• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Duvida simples....

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Maranho

New Member
Reaction score
0
Como tópico que encontrei foi fechado, resolvi postar a pergunta aqui.

Boa noite tudo bem?

Só uma pergunta simples.

Devo aumentar a temp. da Ale de 1º em 1º após o término da fermentação ou durante o período?

Ex.
Coloco para Fermentar em 19º, logo no segundo dia aumento para 20º, terceiro 21º e assim por diante até chegar aos 24-25º e manter até terminar a fermentação?

Ou devo esperar acabar totalmente a fermentação e aumentar logo após 1º por dia até chegar nos 24-25º?

E na maturação posso baixar a temp. para a casa dos 5º-2º e após um certo tempo, que eu achar, que a cerveja ficou agradável ao meu paladar, deixar mais uns 3 dias à 0º para clarificar e ai sim fazer o priming e engarrafar e armazenar à temp. ambiente.
Correto?

Aguardo e obg.
Atenciosamente.
Orlando Maranho Neto.
Abs.

Maranho, na maioria dos estilos eu deixo 3 ou 4 dias nessa temperatura inicial, só depois vou aumentando.
Lá pelo dia 7 normalmente não tem mais atenuação.

Deixo uns dias a 12 graus... e depois vai o mais baixo possível. No meu caso 5 graus. Minha geladeira eh bem fraca.

Normalmente esse processo todo leva 15 dias... 7 na primária e 7 no resto.

Armazeno ambiente.

Como tópico que encontrei foi fechado, resolvi postar a pergunta aqui.

Boa noite tudo bem?

Só uma pergunta simples.

Devo aumentar a temp. da Ale de 1º em 1º após o término da fermentação ou durante o período?

Ex.
Coloco para Fermentar em 19º, logo no segundo dia aumento para 20º, terceiro 21º e assim por diante até chegar aos 24-25º e manter até terminar a fermentação?

Ou devo esperar acabar totalmente a fermentação e aumentar logo após 1º por dia até chegar nos 24-25º?

E na maturação posso baixar a temp. para a casa dos 5º-2º e após um certo tempo, que eu achar, que a cerveja ficou agradável ao meu paladar, deixar mais uns 3 dias à 0º para clarificar e ai sim fazer o priming e engarrafar e armazenar à temp. ambiente.
Correto?

Aguardo e obg.
Atenciosamente.
Orlando Maranho Neto.
Abs.

Pode fazer sim.. com o tempo, verá que essas decisões você vai tomar naturalmente levando em conta: estilo de cerveja, fermento usado, essas coisas..

Fermentações mais limpas normalmente não queremos usar temperaturas mais altas.. (por exemplo, IPAs). Já cervejas bem frutadas, como belgas, é recomendado aumentar a temperatura GRADUAL para aumento de produção de esteres que dão essa característica.

Independente do estilo, mesmo que aumente a temperatura ao longo do processo, inicie em temperaturas baixas, é na fase inicial que a levedura mais se estressa com temperatura altas/variações de temp..

Sobre a maturação, sem problemas! lembrando que após a carbonatação, a maturação a temp ambiente e a frio trazem resultados diferentes para seu perfil de cerveja (dica http://www.homebrewtalk.com/author/charlie-colohox-hoxmeier)

abraço!

Qual será a diferença em Maturar uma Ale à 10º , 5º, 2º?
Oq acontece qto menor for a temperatura para a maturação?

Sei que á 0º é para clarificar.

Aguardo e obg. pelas respostas.
Abs.

Back