• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

DIY Resfriando fermentadores cônicos simples

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Novidades?

Falta só atualizar o post! :( O primeiro fermentador já esta rodando com sucesso, é que casei em maio agora aí estou na correria. Mas esse fim de semana vou brassar e faço um vídeo mostrando o equipamento.

Abraços.

Tem o esquema elétrico que tu fez para "desviar" o termostato original do ar condicionado?

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Cara não tenho até porque cada ar condicionado é de um jeito. Mas é bem simples(pelo menos nesse que usei), é só pegar o esquema elétrico dele(geralmente vem em uma etiqueta grudada nele) e achar os fios que acionam o compressor e a ventoinha e liga-los direto. Eu também não sabia fazer, quem me instruiu foi o Fabio aqui do forum mesmo.

Abraços!

Cara não tenho até porque cada ar condicionado é de um jeito. Mas é bem simples(pelo menos nesse que usei), é só pegar o esquema elétrico dele(geralmente vem em uma etiqueta grudada nele) e achar os fios que acionam o compressor e a ventoinha e liga-los direto. Eu também não sabia fazer, quem me instruiu foi o Fabio aqui do forum mesmo.

Abraços!

Perguntei pq o que eu tenho é igual a este, mas a tal etiqueta já caiu :(

De qualquer forma valeu!

Perguntei pq o que eu tenho é igual a este, mas a tal etiqueta já caiu :(

De qualquer forma valeu!

Achei as fotos do começo do projeto, qualquer se quiser mais alguma me fala que posto. Abraço!! ImageUploadedByTapatalk1497980890.503203.jpg

Opa! Vou buscar meu ar condicionado hoje! 7500 btu. Daí, vou começar o projeto. Creio que farei com válvulas solenóide, por enquanto (pois já possuo as mesmas).
Cadê as atualizações?

Por que não colocar o fermentador imerso em um tanque de água e refrigerar a água direto, com recirculação contínua?

Pode-se usar também uma unidade condensadora (externa) de um ar split e usar o radiador da unidade interna para resfriar a água. No meuver, facilitaria e muito as conexões, evitando soldas, por exemplo.

@peterthomasu, comprei os baguii todo, mas estou com dúvidas em algumas coisas:
1) Vi que sua válvula de bypass é manual. Você deixa ela entreaberta em mais ou menos quantos %?
2) Como é a "programação"?
- histerese;
- quando ligar bomba;
- quando ligar o ar.

Vi um pessoal que deixa a bomba circulando 24/7 no sistema e abrindo e fechando as válvulas quando a temperatura do fermentador sobe. A histerese era de 5°C e a temperatura ficava 3°C abaixo da temperatura mais baixa requerida pelo sistema.

Se puder Passar como ficou seu setup, avise.

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk

Parabéns pelo seu projeto, comprei agora um fermentador de parede dupla e pretendo usar o seu como base.

Fiquei em dúvida sobre este esquema de canos, pq são 3 vias?

Att.

Uma atualização tímida antes de uma viagem a trabalho, semana que vem estou de volta e tento finalizar pelo menos um fermentador funcionando antes do ano novo. [emoji119]

Na foto um dryfit das vias de água!

@peterthomasu, comprei os baguii todo, mas estou com dúvidas em algumas coisas:
1) Vi que sua válvula de bypass é manual. Você deixa ela entreaberta em mais ou menos quantos %?
- histerese;
- quando ligar bomba;
- quando ligar o ar.

Vi um pessoal que deixa a bomba circulando 24/7 no sistema e abrindo e fechando as válvulas quando a temperatura do fermentador sobe. A histerese era de 5°C e a temperatura ficava 3°C abaixo da temperatura mais baixa requerida pelo sistema.

Se puder Passar como ficou seu setup, avise.

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk

Boa, não vai se arrepender, vamos lá!

Com um fermentador apenas a válvula bypass fica em 50% mais ou menos, mas isso pode variar dependendo do comprimento da linha e etc, é tentativa e erro mas partir de 50% é uma boa ideia.

- histerese;

Histerese do tanque frio é de 5c na fermentação, deixo setado a 3c já que ele roda só com água.
Histerese da fermentação está 0,3c

- quando ligar bomba;

Acredito que você se refere a bomba que recircula a agua dentro do próprio tanque frio, ela aciona junto com o ar condicionado.

- quando ligar o ar.

Como falei ali em cima, no meu caso, o ar condicionado aciona quando a temperatura do tanque frio chega em 8c e desliga quando chega nos 3c.

