• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Excesso de carbonatação no post-mix e cerveja flat

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Acho que eu faltei a alguma aula... rs rs

Como assim estabilizar a pressão do barril com a linha ??

Depois que terminei o processo que descrevi, eu desconectei o cilindro do post mix e guardei... rs

Cara quando vc conecta a mangueira de saída, vc tem que pressurizar para que a pressão tanto do barril quanto da mangueira até a saída da torneira fiquem na mesma pressão que vc pressurizou o barril.

Geralmente quando vemos espumar, erroneamente diminuimos a pressao achando que isso vai resolver e não vai.
Faça o contrário, aumente a pressão na hora de servir, mantenha o cilindro conectado o tempo todo. Faz esse teste.
Abs.

Muito obrigado @Rins, @Kurt e @gustavosilent ..

Realmente eu confundi as medidas, era para ser 2 volumes de co2 e eu acabei utilizando 2 kg..

Vou tentar fazer como o @gustavosilent falou, conectando o gás na saída para "arrumar" a super carbonatação..

Depois falo o que virou... isso se sobrar cerveja, pq joguei muito fora tentando tirar a espuma... rs rs

Brother aumenta tua pressao para 1 ou 1,5 kg que nao vai mais sair espuma.
Vc tem que estabilizar a pressão do barril com a linha, se você o tempo todo carbonatou a 2kg, teria que fazer o mesmo para servir, servir a 2kg.

Só para ver se eu entendi...

A pressão de serviço tem que ser mais ou menos a mesma da pressão interna do barril, correto?

ALTERNATIVAMENTE, caso eu não queira deixar o cilindro conectado, eu posso compensar essa pressão interna do barril ajustando o comprimento da mangueira e/ou a altura entre o barril e a torneira, é isso?

Bom dia a todos.
Estou no processo de carbonataçao forçada aqui ha dias sem grande resultado.
Primeira tentativa deixando conectado um dia inteiro à 40 psi, so deu mousse.
Tentei em um dos barris: 30 psi, conectado 2 minutos, e sacudida depois.
Todos na geladeira.
Somente mousse na saida. Quando aumento a pressao de serviço, sai a cerveja flat, sem nenhuma carbonataçao.
Li as ultimas indicaçoes aqui, e optei por reconectar 2 barris a 1 bar, estão na geladeira a 5°C. Conto deixar pelo menos 2 dias assim.
O que acham? Será que dessa vez vai?
Outra coisa: caso nao funcione, é possivel acrescentar açucar (3g/L) e deixar a 20°C uma semana para obter alguma carbonatação?
Agradeço as dicas. Ja perdi muitos litros testando, realmente dificil de entender as variantes desse processo.

Bom dia a todos.
Estou no processo de carbonataçao forçada aqui ha dias sem grande resultado.
Primeira tentativa deixando conectado um dia inteiro à 40 psi, so deu mousse.
Tentei em um dos barris: 30 psi, conectado 2 minutos, e sacudida depois.
Todos na geladeira.
Somente mousse na saida. Quando aumento a pressao de serviço, sai a cerveja flat, sem nenhuma carbonataçao.
Li as ultimas indicaçoes aqui, e optei por reconectar 2 barris a 1 bar, estão na geladeira a 5°C. Conto deixar pelo menos 2 dias assim.
O que acham? Será que dessa vez vai?
Outra coisa: caso nao funcione, é possivel acrescentar açucar (3g/L) e deixar a 20°C uma semana para obter alguma carbonatação?
Agradeço as dicas. Ja perdi muitos litros testando, realmente dificil de entender as variantes desse processo.

Vou tentar ajudar.

Duas formas que eu uso dependendo da pressa:

1 - Inserir CO2 e sacudir; repetir até estabilizar
2 - Inserir CO2 diariamente; repetir até estabilizar

A palavra-chave aqui é estabilizar a pressão.

Eu pessoalmente evito deixar o cilindro aberto por dois motivos: receio de vazamento e facilidade de olhar como o CO2 está se comportando dentro do barril através do manômetro com o cilindro fechado.

Com o cilindro aberto a pressão no manômetro será sempre a ajustada pelo parafuso. Com o cilindro fechado, quando você conecta o barril, você sabe exatamente no manômetro qual a pressão do barril.

