• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Fazenda de fermentadores - refrigeração com glicol

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Montamos um sistema com um ar condicionado ligado a uma caixa de isopor de 80 litros.

Ligamos uma bomba de 1/2, válvula solenoide de maquina de lavar e relé acoplador.

Dois fermentadores de 120 litros com parede simples da Plassul com serpentina de 15 metros.

Estamos testando as primeiras levas, tudo certo até agora. Sistema quase não liga e baixa a temperatura bem rápido.

Caro FVHoffmann, tenho um conjunto de fermentadores de 120L da Indulpropril de parede simples e com serpentina interna. Tenho um ar condiciona ligado em uma caixa de isopor de 80L com uma proporção de 50L água e 30 de glicerina. Tenho 1 controlador para cada fermentador e 1 pro banco. 2 bombinhas de aquário recircula o liquido dentro dos fermentadores.

A temperatura do comodo é de 25C. O banco está em 3C. Vamos aos problemas:

1- O líquido não baixa mais de 2C, congela a tubulação do ar.
2- Mesmo o banco estando a 2C o fermentador chega no maximo a 6C
3- Glicol e caro demais!!!

O que vc tá usando em seu layout?

Abraço

Segue as fotos....

Attachments

• fermentador.jpg
    fermentador.jpg
    61.7 KB
  • fermentador3.jpg
    fermentador3.jpg
    73.9 KB
  • fermentador2.jpg
    fermentador2.jpg
    125.7 KB
Caro FVHoffmann, tenho um conjunto de fermentadores de 120L da Indulpropril de parede simples e com serpentina interna. Tenho um ar condiciona ligado em uma caixa de isopor de 80L com uma proporção de 50L água e 30 de glicerina. Tenho 1 controlador para cada fermentador e 1 pro banco. 2 bombinhas de aquário recircula o liquido dentro dos fermentadores.

A temperatura do comodo é de 25C. O banco está em 3C. Vamos aos problemas:

1- O líquido não baixa mais de 2C, congela a tubulação do ar.
2- Mesmo o banco estando a 2C o fermentador chega no maximo a 6C
3- Glicol e caro demais!!!

O que vc tá usando em seu layout?

Abraço

Não sei se consigo ajudar, mas vamos la. Pra estar congelando, tua solução deve estar pobre de alcool. Pra deixar mais conta utilizamos metanol, só tem que cuidar que ele passa nos poros do isopor.

Tua solução estando a 2c é normal que fique a 6c no fermentador. É comum ter um diferencial de 5c entre os fluido na troca térmica.

Tive que desmontar meu sistema pq o ar estragou. Esse mês ainda vou remontar tudo, assim que fizer mando foto de como ficou.

O compressor deve estar com pouco gás (pressão baixa), por isso está congelando

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk

Como você controla os fermentadores com o CBPi?

Estou querendo montar um sistema com uns 5 fermentadores, será que eu consigo?

Eu uso uma interface que me liga com 4 equipamentos. Hoje estou usando 1 para meu single vessel, 2 para 2 fermentadores e 1 para o banco de agua.

Amanhã eu posto a foto da interface.

Como você controla os fermentadores com o CBPi?

Estou querendo montar um sistema com uns 5 fermentadores, será que eu consigo?

Eu uso uma interface que me liga com 4 equipamentos. Hoje estou usando 1 para meu single vessel, 2 para 2 fermentadores e 1 para o banco de agua.

Amanhã eu posto a foto da interface.

pessoal, muito interessante o post. tenho um fermentador de 50 litros e stou querendo usar um purificador ibbl para refrigera-lo, a principio com uma serpentina enrolada por fora do fermentador que estará dentro de uma caixa de isopor. será que o compressor do purificador daria conta da temperatura de maturação?

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

Bom dia amigo. Eu só fiz os meus com serpentina de imersão porque os fermentadores de parede dupla da indupropil não são rotomoldados, caso fossem, com certeza faria com eles.

Abraço!
Amigo como é um fermentador de parede dupla rotomoldado? Qual a diferença? Obrigado

Caro Filipe,
Eu estou querendo fazer isso com uns fermentadores. Fazer um banco de água com álcool (+ ou - 100l) uma unidade refrigeradora e 5 fermentadores de 120 litros (100 litros de cerveja) com serpentina.
Cada serpentina seria de 1/2 com 15m de alumínio.
Vou usar umas bombas de injeção de combustivel de monza (!) para recircular em cada fermentador.
Testei com um fermentador de 50l e uma serpentina de 3/8 15m, e deu perfeito!
Fiz Cold Crash por volta de -1ºc sem problemas.
vou colocar o projeto de automação num post separado, assim que comprar o material e a idéia realmente " sair do papel"
Caso tenha interesse, mando o projeto.
Abs.

http://produto.mercadolivre.com.br/...kadett-ipanema-monza-s10-efi-ate-96-30bar-_JM
Pode postar o post específico da automação?

Montamos um sistema com um ar condicionado ligado a uma caixa de isopor de 80 litros.

Ligamos uma bomba de 1/2, válvula solenoide de maquina de lavar e relé acoplador.

Dois fermentadores de 120 litros com parede simples da Plassul com serpentina de 15 metros.

Estamos testando as primeiras levas, tudo certo até agora. Sistema quase não liga e baixa a temperatura bem rápido.

Bom dia .E de quantos mil BTUs este ar que vc usou?
Consegue resfriar os dois fermentadores a 5graus?
Obrigado.

Pessoal aproveitando o tópico... estou com meu banco de água fria montado e já trabalhando... mas com água. Chego a temperaturas de 1 grau, não baixo mais que isso para não ter risco de congelar. Trabalho com as mangueiras encamisadas, mas nessa temperatura consigo baixar o fermentador até no mínimo 4 graus. Gostaria de saber indicações e qual substancia usar para fazer o glicol, se é álcool puro, metanol, propileno glicol, e a melhor proporção pensando em custo benefício. valeu abraços

Back