Por que não colocar o fermentador imerso em um tanque de água e refrigerar a água direto, com recirculação contínua?

Pode-se usar também uma unidade condensadora (externa) de um ar split e usar o radiador da unidade interna para resfriar a água. No meuver, facilitaria e muito as conexões, evitando soldas, por exemplo.

Aí era mais fácil comprar um freezer :D

A minha ideia com esse projeto é resfriar 3 fermentadores com temperaturas independentes com um único banco de agua fria.

Abraços.

Parabéns pelo seu projeto, comprei agora um fermentador de parede dupla e pretendo usar o seu como base.

Fiquei em dúvida sobre este esquema de canos, pq são 3 vias?

Att.

Bom dia!

Tem 3 canos porque eu precisava criar um fluxo de agua e a partir desse fluxo derivar para os fermentadores, caso eu colocasse apenas entrada e saída, quando estivessem os 3 fermentadores com a válvula aberta, a água não iria fluir de forma uniforme pelas fermentadores. Se fosse trabalhar com um fermentador apenas eu não precisaria das 3 vias, apenas entrada e saída. :mug:

Massa! Mto obg!

Bom dia!

Tem 3 canos porque eu precisava criar um fluxo de agua e a partir desse fluxo derivar para os fermentadores, caso eu colocasse apenas entrada e saída, quando estivessem os 3 fermentadores com a válvula aberta, a água não iria fluir de forma uniforme pelas fermentadores. Se fosse trabalhar com um fermentador apenas eu não precisaria das 3 vias, apenas entrada e saída. :mug:

Desculpa a ressurreição, mas esse sistema é eficiente mesmo? Seu ar é de 7500 BTU, você fermenta quantos litros no máximo? Quero reproduzir seu projeto em 2 fermentadores de 50l, considerando um ar mais potente.

estou pensando em ano que vem montar um armário com meu sistema de produção aí teria 2 fermentadores cônicos de 15 litros, um frigobar que uso atualmente como câmara térmica vai virar o banco de frio, porém para mais de 1 fermentador qual bomba especificamente vocês usam? quem usa solenóide, qual modelo comprou elas dão problema?

Boa tarde @peterthomasu, tem mais atualizações do seu projeto, achei muito bom!!

Bom dia Henrique,

Vamos lá:

Sim, a princípio vou revestir o fermentador com aqueles EVA grossos de acampamento.

Vou usar tubos de PVC de 1/2, revestidos com aquelas espumas para revestir canos de ar condicionado.

O diâmetro será de 16cm, é o limite que da para entrar pela tampa do fermentador de 20 litros. A metragem eu não sei quanto ficou, encomendei no chutometro, ela tem 8cm de raio e a altura do espiral é de 16cm.

Bomba de aquário para homogeneizar o banco de água
http://www.ebay.com/itm/251070391913?_trksid=p2057872.m2749.l2649&ssPageName=STRK:MEBIDX:IT

Bomba que vai recircular a água pelas serpentinas
http://www.ebay.com/itm/302119903622?_trksid=p2057872.m2749.l2649&ssPageName=STRK:MEBIDX:IT#shpCntId

Qualquer dúvida pode perguntar.

Abração!!

Olá peterthomasu,
Estou montando um sistema semelhante e gostaria de saber se esta bomba é suficiente para o sistema proposto! Quero usar para dois fermentadores.
Abraço,
Leonardo

Inspirado pelos colegas aqui do fórum e de algumas outras ideias captadas na net, concluí meu banco de água gelada para resfriar meu balde fermentador.

Quem quiser acompanhar melhor, com vídeos e o desenvolvimento do projeto, acesse o Facebook e o Instagram e siga solariumpub nessas redes sociais.

Criei um tópico no fórum só para explicar como fiz: https://www.homebrewtalk.com.br/threads/meu-banco-de-água-gelada-dyi.412534/

Seguem fotos:

pltnSV2.jpg

crxQHwL.jpg

Várias fotos estão disponíveis em:

https://imgur.com/a/lkJJh1h

Obrigado a todos pela inspiração.

Att,

Matheus

Uma sugestão, ao invés de usar um compressor de ar condicionado que usa o gás r-22 vcs poderia usar um compressor de geladeira de 1/3 de gás 134a o mesmo e projetado para trabalhar em temperatura negativa como freezer e geladeira no caso de ar condicionado e temperatura positiva em média 7 graus logo o compressor de geladeira com gás 134a e mas eficiente e econômico, fica essa dica.

Latest posts

Back