E isso é importante porque, sacudindo, isso é um parâmetro visual para poder abaixar a pressão ou saber a hora de parar. E fazendo ao longo de alguns dias, a mesma coisa, é possível ver a pressão do barril após a absorção do CO2 pelo líquido.

Há inúmeras formas de fazer, mas eu recomendo algo não muito fora disso que falei principalmente nesse momento que você está incerto sobre o que está acontecendo com sua cerveja.

No seu exemplo, se deixou a 5ºC com 1bar, assumo que queira em torno de 2.6vol de CO2. Se não há vazamento na sua linha, não tem erro, vai acabar estabilizando nessa pressão. Não faço assim mas acredito que 2 dias seja pouco, alguém que faça dessa forma pode falar melhor.

Uma possibilidade é você fechar o cilindro, chacoalhar o barril e ver se o líquido ainda está absorvendo CO2 (ou seja, se no manômetro a pressão cai alguma coisa).

O que *eu* faço, para ir mais rápido, se quero 1kgf, uso em torno de 3kgf (3x). Após algumas chacoalhadas (opção 1) ou dias (opção 2) repetindo o processo, a pressão começa a estabilizar em torno de 1kgf, que é onde eu gradativamente diminuo a pressão para evitar que estabilize acima dos 1kgf.

Por fim, uma vez que você tem certeza que a cerveja está estabilizada em ~1bar/~1kgf e portanto em torno de 2.6vol de CO2, se espumar, sair "creme" ou aparentar estar "flat", você pode ter certeza que é problema ao servir, não um problema de carbonatação.

E aí, eliminada essa variável da carbonatação, a extração correta depende de vários fatores: comprimento e diâmetro da mangueira, torneira usada (com ou sem regulador), temperatura do barril durante o serviço, etc. Faltou falar como você está servindo para tentar ajudar nessa parte.

Espero ter ajudado de alguma forma.

Agradeço muitíssimo.
Eu tirei o gaz ontem e recomecei. Carga de 30 psi por 2 minutos chacoalhando. Deixei descansar a noite toda e hoje deixei conectado com o gaz aberto.
Vou experimentar sua sugestao de fechar o gaz e mesurer o nivel de pressao, pra ver se ainda está absorvendo. É verdade que o serviço tem um papel muito importante, andei testando servir com uma torneira conectada diretamente na valvula e deu muita espuma mas acho que com uma cervejeira correta que gela, deve dar certo.

Então. .. feed back depois de 3 dias aplicando a técnica chacoalhacomgaz/repouso/verificapressao/reinjeta se necessário.
Em dois barris a pressão não se altera (1 bar) mesmo sacudindo.
Em um outro barril, tem muuuuita espuma dentro, e quando tento esvaziar o gaz, espirra espuma junto (ouço ela subindo quando estou despressurizando). O que acham? Devo deixar conectado o gaz por uma noite, talvez, ou significa que está super carbonatada ?
Obrigada pelas dicas

Então. .. feed back depois de 3 dias aplicando a técnica chacoalhacomgaz/repouso/verificapressao/reinjeta se necessário.
Em dois barris a pressão não se altera (1 bar) mesmo sacudindo.
Em um outro barril, tem muuuuita espuma dentro, e quando tento esvaziar o gaz, espirra espuma junto (ouço ela subindo quando estou despressurizando). O que acham? Devo deixar conectado o gaz por uma noite, talvez, ou significa que está super carbonatada ?
Obrigada pelas dicas

Provavelmente está estabilizado em 1bar. Eu deixaria desconectado de um dia pro outro e veria se a pressão continuou a mesma.

Provavelmente está estabilizado em 1bar. Eu deixaria desconectado de um dia pro outro e veria se a pressão continuou a mesma.

Não consigo servir a cerveja. Nem com picnic nem com a torneira direto na válvula. Muito bizarro. Nem com pressão 1 bar nem 3 bar, em nenhum dos 3 barris. Vou chamar um expert aqui pra dar uma olhada.

Não consigo servir a cerveja. Nem com picnic nem com a torneira direto na válvula. Muito bizarro. Nem com pressão 1 bar nem 3 bar, em nenhum dos 3 barris. Vou chamar um expert aqui pra dar uma olhada.

