• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Devo ou não comprar um FERMENTADOR CÔNICO?

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Talvez uma opção seja utilizar duas bombonas de 40 ou 50, uma em cima da outra, se o problema maior for a largura e não altura da geladeira.

Mas no Mercado livre, por exemplo, existem alguns vendedores de bombonas de 80L-100L.. exemplo: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-830889688-bombona-plastica-100-litros-tr-com-tampa-_JM

Então man, eu pensei nessa opção de dividir o mosto em duas bombonas..
Mas o problema não é apenas largura da geladeira, é altura também. Não caberia duas bombonas uma em cima da outra. Como tem que ter o "head space", eu precisaria de bombonas de 60L, que são altas. Vou ver se encontro alguma bombona de 100 ou 120L com até 1m de altura (altura das minhas geladeiras). Valeu pelo link Gustavo, ajudou bastante.
Se alguém mais tiver alguma dica, deixa aqui pra nós rs

Abraço :mug:

Então man, eu pensei nessa opção de dividir o mosto em duas bombonas..
Mas o problema não é apenas largura da geladeira, é altura também. Não caberia duas bombonas uma em cima da outra. Como tem que ter o "head space", eu precisaria de bombonas de 60L, que são altas. Vou ver se encontro alguma bombona de 100 ou 120L com até 1m de altura (altura das minhas geladeiras). Valeu pelo link Gustavo, ajudou bastante.
Se alguém mais tiver alguma dica, deixa aqui pra nós rs

Abraço :mug:

Se você controla temperatura de fermentação, não tem como controlar em duas bombonas distintas, pois a temperatura entre elas poderá variar bastante, a não ser que seu freezer seja horizontal, mas ainda assim, terá algumas diferenças.

Se você controla temperatura de fermentação, não tem como controlar em duas bombonas distintas, pois a temperatura entre elas poderá variar bastante, a não ser que seu freezer seja horizontal, mas ainda assim, terá algumas diferenças.

Então cara, eu estou vendo uma bombona de 100L que tem apenas 71cm de altura, cabe sem problemas na minha geladeira. O fermentador cônico tem 120cm, acredito que seja um grande problema para a maioria...
Só vou estudar agora como fazer para maturar, pois minhas geladeiras são fraquinhas e não chegam á 0º. Baldes menores ao final da fermentação transporto para um freezer horizontal para maturar, mas com essa bombona de 100L será impossível transportar. Vou procurar uma solução...

Então cara, eu estou vendo uma bombona de 100L que tem apenas 71cm de altura, cabe sem problemas na minha geladeira. O fermentador cônico tem 120cm, acredito que seja um grande problema para a maioria...
Só vou estudar agora como fazer para maturar, pois minhas geladeiras são fraquinhas e não chegam á 0º. Baldes menores ao final da fermentação transporto para um freezer horizontal para maturar, mas com essa bombona de 100L será impossível transportar. Vou procurar uma solução...

Realmente.

Vc precisa ver como fará pra transportar.

Hoje em duas pessoas transporto 60 litros e já não é tão fácil...

Olhei o site aqui Rgorskicado, muito bom!!

Eles vendem para pessoa física? Ouvi dizer que só vendem em quantidades para empresas..

Vendem sim. Minha última compra foi de apenas 7 juntamente com um amigo.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Realmente.

Vc precisa ver como fará pra transportar.

Hoje em duas pessoas transporto 60 litros e já não é tão fácil...

Então Tomazela.. estou chegando á conclusão que o cônico (para este caso) será mais viável, pois vou poder fermentar, dry hopping, maturar e fazer o priming sem precisar de trasfega...

Tô fazendo assim com os meus. Acho jogo pra quem quer levar a parada pra um nível mais elevado
1cb778cab9c128a8a8e8cca9dc9c0a51.jpg
b32a372d6931f4b80e3287171b3d2998.jpg

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk

Prezados, gostaria de construir um fermentador refrigerado , alguém teria um projeto referente, estava pensando em colocar um sistema dentro do fermentador um chillher e uma motor de geladeira.

