• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Everton Schaefer - Blumenau/SC

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

schaeferbnu

Active Member
Reaction score
7
Bom dia.
Fiz meu cadastro já fazem alguns dias e agora venho me apresentar.
Naturalmente, o senso crítico sobre cervejas me invadiu após experimentar as cevas de uma cervejaria de Gaspar/SC (cidade vizinha de Blumenau/SC), a Das Bier. Tomei uma Pilsen, e logo depois uma Pale Ale. Foi o bastante.
Depois disso tudo mudou. No mercado eu já não olhava mais para as comerciais, me atentava às artesanais e/ou importadas, e pouco a pouco fui comprando rótulos diferentes para saber do que se tratava.
Cerca de um ano atrás, meu pai, que sempre gostou de cerveja e que também descobriu as artesanais e rótulos "premium", em seu puro instinto handmade, decretou: "Nós vamos fazer a nossa própria cerveja".
Fizemos um curso presencial de um dia em junho deste ano onde aprendemos os passos básicos para produção.
Aí resolvemos montar nosso equipamento para 30 litros. Parte compramos já pronto (medições, chiller, etc.), parte fizemos no braço (instalações de torneiras em panelas, fabricação do nosso próprio arrolhador, filtro, etc.).
Produzimos em agosto nosso primeiro lote de Belgian Blond Ale e foi muito legal. O resultado foi bom para nossa primeira experiência e agora estamos planejando a segunda brassagem.
Aqui no HBT, venho buscar informações e mais tarde quando tiver um pouco mais de conhecimento, (porque não?) poder contribuir com informações.

Grande abraço.

AntonioMartins, eu não tenho aqui no momento porque acabei de me mudar.
Amanhã vou na casa dos meus pais e tiro uma foto.
Basicamente, aproveitamos um suporte antigo de furadeira de bancada que meu pai ia jogar fora. Onde iria a furadeira, meu pai mandou usinar uma peça em PVC para preencher o "buraco" e essa peça é atravessada por um parafuso que segura o bocal. Quando você baixa a manivela ele prensa a tampinha. Funciona perfeitamente.
A inspiração veio de uma máquina arrolhadora italiana que vimos a venda por 220 cruzeiros. Aí doeu no bolso e a mãe da invenção (a necessidade, claro) falou mais alto.
O custo disso tudo ficou em torno dos 40 reais. 20 reais custou o bocal, e mais 20 a peça em PVC.

AntonioMartins,

Veja como ficou.

Attachments

• DSC_0488[1].jpg
    DSC_0488[1].jpg
    140.4 KB
Back