• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Falha na brassagem - Como atenuar gosto de queimado numa wit?

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Eder

New Member
Reaction score
0
Bom dia, montei um motor para mexer o mosto, só que quando elevei a temperatura para faixa de 70º acabou queimando mosto no fundo da panela.
É uma witbier e mesmo aumentando casca laranja, coentro e lúpulo do aroma ela ficou com gosto defumado, tipo fumaça.
Está no fim da fermentação.
Existe alguma coisa que possa fazer para atenuar esse gosto??
Grato.

O mesmo problema aconteceu comigo em uma weiss.
Após a fermentação o odor de queimado/fumaça sumiu.... mas apareceu novamente depois de engarrafado. Não tão pronunciado mas aparece.
Dá para até imaginar que a intenção fosse de uma rauch... hehe.. achei q talvez iria ficar legal, mas não ficou interessante. E não desapareceu....

Bom dia, montei um motor para mexer o mosto, só que quando elevei a temperatura para faixa de 70º acabou queimando mosto no fundo da panela.
É uma witbier e mesmo aumentando casca laranja, coentro e lúpulo do aroma ela ficou com gosto defumado, tipo fumaça.
Está no fim da fermentação.
Existe alguma coisa que possa fazer para atenuar esse gosto??
Grato.

Olha cara... infelizmente eu acho difícil sair o gosto...

Já tive um caso semelhante, onde fiz a fervura de uma roggenbier extremamente viscosa com aqueles ebulidores, aconteceu que pela alta viscosidade durante a fervura foi criando uma capa de mosto em volta do ebulidor e eu só percebi quando a resistência queimou e tirei para ver como estava. Até levei ao fermentador, fermentei, mas ficou horrivel. O fermentador ainda está com esse cheiro, mesmo depois de lavar ele.

Daí fica a teu critério, se está ruim o suficiente pra descartar ou não.
As vezes acontece de termos de jogar uma leva fora, nem sempre há solução, fazer o que... :(

Cara, é complicado. Dependendo da intensidade, dá pra adicionar alguma coisa pra mascarar esse gosto indesejado (dry hop, frutas, temperos...), mas isso pode piorar ainda mais a situação. Se fosse uma cerveja propícia para envelhecimento, daria pra tentar engarrafar e esquecer por alguns anos, mas com uma wit não dá.

Se o defumado não for muito desagradável, o melhor é conviver com ele (ou seja: chama de smoked wit e manda ver).

Caso contrário, engarrafa e guarda pra fins culinários. Uma cerveja defumada com laranja e coentro é perfeita pra marinar carnes e preparar molhos.

Eu tive uma wit com o mesmo problema.

Sinceramente, invés de gastar tempo, dinheiro e esforço em algo que na minha opinião não tem chance de recuperar. Manda pro ralo e faz outra.

Digo pq eu tentei de tudo para salvar a minha, no final me arrependi do tempo que gastei, maturando, colocando tempero extra(dry hopping) engarrafando e todas as tentativas frustradas de salvar.

Caramba, que ideia sensacional do Paulo, acho que vo brassar uma wit aqui e queimar de propósito só para esse fim!

Quando rola porco no rolete aqui, jogamos fanta na pele a hora que está bem quente pra dar uma pururucada, imagina jogar uma wit dessa...

Acabei jogando tudo fora, maturei um tempão e mesmo assim não atenuou aquele gosto. Obrigado pelas dicas.

Já provei algumas assim, e na minha opinião, esquece.... não tem como corrigir.

Abraço,

Back