• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Duvida diferencial controle de temperatura RIMS

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ThiagoBeraldo

Member
Reaction score
5
Estou montando um sistema RIMS, resistência em baixo de fundo falso, usando um controlador TIC 17
Qual o recomendado para o diferencial de temperatura? Posso usar 0,1?

Obrigado

Eu postei uma pergunta parecida, acabou sem resposta, então segui minha intuição, não usei um valor muito baixo para poupar os componentes elétricos, não é legal ficar ligando e desligando com muita frequencia. Pelo que li no how To brew variações de até 2 graus não é problema, então configurei o TIC em 1 grau.

Valeu Fabio... Vou seguir sua recomendação então

Se alguém tiver alguma informação mais precisa se pode dar problema na resistência ligar e desligar muito e puder nos ajudar, talvez eu mude para um diferencial menor

Fábio e Thiago, para pensar na histerese ideal na sua mostura, basta pensar na faixa de atuação das enzimas que te importam em cada mostura. Se for fazer uma single infusion em 67, sabemos que até 70 tem beta (a partir dali ela desnatura rápido) e a partir de 63 já tem alfa. Então uma histerese de 2 graus te dá a segurança das duas enzimas agindo juntas. Agora se vai fazer uma com váriaz rampas pra priorizar as enzimas específicas, como paradas protéicas ou algumas mosturas belgas com 2 ou mais rampas de sacarificação, melhor deixar a histeresa mais restrita, 0,5 a 1 grau. É assim que trabalho meu HERMS.

Abraço!

Valeu Fabio... Vou seguir sua recomendação então

Se alguém tiver alguma informação mais precisa se pode dar problema na resistência ligar e desligar muito e puder nos ajudar, talvez eu mude para um diferencial menor

Quanto maior o diferencial, menor será a frequência de liga/desliga da resistência.

Fábio e Thiago, para pensar na histerese ideal na sua mostura, basta pensar na faixa de atuação das enzimas que te importam em cada mostura. Se for fazer uma single infusion em 67, sabemos que até 70 tem beta (a partir dali ela desnatura rápido) e a partir de 63 já tem alfa. Então uma histerese de 2 graus te dá a segurança das duas enzimas agindo juntas. Agora se vai fazer uma com váriaz rampas pra priorizar as enzimas específicas, como paradas protéicas ou algumas mosturas belgas com 2 ou mais rampas de sacarificação, melhor deixar a histeresa mais restrita, 0,5 a 1 grau. É assim que trabalho meu HERMS.

Abraço!

Esse foi meu raciocínio para ter escolhido o 1 grau de histerese/diferencial.

Porque não utiliza um controlador PID? Isso vai ajudar a manter a temperatura com um controle mais eficaz.

No meu caso foi economia e simplicidade, por que usar uma ferrari (PID) , se posso chegar no mesmo lugar de gol?!
A questão da eficácia do controle de temperatura é relativa, fazendo as devidas configurações ambos garantirão um bom controle de temperatura, pelo menos bom o suficiente para uma boa cerveja.

Se vc nao fizer recirculacao contínua e isolar bem sua panela pode ter resultados parecidos.

Digo porque construi meu equipamento primeiramente com um TIC 17 e depois passei para um PID (Rex C100).

Nao tive gastei vinte reais a mais no PID. E transferi o TIC para o HLT.

Na minha resposta me referi ao PID pois voce preocupou com a durabilidade dos equipamentos. Mas se o diferencial de 1grau está tranquilo, blz e boa sorte

Cara, não quis ofender. Apenas respondi a pergunta.
Até agradeço a sua sugestão quanto ao PID, mas vai ser melhor a gente manter o foco na pergunta inicial ( diferença de temperatura utilizando o TIC no controle).

Alguém bate o martelo, podemos encerrar o tópico com 1 grau de histerese, como sendo o maior valor de aceitável para a variação de temperatura durante a mosturação ?!

Abs.

Cara, não quis ofender. Apenas respondi a pergunta.
Até agradeço a sua sugestão quanto ao PID, mas vai ser melhor a gente manter o foco na pergunta inicial ( diferença de temperatura utilizando o TIC no controle).

Alguém bate o martelo, podemos encerrar o tópico com 1 grau de histerese, como sendo o maior valor de aceitável para a variação de temperatura durante a mosturação ?!

Abs.

Fabio,

De maneira nenhuma ofendeu. Tudo na boa.

Acredito que 1 grau esta muito bom. A minha duvida é: se o equipamento estiver com muita perda térmica, isso poderá exigir do seu equip.

Abraço

Fabio,

De maneira nenhuma ofendeu. Tudo na boa.

Acredito que 1 grau esta muito bom. A minha duvida é: se o equipamento estiver com muita perda térmica, isso poderá exigir do seu equip.

Abraço

Quanto a isso está tranquilo, com esse 1 grau de diferença de temperatura a resistência foi chaveada apenas algumas vezes durante a brassagem, pois tenho um dimmer de potência ligado em série ao circuito, ou seja, uma vez atingida a temperatura desejada eu dou uma calibrada na potência da resistência para apenas manter a temperatura da panela. No final meu controle é meio que parecido com o do PID , só requer mais trabalho, hehehehhe.

Fiz o teste com diferencial em 0,5 e gostei do resultado, a resistência não ficou ligando e desligando muito
E no meu caso, é uma panela de alumínio sem capa térmica(mas colocarei no futuro), com circulação continua
A conversão de açúcar foi ótima

Recomendo usar 0,5

Back