• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Fazendo minha primeira cerveja:

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
A weiss você vai precisar fazer rampas de temperatura, o que no seu caso dificultaria o processo... vai de APA nessa primeira vez mesmo.

Quanto ao saco, procura em qualquer loja de tecido aí o voil. É muito barato e funciona muito bem, você não vai gastar nem $10 num metro e vai render bastante.

Beleza,

Vou terminar de comprar tudo hoje e assim que chegar eu faço.
Ou vai ser dia 01/11 ou dia 15/11.
Quando eu terminar essa primeira faze eu posto aqui como foi.

Chegou tudo hoje, amanha de amanha vou fazer a breja.

Hoje a noite vou testar a temperatura minima que eu consigo no isopor com gelo. Só com agua fica em 26C.

pra garantir que o saco não estoure (caso tenha compado voal), utilize 2 camadas!

pra garantir que o saco não estoure (caso tenha compado voal), utilize 2 camadas!

Acabei comprando o grain bag mesmo, o preço aqui na minha cidade pela qualidade não valia a pena.

Vou deixar pra fazer segunda feira de manha bem cedo, umas 7 horas. Vai ter como eu ficar em casa a maior parte do dia ai posso ficar acompanhando a temperatura melhor.

Então, agora eu testei a temperatura padão e minima que eu consigo:

A Padrão é 26ºC mesmo, igual a ontem.
A minima é de 14ºC com gelo na agua por 10 minutos.

Pode ser que caia ainda mais um pouco com mais tempo, tenho a opção também de imundar meu box do banheiro inteito ao redor da geladeira de isopor.

Mas acho que com isso já está bom.

Na hora exata desse post a temperatura chego a 13ºC.

na dúvida, não rosqueie a tampa. não vai ser por ali que vai contaminar tua cerveja...

uma dica. plástico desta garrafa que está utilizando para o fermentador é para água a temperatura ambiente. Não sei se ele não libera toxinas ao largar o mosto quente dentro dele. Melhor resfriar na panela e sanitizar a mangueira para sifonamento, e sifonar o mosto já frio. Pode colocar o fermento hidratado dentro do fermentador antes mesmo de transferir o mosto, daí já vai misturar bem mosto e fermento

na dúvida, não rosqueie a tampa. não vai ser por ali que vai contaminar tua cerveja...

uma dica. plástico desta garrafa que está utilizando para o fermentador é para água a temperatura ambiente. Não sei se ele não libera toxinas ao largar o mosto quente dentro dele. Melhor resfriar na panela e sanitizar a mangueira para sifonamento, e sifonar o mosto já frio. Pode colocar o fermento hidratado dentro do fermentador antes mesmo de transferir o mosto, daí já vai misturar bem mosto e fermento

Agora já é tarde de mais pra isso...

Depois de desligar o fogo, eu esperei uns 5 min, fiz o whirlpool e fui transferindo lentamente, com um copo, o mosto da panela pro fermentador.

No final não tinha dado 5L. eu tive que completar um pouco, acho que foi 1L de agua a temp. ambiente.

Depois disso, deixei de molho na agua gelada a 10ºC por uns 10 min e botei o fermento.

10 minutos.... hmmm, não sei se não foi pouco.
Tu não mediu a temperatura do mosto antes de inocular o fermento? não pode inocular a temperatura muito alta. Se estava a mais de 30 ºC, há chances grandes de tu perder o fermento... sempre meça a temperatura antes de inocular o fermento. Ideal é a temperatura que vc vai fermentar ou próximo disso... se for sem controle de temperatura, teu caso, até um pouco mais baixo que a temperatura que ocorrerá a fermentação, tipo uns 16, 17 ºC

10 minutos.... hmmm, não sei se não foi pouco.
Tu não mediu a temperatura do mosto antes de inocular o fermento? não pode inocular a temperatura muito alta. Se estava a mais de 30 ºC, há chances grandes de tu perder o fermento... sempre meça a temperatura antes de inocular o fermento. Ideal é a temperatura que vc vai fermentar ou próximo disso... se for sem controle de temperatura, teu caso, até um pouco mais baixo que a temperatura que ocorrerá a fermentação, tipo uns 16, 17 ºC

É... não sabia que tinha que medir nessa parte.

