Pessoal, fiz ontem uma wit, usei 50% de malte Pilsen e 50% de trigo não maltado em grãos. Fiquei com medo de ter problemas com entupimento, mas isso não ocorreu. O problema foi que com com uma hora de sacarificação o teste do iodo ficou bem preto, continuei a sacarificação a 67ºC e fui refazendo o teste de 15 em 15 minutos. Somente com 2 horas de sacarificação o teste ficou aceitável, embora ainda não mostrasse que a conversão estivesse totalmente completa. Segui a brassagem a partir deste ponto e obtive uma OG um pouco abaixo, porém próxima do esperado. Está fermentando e quando estiver pronta comento o resultado, mas gostaria de saber de alguém que tenha experiência na utilização de trigo não maltado nessas proporções se é normal essa dificuldade na conversão do amido. Ou se não é recomendável a utilização desta proporção de cereal não maltado. Ou se tem como acelerar essa sacarificação de alguma forma.
Obs.: não costumo agitar o mosto durante a sacarificação, tampo a panela, deixo lá e depois de 1 hora sempre passa no teste do iodo. Fiz assim também nesta wit. Depois me ocorreu que neste caso talvez a agitação fosse necessária.
Obs.: não costumo agitar o mosto durante a sacarificação, tampo a panela, deixo lá e depois de 1 hora sempre passa no teste do iodo. Fiz assim também nesta wit. Depois me ocorreu que neste caso talvez a agitação fosse necessária.