Diferença CHATEAU PEATED e CHATEAU SMOKED

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

MateusFerrari

Member
Joined
Mar 5, 2016
Messages
10
Reaction score
1
Boa noite!

Estou próximo de finalizar uma compra de alguns insumos pra renovar meu estoque, e realmente decidi inovar e buscar maltes 'diferentes'.
Entre os maltes defumados, encontrei o chateau peated e o chateau smoked.
Quais as diferenças entre eles, em relação a aromas, cor, paladar, espuma, etc? Alguém já usou os dois e poderia me iluminar neste caminho que agora decidi percorrer?

Grato desde já,
Mateus.
 
Bom dia!!!

Cara, nunca usei, mas fiquei bastante curioso em entender a diferença entre eles. Tem um tópico no hbt gringo falando justamente sobre isso. Me parece que são bem diferentes. Meu inglês não é 100% mas pelo que entendi o Peated é bem marcante. As quantidades utilizadas seriam bem menores em relação ao Smoked.

https://www.homebrewtalk.com/forum/threads/peat-vs-smoked-vs-rauch.48099/

No próprio catálogo da Castle Malting (http://www.castlemalting.com/Presentations/CastleMaltingBrochurePT.pdf) está recomendado até 10% de peated na mostura. O smoked, segundo eles, pode ser usado até 15% na mostura.

Os maltes peated são defumados com turfa. O mesmo carvão usado em algumas destilarias escocesas. O pior é que eu também nunca bebi um uísque escocês...

Dexavator, vc já usou os dois tipos? Li aqui http://whiskyeengenharia.blogspot.com.br/2015/09/whisky-e-turfa.html : Os defensores da turfa anseiam por sua intensidade mas também defendem que ela acrescenta sabores e aromas complexos, sendo mais evidente as notas de madeira queimada e algo defumado como queijo provolone e bacon frito.
Ou seja, o bacon tb está presente nesse malte. Apesar de estar falando sobre turfa em destilarias, também acredito que deva ter alguma relação com nossos maltes tb.
 
É bem o que o Dexavator disse.

Smoked = bacon/mortadela
Peated = lembra maeio que um whisky defumado

Fiz uma IPA com o smoked que ficou horrível, muito forte. Chamei de MortandIPA. kkkkk

Há alguns anos fiz uma IPA com o peated e gostei bastante. Antes comprava da WE, mas o frete está inviável.

Parece que agora tem uma loja em Brasília que tem o peated e vou testar novamente.
 
Passei no recém inaugurado Armazém do Cervejeiro (312 norte) uns dias antes do Natal e a pessoa que me atende disse que tem o peated lá, mas não comprei.
 
É bem o que o Dexavator disse.

Smoked = bacon/mortadela
Peated = lembra maeio que um whisky defumado

Fiz uma IPA com o smoked que ficou horrível, muito forte. Chamei de MortandIPA. kkkkk

Há alguns anos fiz uma IPA com o peated e gostei bastante. Antes comprava da WE, mas o frete está inviável.

Parece que agora tem uma loja em Brasília que tem o peated e vou testar novamente.


GRATO!

nem experimentar qualquer cerveja defumada eu já experimentei...

será que sua dosagem do smoked não foi alta não?
e se misturar os dois tb (smoked e peated), será se dá bom?
 
É bem o que o Dexavator disse.

Smoked = bacon/mortadela
Peated = lembra maeio que um whisky defumado

Fiz uma IPA com o smoked que ficou horrível, muito forte. Chamei de MortandIPA. kkkkk

Há alguns anos fiz uma IPA com o peated e gostei bastante. Antes comprava da WE, mas o frete está inviável.

Parece que agora tem uma loja em Brasília que tem o peated e vou testar novamente.




Na minha receita de IPA, EU USO O PEATED, justamente pelo toque amadeirado defumado, combino isso com lúpulos que possuem notas de madeira, picante e mel. Tabela adiciono mel nesta receita...

Após alguns meses de ajuste desde a primeira leva, ficou uma maravilha!
 
Passei no recém inaugurado Armazém do Cervejeiro (312 norte) uns dias antes do Natal e a pessoa que me atende disse que tem o peated lá, mas não comprei.

@Fabianoccc e @Ed81, passei no Armazém do Cervejeiro a umas semanas e tinha o Peated. Pensei nele para um smoked porter.
 
Já usei ambos, em algumas receitas. primeiro fiz uma Rauchbier com smoked, ficou uma maravilha, coisa deliciosa. Depois comprei o peated enganado, achando ser a mesma coisa que o smoked, repeti a mesma receita da rauch, ficou "ruim"... Ao invés do agradável aroma/sabor de bacon, nessa segunda sentia madeira defumada e Whisky envelhecido.

Depois que descobri o "erro", usei o peated "corretamente" em uma Scotch ale e em uma Old Ale que ficaram bem razoáveis.

É só saber usar, coisa que não é fácil sem tentativas e erros.
 
Pessoal, esse fórum aqui nunca me decepcionou. Desde que eu entrei aqui, há dois anos, tanto quando venho apenas fazer consultas quando venho perguntar algo, sou sempre prontamente atendido aqui pela galera. Meu sincero e grato MUITO OBRIGADO a todos!

:tank:

:mug:

:rockin:
 
Pessoal, alguem aqui já usou o próprio whisky direto na cerveja ? estou fazendo uma braley wine e usei chops de carvalho direto na cerveja por uma semana, adicionei cereja tbm, ficou legal, mas eu esperava mais do carvalho, talvez o tempo tenha sido pouco (1 semana de dry hop a 20C) e pensei que talvez desse pra colocar o proprio whisky na breja, mas não sei se o resultado ficaria bom ...
 
Pessoal, alguem aqui já usou o próprio whisky direto na cerveja ? estou fazendo uma braley wine e usei chops de carvalho direto na cerveja por uma semana, adicionei cereja tbm, ficou legal, mas eu esperava mais do carvalho, talvez o tempo tenha sido pouco (1 semana de dry hop a 20C) e pensei que talvez desse pra colocar o proprio whisky na breja, mas não sei se o resultado ficaria bom ...


Boa noite, Cléber!

Sugiro que você crie um tópico específico sobre isso, porque além de aumentar as chances de receber boas respostas, irá ajudar outras pessoas no futuro (e de quebra seguirá as recomendações do fórum).

Boa sorte com a adição de whisky! No mínimo deve ficar interessante!

Abraço
 
Back
Top