Mas acho que devia estar bem perto de 30, porque alem desse tempo eu tive que botar 1L e pouco de agua na garrafa, só com isso já deve ter resfriado bastante.

O fermento é um organismo vivo, ele se compara bem as pessoas, se a temperatura estiver acima de 40º ele não sobrevive muito tempo...

Em todo caso, o correto como comentado acima é hidrata-lo em água a temperatura próxima da inoculação para que não haja choque térmico.

Ou seja, a fermentação tem que ocorrer inicialmente abaixo de 18º.. Recomendado uns 15/16 visto que a atividade gera calor e vai subir rapidamente... assim, vc hidrata ele em água nessa temperatura por 30min no minimo, para ele ir se acostumando com o ambiente, e depois adiciona no fermentador quando o mosto estiver com temperatura próxima.

Imagine você, desidratado, sendo jogado em um ambiente de mais de 30 graus, e depois de um tempo jogado em uma piscina fria.. com o fermento é mais ou menos isso..

Então, sempre tente oferecer o ambiente mais estável possível! Sem nenhuma variação brusca.

abs!

pois é, mas lembre-se que tu tinha um líquido a quase 100 ºC.
eu também resfrio com gelo e água, sem chiller. Pra resfriar 14 ~ 15 litros vai quase uma hora...

na dúvida, se não ver atividade no fermentador (bolhas e camada mais espessa na parte superior) passadas 36, 48 horas, inocule um novo pacote de fermento

É... não sabia que tinha que medir nessa parte.

Mas acho que devia estar bem perto de 30, porque alem desse tempo eu tive que botar 1L e pouco de agua na garrafa, só com isso já deve ter resfriado bastante.

Só lembrando que se for adicionar água após a fervura, essa água tem que ser direto da garrafa (água mineral) ou então deve ser previamente fervida, para evitar contaminação.

Apesar de nunca ter acrescentado água no mosto após a fervura, eu confiaria mais na água fervida.

Bem... Não sei se isso é bom ou ruim.

Mas ha definitivamente alguma coisa no fundo:

13:30 vai dar 12 horas de fermentação.

12 ou 24? Pelo visto seu fermento se multiplicou, mas ele tem que ir pra cima, pois vc tá fazendo uma ale...

12 ou 24? Pelo visto seu fermento se multiplicou, mas ele tem que ir pra cima, pois vc tá fazendo uma ale...

Hoje em dia nem todos os fermentos ale são assim, muitos deles fermentam do fundo, basta observar o US-05 por ex. Isso vem da prática de coletar o fermento pelo fundo nos fermentadores cônicos.

Abraço

o que eu usei foi o US-05 mesmo.

E sim, 24 horas.

Erro meu!

A temperatura, por enquanto, está muito facil de manter, da até pra deixar facilmente em 10ºC.
Manter ela estavel entre 17-18C e bem dificil. Eu to largando em 12-13C e deixando assim o dia todo. De noite fica proximo a 18-19C.
Antes de dormir eu deixei a 12-13C de novo e de manha estava 17-18C.

Hoje em dia nem todos os fermentos ale são assim, muitos deles fermentam do fundo, basta observar o US-05 por ex. Isso vem da prática de coletar o fermento pelo fundo nos fermentadores cônicos.

Abraço

Hmmm, desse detalhe não sabia... Achei que fosse regra as ales fermentarem de cima...
No meu fermentador acabo não conseguindo ver a fermentação acontecendo, pois ele é de plástico branco. Só vejo os resíduos do krausen...

Hmmm, desse detalhe não sabia... Achei que fosse regra as ales fermentarem de cima...
No meu fermentador acabo não conseguindo ver a fermentação acontecendo, pois ele é de plástico branco. Só vejo os resíduos do krausen...

Já foi, quando a pratica mais comum era coletar fermento por cima. Hoje em dia nem todos os fermentos ale são como dizem, verdadeiros top croppers.

Krausen é algo comum à fermentação, seja ale ou lager, ambos tem uma parcela de fermento que sobe à superfície, devido à subida do CO2, que protege contra entrada de poeira e microrganismos. A diferença é que nesses que fermentam "de cima" é muito fermento que sobe, então tem uma grande parcela de levedura nessa parte.

Abraço

Consegui uma faixa de temperatura muito boa.

