• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

etapas para clarificacao com DH + prime.

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

russo

Member
Reaction score
2
Ola pessoal, Estou com uma duvida como iniciante.
Resolvi estrear meu equipamento fazendo uma IPA, na verdade eu ja tinha feito antes mas sempre tive uma duvida quanto ao DH x Clarificacao e Prime.

Apos 7 dias de fermentacao eu fiz uma transfega para outro balde para fazer o DH, eu coloquei o lupulo em um pequeno filtro para evitar mais sedimentos porem eu nao tenho como remover o filtro ja que nao o prendi com uma corrente e agora ficaram as duvidas.

1 - Devo fazer uma nova transfega para baixar temperatura e/ou usar a gelatina e depois fazer o prime?

2 - Faco mais 2 transfega, uma para esfriar e clarificar e entao outra para o prime?

3 - jogo o balde na geladeira como esta (com o filtro de DH) e jogo a gelatina mais tarde para filtrar e em seguida mais uma transfegar para o prime?

4 - Faco tudo no mesmo balde, apenas levo pra geladeira, gelatina, depois o prime e engarrafo.

Me desculpem o grande email, mas eu fiz 3 receitas ano passado com informacoes na web e apesar de a cerveja ter ficado boa, acho que nunca fiz de uma maneira correta, apenas uma vez tive uma bem clara e mesmo assim nem levei para a geladeira. Gostaria de fazer os proximos passos de forma correta.
Acho que muitas transfegas existe o risco de contaminacao, apesar de todo o cuidado. Nuca tive esse problema, mas...

Desde ja agradeco dicas e desculpem a falta de acentos, teclado alemao. :)

Prost!

Russo

Para mim seria a opção 3, na verdade eu nem teria transferido para outro balde para fazer o DH, mas isso
pode gerar muitas discussões off tópico.

Eu tava mais na duvida entre a 2 e a 3. Acho que vou jogar a "crianca" na geladeira depois jogo a gelatina. Apos 2 a 3 dias eu transfiro para outro balde para fazer o prime e engarrafar.

Valeu!

Fica esperto com o tempo de DH.
Lembrando q vc não consegue remover o DH.
Um hopbag resolveria e vc só iria usar o balde da fermentação e outro p maturação, DH e gelatina.
Eu uso um terceiro só p envase.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Beleza chefpellegrino,
Geralmente eu deixo uma linha para puxa-lo, mas resolvi testar um filtro novo e nem me dei conta da correntinha, ai, ja era... Ja ta na geladeira assim mesmo. Eu tb gosto de fazer mais uma transfega antes do envase, so pro prime. Obrigado pelo alerta.
Abco

Back