• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Duvidas nas técnicas e resultados gerados

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

brenomatioli

Member
Reaction score
0
Fala galera, faço cerveja mas tenho algumas duvidas quanto algumas etapas e o que elas interferem no resultado final tais como :

Quantidade de água para brassagem(entre 2L e 4L por quilo) se eu colocar pouca água ou muita água qual a diferença vai impactar no resultado final ? Muita agua vai deixar ela com mais açucares logo mais alcoólica ? E colocando pouca agua ? Alem disso interfere mais em algum aspecto ?

Tempo de brassagem(normalmente 1:30h) se eu deixar pouco tempo ou mais tempo qual vai ser a diferença do resultado final ?

Recirculação traz algum adicional para o resultado final alem da cor e de ajudar na quebra das enzimas para amido ? O que acontece se fizer muito ou pouco ?

Lavagem com muita água me traz qual sabor no resultado final ?

Se eu ferver demais (mais que 90m) qual o resultado final ?

Para as perguntas 1, 2 e 3, o resultado vai ser taxa de conversão. Alterar qualquer variável vai alterar a taxa de conversão.
Creio que tu faz sparge, e lavagem com muita agua, além de diminuir a OG, a partir de determinado ponto tu corre o risco de baixar demais o PH, gerando alguma adstringência.

Sobre a fervura, não sei. Nunca fervi mais que 90m, mas creio que quanto mais tempo, mais 'cristalizado' tende a ficar o mosto, por conta da caramelização que ocorre na fervura.

PS: As perguntas 1, 2, e 3 são respondidas com detalhes no How To Brew. Sugiro a leitura.

Back