A primeira coisa é confirmar se está estabilizado.

Estando, você só vai conseguir extrair com uma picnic se sua linha de mangueira estiver bem dimensionada (tem calculadoras) OU se diminuir a pressão de serviço. Numa torneira direto na válvula, mesma coisa: diminuir a pressão para servir ou usar uma torneira com controle de fluxo.

Dê mais detalhes de como você está tentando servir.

A primeira coisa é confirmar se está estabilizado.

Estando, você só vai conseguir extrair com uma picnic se sua linha de mangueira estiver bem dimensionada (tem calculadoras) OU se diminuir a pressão de serviço. Numa torneira direto na válvula, mesma coisa: diminuir a pressão para servir ou usar uma torneira com controle de fluxo.

Dê mais detalhes de como você está tentando servir.

Então.
Estava tentando servir com torneira direto e com mangueira picnic que acredito ser um pouco longa (vou procurar essa tabela que você citou pra ajustar).
Nada saía. Descobri que o joint de silicone tava impedindo a passagem.
Em seguida, liberado, só mousse. Deixei descansar de ontem pra hoje no frigo.

Hoje, comecei por medir a pressão, que estava estável em torno de 1 bar.
Esvaziei o gaz. Recoloquei 1 bar em cada. Muita mousse.
Ensuite, esvaziei de novo e recoloquei gaz, dessa vez aumentando aos poucos com a torneira aberta. Consegui tirar a cerveja corretamente com 0.4bar!
Refiz nos outros barris, e deu certo também. UFA!!!
O barril que deu menos problema foi o que fiz pela técnica sacudir 2minutes e desconectar. Acho que vou guardar esse método de agora por diante.
E a guarda a frio por pelo menos 3 ou 4 dias, acho fundamental. A espuma se acalmou muito nesse período.
Como dizem os experts, com cerveja não adianta ter pressa. É produto "vivo", precisa de tempo pra se "afinar", pra ficar "redondo". Vou rever meus prazos pra cada etapa, pra fazer as próximas com calma e tempo, sobretudo agora que conheço melhor meu material de trabalho.

Renato, te agradeço muito pela paciência e pelos conselhos que me ajudaram a avançar. :mug:

Então.
Estava tentando servir com torneira direto e com mangueira picnic que acredito ser um pouco longa (vou procurar essa tabela que você citou pra ajustar).
Nada saía. Descobri que o joint de silicone tava impedindo a passagem.
Em seguida, liberado, só mousse. Deixei descansar de ontem pra hoje no frigo.

Hoje, comecei por medir a pressão, que estava estável em torno de 1 bar.
Esvaziei o gaz. Recoloquei 1 bar em cada. Muita mousse.
Ensuite, esvaziei de novo e recoloquei gaz, dessa vez aumentando aos poucos com a torneira aberta. Consegui tirar a cerveja corretamente com 0.4bar!
Refiz nos outros barris, e deu certo também. UFA!!!
O barril que deu menos problema foi o que fiz pela técnica sacudir 2minutes e desconectar. Acho que vou guardar esse método de agora por diante.
E a guarda a frio por pelo menos 3 ou 4 dias, acho fundamental. A espuma se acalmou muito nesse período.
Como dizem os experts, com cerveja não adianta ter pressa. É produto "vivo", precisa de tempo pra se "afinar", pra ficar "redondo". Vou rever meus prazos pra cada etapa, pra fazer as próximas com calma e tempo, sobretudo agora que conheço melhor meu material de trabalho.

Renato, te agradeço muito pela paciência e pelos conselhos que me ajudaram a avançar. :mug:

Legal que conseguiu extrair.

Mas é isso mesmo, se você está servindo com 0.4bar e chega como você quer no copo, significa a grosso modo que para conseguir servir com 1bar você precisa aumentar a resistência no meio do caminho de alguma forma para que com uma pressão maior na fonte (1bar em vez de 0.4bar) o líquido chegue ao copo com a "mesma" pressão de antes.

Para isso você pode aumentar o comprimento da mangueira, diminuir o diâmetro (mas é difícil encontrar mangueira <1/4") ou controlar o fluxo na saída com uma torneira com regulador.

Back