Durante o dia eu deixo subir até 20-21C.
Boto uma garrafinha de gelo;
E ela cai para 15-16C.
Em media, a temperatura que a agua fica entre 17-19C.

Durante a noite a mesma coisa,
mas dessa vez eu boto duas garrafinhas.
A temperatura cai pra uns 12-13C e de manha fica 19-20C.

Acho que o controle está bom, não sei se vai o fermento vai esquentar mais ou se vai se manter assim.

Aqui vai uma foto recente de hoje de manha:

Uma duvida:

Estava querendo trocar essa agua parada do isopor de tres em tres dias pra evitar de ter foco de dengue, tem problema de eu "balançar" o fermentador pra fazer isso? Ou agora não pode mexer mais no recipiente?

Não sou entendido do assunto, mas em 2 semanas, água limpa e dentro de casa pode criar foco de dengue? se sim, basta sifonar a água com uma mangueirinha direto pro ralo do box que está a caixa com gelo. Mais rápido.

Quanto menos mexer o fermentador melhor, pois não vai revolver os sedimentos do fundo. Mas mexer terá que fazer de qualquer forma quando for levar pra clarificação, e depois para engarrafar, então é só ter bastante cuidado.

É eu também não sei, por precaução eu troquei.

Acredito que a fermentação inicial está completa, ontem e hoje não houve nenhum movimento, bolha nem nada.
A temperatura também não está mais subindo, e quando eu boto gelo cai muito rapidamente.
Quinta-feira foi de longe o dia mais agitado, estava tendo muitas bolhas e a temperatura subia rapidamente.
Como foram apenas uns 4L de mostro, acho que faria sentido acabar mais cedo.

O que vocês acham? Deixar completar os 9 dias em temperatura controlada ou deixar ele 9 dias em temperatura ambiente?

Muito obrigado a ajuda de todos até aqui!

Tá, beleza!

Vou fazer isso então, não vou controlar mais. Vou deixar na temperatura ambiente da água, a 26ºC, até quarta ou quinta feira só por garantia.

Depois vou para a clarificação, por 7 dias como ele diz. Acho que eu posso botar uns 5ºC sem problema aqui.

Então, como dito eu comecei a clarificação agora a pouco.
A temperatura minima que eu pretendo deixar é 3º e maxima 7ºC.

Uma observação: Segunda, eu fechei completamente a garrafa, hoje quando fui mexer nela ela estava bem rigida. Incrivel ver que mesmo sem movimento nenhum, bolhas nem nada o fermento ainda produz gás.

Então, como dito eu comecei a clarificação agora a pouco.
A temperatura minima que eu pretendo deixar é 3º e maxima 7ºC.

Uma observação: Segunda, eu fechei completamente a garrafa, hoje quando fui mexer nela ela estava bem rigida. Incrivel ver que mesmo sem movimento nenhum, bolhas nem nada o fermento ainda produz gás.

Isso ocorreu porque provavelmente ainda há açucar não fermentado na cerveja. Quando fizer o priming, monitore com cuidado a carbonatação.

Pessoal, só cuidem nessas tentativas de controlar a temperatura que geram muita variação pra cima e pra baixo. Esse tipo de variação demasiada, tipo, 1 grau pra cima, pra baixo, pra cima, pra baixo, no geral é PIOR do que começar a fermentação a 18 e deixar ela subir sozinha.

Abraço,

Pessoal, só cuidem nessas tentativas de controlar a temperatura que geram muita variação pra cima e pra baixo. Esse tipo de variação demasiada, tipo, 1 grau pra cima, pra baixo, pra cima, pra baixo, no geral é PIOR do que começar a fermentação a 18 e deixar ela subir sozinha.

Abraço,

Como é minha primeira, não vou notar diferença nenhuma porque não tenho base como referência, nem nunca tomei uma APA, então realmente não sei o que esperar.

Mas eu concordo com você, acabo que, seguir essa ideia de controle de temperatura deve ter dado bem mais errado do que deixar ela sem controle.

A própria receita do Lamas diz para deixar por 9 dias a 19°C, sem fazer controle. Com mais agua e um isopor maior eu poderia ter feito quase isso.

No final de tudo vou deixar uma lista dos erros que eu cometi nesse caminho pro pessoal que for fazer pela primeira vez, como eu, tentar corrigir.

Back