• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Falta de vedação no balde fermentador

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

andrecelarino

Active Member
Reaction score
0
Como vão todos?

Estou na minha 5a leva de cerveja e sempre fermentei com aqueles baldes brancos de 20l. Ele não veda totalmente e nunca usei papel filme ou silver tape pra ajudar na vedação, por isso, meu airlock nunca teve atividade, apesar de todas as cervejas terem atenuado conforme o esperado.

Em todas as cervejas que fiz tenho percebido um pouco de gosto de fermento, as vezes mais as vezes menos, mas sempre percebo. Uso controlador de temperatura com histerese de 1 grau, portanto, acho que a minha fermentação pelo menos quanto à temperatura ocorre dentro do esperado.

Alguém com mais experiência tem sugestões do que pode ser melhorado?

Abraço

A vedação do balde não é problema.

Você tem feito uma maturação a frio ao final da fermentação? Após quanto tempo no fermentador você está engarrafando a cerveja?

Então, geralmente deixo 2 semanas maturando a 4 graus. Engarrafo, faço o primming e deixo mais 2 pra carbonatar.

Geralmente eu fecho bem até dar uns clics. Faça um teste com ele vazio. Tampe bem e com o dedo tape o furo do air lock, depois pressione um pouco a tampa, se ela deslocar para baixo com facilidade a sua vedação não está boa. Eu uso também uns prendedores de papel grandes, uns pretos com duas hastes de metal cromado. Coloco uns quatro nas bordas do fermentador, só pra ajudar.

Eu geralmente fecho com a mão mesmo, quando percebo que a tampa tá fechada uniformemente eu já boto o airlock. Mas estou pensando em vedá-lo com silver tape ou qualquer outra fita adesiva pra próxima brassagem. O fato é que até agora tenho feito boas cervejas mas todas com esse residual de fermento que incomoda um pouco, estou tentando todas as alternativas. Será que seria isso que poderia estar gerando esse problema?

Você tem transferido de balde após a fermentação, e maturando em um balde diferente? A única vez que minha cerva deu gosto de fermento residual foi quando não fiz a transferência de fermentadores.

Eu não diria que a vedação do balde seja o problema para este gosto de fermento. Porém eu percebi outro problema: o balde não está sendo 100% vedado.
Falo isso por experiência própria, estes baldes não foram feitos para serem fechados na mão, mas sim utilizando um martelo de borracha. Após fechar na mão e ouvir os cliques, basta uma boa pancada na borda e você vê que a tampa abaixa uns 5mm. Martelando a borda toda, a vedação fica perfeita! Fica tão bem vedado que, para abrir, só utilizando aquelas chaves de balde alimentício (parece uma garra).
Pode não resolver seu problema de gosto de fermento, mas pelo menos é uma coisa a menos pra você se preocupar.

Entendi, vi um video de um rapaz ensinando como verifica se o seu balde está bem vedado vou tentar pra próxima também.

Alexgdias, as vezes faço a trasfega as vezes não pois moro em cidade diferente da que faço a cerveja. Mas nas que transferi também percebi um pouco do gosto.

O fato de inocular o fermento a uma temperatura inadequada pode gerar esse residual? Pq geralmente inoculo para Ales perto de 30 graus pq meu sistema não é muito eficiente e a cidade é bem quente (Ribeirao Preto-SP). Estive pensando em deixar o balde depois de acabada a fervura, resfriar até uns 30 com chiller e depois colocar em geladeira até atingir uns 26 graus, há chance de contaminação assim?

E ai galera!
Tudo bem?
To com uma situação parecida. Eu tenho um fermentador cônico de 25L e a tampa dele é de rosca. Na ultima receita que eu fiz eu abri a torneira da panela no maximo pro mosto dar aquela aerada bacana no fermentador, ai adicionei a solução de priming resfriada e finalmente fechei a tampa do fermentador. Ai eu dei uma chacoalhada a mais que eu li no livro do Palmer e nessa chacoalhada vazou mosto pela tampa. Ai pensei... Vixi nao ta bem vedado. Dei uma boa rosqueada final na tampa e botei na geladeira.
A rosca da tampa tinha veda rosca.
Enfim... Minha duvida é se essa vedação não 100% afeta alguma coisa na fermentação? Eu chequei o airlock no outro dia e a cada 6 segundos dava uma borbulhada.

To com uma situação parecida. Eu tenho um fermentador cônico de 25L e a tampa dele é de rosca. Na ultima receita que eu fiz eu abri a torneira da panela no maximo pro mosto dar aquela aerada bacana no fermentador, ai adicionei a solução de priming resfriada e....

Cara, solução de priming só entra no engarrafamento.

Pode crer cara! escrevi tudo errado haha... desculpe!
A cerveja já esta engarrafada, mas eu fique com essa questão da vedação na cabeça pq a FG ficou acima do esperado. era 1016 e ficou com 1024. Ai eu pensei que a vedação talvez tivesse afetado. Essa é a dúvida.

Enfim... Minha duvida é se essa vedação não 100% afeta alguma coisa na fermentação? Eu chequei o airlock no outro dia e a cada 6 segundos dava uma borbulhada.

Durante a fermentação primária, quando a pressão interna é positiva, não acredito que a vedação possa causar problemas, pois como a pressão interna é positiva, não há troca de gases.

Na minha opinião, o maior problema da vedação frouxa é durante a fermentação secundária, quando a pressão interna já está igual ou quase igual a externa pois neste caso pode ocorrer troca de gases e oxidação da cerveja.

As leveduras cervejeiras se alimentam de 2 formas:
-Na ausencia de oxigenio: Fermentação Alcoolica de Açucar (Agua + Glicose = CO2 + Alcool)
-Na presença do oxigenio: Respiração de O2 com Glicose ou, e é aí que está problema, "transition diauxique", que é quando as leveduras consomem o alcool etilico com O2 e deixam a cerveja com gosto de papelão molhado.

Back