deve estar na casa de 20 a 21, não acho que seja esse o problema.

Enfim ao meu ver tudo correu bem no processo de fabricação, minha duvida maior é se caso a densidade não baixar nos próximos 2 dias eu posso adicionar mais fermento?

abrs

1 pacote pra quantos litros? não encontrei tua quantidade aqui no post
 
As vezes o maior problema de deixar fermentar sem controle de temperatura não é nem a temperatura em si (ela vai causar off flavors se tiver fora da temperatura ideal, mas vai fermentar), e sim a variação da temperatura. Isso estressa o fermento e pode fazer com que ele pare suas atividades antes de finalizar a fermentação. Se for este o caso, sempre tem a possibilidade de hidratar mais fermento e jogar na cerveja já parcialmente fermentada, pra que este novo fermento finalize o trabalho.

Já fermentei sem controle de temperatura, e em 2 levas tive este problema. Baixou até 1020 e estabilizou. Cervejas de baixas OG dificilmente terão tanto açúcar não fermentável, a não ser se mantiver a temperatura de mostura muito elevada, o que não foi teu caso...
 
Já fiz uma stout que parou em 1.025. Depois de uma semana sem atenuar resolvi chacoalhar o balde para levantar o fermento que estava no fundo e no dia seguinte voltou a borbulhar e acabou em 1.008
 
Fala galera, se completa 7 dias e nada de atenuar, parou no 1020.
Também não tive problemas na brassagem @tiefensee mantive sempre a mesma temperatura (66c).

Quanto a falta de controle de temperatura acho pouco provável, a temperatura no ambiente e estável e nao tive problemas na brassagem anterior, ou seila, as vezes pode ser rs... Mas continuo achando que o fermento tava bichado!

De qualquer maneira amanha esta chegando o novo fermento, vou hidratar e mandar bala!! Hoje acabo de engarrafar um Clone de Sierra Nevada Pale Ale, ansiedade ta grande, louco pra ver no que deu! o gosto sem carbonatar ja esta maravilho!!

Valeuu.. Abras
 
Alguma novidade em relação a Stout?

Fala, Pablo.

Adicionei mais 1 sache de 04, esperei por alguns dias, porem a densidade não baixo de 1018.

Não havia entendido a causa do problema ate chegar a próxima brassagem, comecei a esquentar a água pro mash e percebi que o termômetro da panela estava estranho rs... peguei um digital e medi a temperatura, estava em 75 quando na verdade era para estar em 72, ou seja trabalhei a stout com temperatura de 69 ao invés de 66 kkkk... provavelmente no lavar a panela pati ela demais e descalibrou, erro de iniciante... mas... problema resolvido, já fiz 2 outras levas (Imperial IPA/Premium Bitter) e tudo ocorreu bem, na verdade bem ate de mais. Estou indo para 5 brassagem, a 1 e 2 foram cheia de erros, já a 2 ultimas foram excelentes, estou pegando a manha do meu equipamento e das técnicas, inclusive minha ultima brassagem joguei no beersmith eficiência de 70%, no final tive uma eficiência de 80% :), acabei ate saindo do estilo desejado, de Premium Bitter foi pra Strong Bitter, bacana!!
 
Bacana Passarini. Parabéns pelas brassagens! Estou fazendo minha primeira Stout (fã da Guinness)e até que está ficando boa.. OG 10485 e FG (2 dias) 10125, até agora 4,7% :)
A cor está muito marrom, mas espero que fique mais dark após a maturação.


Abraços!
 

Latest posts

Back
Top