Galera alguém sabe se tem problema fazer o DH na maturação a frio? a temperatura está entre 4-7 e é uma APA single hop, então colocaria mais Chinook. Pensando aqui eu acredito que a extração dos óleos não seja tão eficaz, então deixaria mais tempo (uns 7 dias a 4-7°C) colocaria gelatina por mais dois e envasaria. Minha dúvida é se com esse tempo todo de DH o Off-flavor pelo lúpulo possa acontecer ao invés do aroma desejado!
não tive como fazer o DH na secundária, por isso a pergunta.
Vlw man's abraço
Galera alguém sabe se tem problema fazer o DH na maturação a frio? a temperatura está entre 4-7 e é uma APA single hop, então colocaria mais Chinook. Pensando aqui eu acredito que a extração dos óleos não seja tão eficaz, então deixaria mais tempo (uns 7 dias a 4-7°C) colocaria gelatina por mais dois e envasaria. Minha dúvida é se com esse tempo todo de DH o Off-flavor pelo lúpulo possa acontecer ao invés do aroma desejado!
não tive como fazer o DH na secundária, por isso a pergunta.
Vlw man's abraço
Ferve o lúpulo em água por uns 30min. Depois coe e adicione aos poucos na cerveja, provando sempre para avaliar o resultado. Descarte o resto do chá quando chegar ao amargor desejado.
Pra fazer uma estimativa grosseira da contribuição do chá no amargor, você pode fazer o seguinte cálculo:
IBU = 2,5 X (gramas de lúpulo) X (% alfa ácido) / (litros de cerveja)
E para saber a quantidade de lúpulo a adicionar:
gramas de lúpulo = IBU X (litros de cerveja) / 2,5 / (% alfa ácido)
Esse é cálculo de padeiro considerando 25% de utilização.
Paulo, tem alguma quantidade de água específica para ferver o lúpulo nessa situação? Devo resfriar esse chá ou posso colocá-lo quente mesmo na cerveja? Estou com uma Red Ale maturando a frio e achei o amargor abaixo do que eu esperava e estou querendo fazer isso que você sugeriu usando +10g de Target pra dar um "up"... Obrigado!
1- Galera, como vcs sanitizam o voil para o dry hopping? Fervem ?
E os pellets ou o lupulo em natura ?
2- Acham que uma Oatmeal Stout combina com dry-hopping ?
Valeu !
1- Galera, como vcs sanitizam o voil para o dry hopping? Fervem ?
E os pellets ou o lupulo em natura ?
2- Acham que uma Oatmeal Stout combina com dry-hopping ?
Valeu !
Boa noite pessoal, fiz o Dry Hop utilizando o chá hop, porém acredito que tenha colocado muita água. Para 20 L de cerveja utilizei 2 litros de água para fazer o chá com 60g de lúpulo. Adicionei o chá ainda quente na cerveja a 22°C no final da fermentação secundária. Posso ter problemas pela quantidade de água que usei? Quanto de água seria necessário para fazer um bom chá para 20 litros de cerveja?
Obrigado!
E aí pessoal. Vou fazer meu primeiro dry-hopping em uma IPA essa semana e na receita diz pra colocar o lúpulo após a fermentaçao primária, deixar 3 dias na mesma temperarura de fermentação, depois resfriar e engarrafar. Fazer a carbonatação e depois mais 15 dias a 3 ou 4 graus pra "prender" o aroma na garrafa. O que vcs acham dessa técnica? Baseando-me pelo que li no tópico estou pensando em fazer da seguinte maneira.
-após a parar a atenuação, ou atingir a FG, elevar a temperatura para 22 graus e adicionar o lúpulo (amarillo 2g/l)
-elevar a temperatura até 25 graus durante 3 dias, 1grau por dia e fechar os 3 dias do DH
Baixar a temperatura para 0,5 graus (a temperatura mais baixa que consigo)
-deixar 2 ou 3 dias pra decantar o lúpulo e proceder pro envase, e continuar o processo descrito.
Está ok se eu fizer assim? Esse tempo a 0,5 graus é suficiente pra decantaçao? Pretendo retirar uma amostra de uns 100ml antes de engarrafar pra ter certeza que clarificou a cerveja. Abraço!!!
é o procedimento que muita gente usa. Só que 2 a 3 dias de clarificação não vai clarificar muito. Indico baixar a temperatura, aplicar gelatina e esperar 2 dias pra envase. Daí fica cristalina.
1. agitar o fermentador, só se tu trasfegar antes do dryhopping. Aumenta um pouco a eficiência de extração dos óleos, mas eu acho muita mão e não faço.Valeu, ja estava vendo um tópico sobre a clarificação hoje e acho que vou fazer como você disse. Li sobre agitar um pouco o fermentador pra por novamente o lúpulo em suspensão, mas como nao vou trocar de fermentador, creio que não seja aconselhavel, pois bagunçaria todo o trub ja decantado. Perco muita eficiência do DH so adicionando os pellets sem mexer depois? Uma outra duvida, a gelatina iria depois dos 3 dias de DH? Há risco grande de oxidaçao abrindo o fermentador supondo que seja necessario abrir essas 2 vezes?
Vou fazer meu primeiro Dry Hopping também. Li bastante e esse tópico tá espetacular.
A minha conclusão foi a mesma do SauloDias, mas pretendo colocar o lúpulo em um saco de voil.
Li em outro local a dica de usar meia-calça como saco pro lúpulo. Muito absurda a ideia da meia calça?
Galera se eu fizer a infusão dos lúpulos do dry hopping na água com a mesma temperatura do mosto na fermentação secundária e adicionasse essa infusão antes de engarrafar, pode ser considerado um dry hopping? Teria alguma diferença de extração de aromas se comparado com o feito diretamente no fermentador?
Pergunto isso, pois acho que seria bem mais fácil, pois é só passar numa peneira fina de suco depois que não leva nenhum detrito de lúpulo pro mosto. E tb se quiser fase dry hopping contínuos ganha em tempo. Pois já poderia começar a fazer o primeiro na fermentação primária, para joga lo no início da secundário depois de uns 5 dias e depois fazer o segundo, terceiro etc...
Concordo com o tiefensee sobre o item 2. Se acha que vai perder um pouco da eficiência no DH (que diga-se de passagem, na minha opinião é pouco), vale mais a pena colocar mais lúpulo e evitar fazer a trasfega.
Eu sinceramente até hoje não me convenci de nenhum caso onde transferir (no meu caso) para outro recipiente fosse mais vantajoso do que deixar no mesmo. Quem sabe quando resolver brincar com outros estilos eu mude de opinião.
E se eu fizer dry-hopping simplesmente jogando lúpulo em pellet no balde de fermentação, sem trasfega, sem hop bag, sem meia-calça, e sem gelatina, utilizando somente o cold break pra clarear no final, a cerveja vai ficar muito turva? O lúpulo vai ficar suspenso? Vai atrapalhar o sabor ou somente a cor e a estética?
E se eu fizer dry-hopping simplesmente jogando lúpulo em pellet no balde de fermentação, sem trasfega, sem hop bag, sem meia-calça, e sem gelatina, utilizando somente o cold break pra clarear no final, a cerveja vai ficar muito turva? O lúpulo vai ficar suspenso? Vai atrapalhar o sabor ou somente a cor e a estética?