Prezados, gostaria de construir um fermentador refrigerado , alguém teria um projeto referente, estava pensando em colocar um sistema dentro do fermentador um chillher e uma motor de geladeira.
Tô fazendo isso.
9a34d0e2ef3f14301a8da0aa355e40e8.jpg

Tô fazendo isso.
9a34d0e2ef3f14301a8da0aa355e40e8.jpg

Estou com a mesma idéia:
inclusive achei esse produto:

http://www.indupropil.com.br/produt...racao-completo-tampa-fermentador-bege-25-50-l

o meu receio é da perda de temperatura com o ambiente, acho que teremos que colocar uma manta termica no entorno, neopreme ou espuma, algo do tipo.

Alguem utiliza isso?

Boa tarde!! Esses Fermentadores Cônicos de Parede Simples aguentam algum tipo de pressão? Uma leve pressão só para enviar a cerveja para um fermentador de maturação, liberando o fermentador para fazer nova leva de cerveja!! Abçs

Boa tarde!! Esses Fermentadores Cônicos de Parede Simples aguentam algum tipo de pressão? Uma leve pressão só para enviar a cerveja para um fermentador de maturação, liberando o fermentador para fazer nova leva de cerveja!! Abçs
De certo modo sim, o que você pode fazer é injetar CO2 somente no momento da transfega. Eu indicaria 0,1 bar.

De certo modo sim, o que você pode fazer é injetar CO2 somente no momento da transfega. Eu indicaria 0,1 bar.
peguei numa troca recentemente dois de 110L parede simples, primeiro pela oportunidade e segundo por estar aumentando minhas levas. Em contato com o fabricante (JTPolipropileno) fui informado que não suporta pressurização, e os poucos retornos que tiveram de acidentes foi devido a isso. A garantia não cobre e suporta até 90°c, porém recomendam no máximo 80°c.

peguei numa troca recentemente dois de 110L parede simples, primeiro pela oportunidade e segundo por estar aumentando minhas levas. Em contato com o fabricante (JTPolipropileno) fui informado que não suporta pressurização, e os poucos retornos que tiveram de acidentes foi devido a isso. A garantia não cobre e suporta até 90°c, porém recomendam no máximo 80°c.
Edgar, o que voce achou da tampa? Eu tinha da indupropil, mas era terrível para fechar, tinha que aplicar muita força senão não vedava. Se fosse comprar outro pegaria um Damek que é com tarraxas.

Edgar, o que voce achou da tampa? Eu tinha da indupropil, mas era terrível para fechar, tinha que aplicar muita força senão não vedava. Se fosse comprar outro pegaria um Damek que é com tarraxas.
Cara, achei a tampa bem boa... Não é difícil de fechar pois a rosca é bem grossa e dá cerca de 5 voltas completas até travar. Possui uns "apoios" que dá uma boa pegada na hora de abrir e fechar, e usa uma borracha de vedação que fica no fermentador (e não na tampa) dentro de um tipo de rebaixo que não deixa ela sair do lugar durante o aperto. Ah, e essa borracha é a mesma usada em panelas de pressão, então se precisar trocar um dia é barata e acha fácil. Estou com uma Weiss estreiando ele e a vedação foi ótima, testei para vazamentos com ar comprimido antes sem novidades. Achei até que a fermentação ocorreu mais rápido, mas deve ser a ansiedade kkkk

desde que iniciei o feitio uso fermentadores cônicos, o meu de 50L nem cheguei a encher e já o vendi pois achei pequeno... Hoje tenho um de 150L outro que pega 100 e outros dois de 85L em uma geladeira de Inox da Klima que não recomendo a ninguém adquirir!

Como faço uso da lama é indispensável ao cervejeiro ao meu ver, fermentador não é pra ficar dando banda, faço a dosagem de açucar em balde de 20L e com uma pipeta de encher garrafa de inox que comprie na gringa encho as garrafas...

Só tem que purgar se tu quiser fazer algo com o fermento, se não, não tem sentido ficar purgando antes do final da secundária.

Leu isso em algum livro, ou algum lugar QUE CITOU algum livro/artigo?

Abraço,
Não concordo Guenther ...se tu tens o fermentador conico é justamente para purgar o fermento , e adicionar o lúpulo na fermentação secundária ...sem interferencia da levedura no aromas .....independente se vai utilizar ou não o fermento ....e ainda não ter problema de levar leveduras para o priming /carbonatação forçada ....mais limpa a cerveja ...Correto ?.....ABÇ

Last edited:
Back