• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Desnível em airlock de três peças na fermentação

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Krishna

Well-Known Member
Reaction score
138
Opa galera, beleza?

Seguinte, pode ser ansiedade de principiante, mas to meio preocupado com a fermentação da cerva que fiz ontem. Essa foi minha primeira brassagem...

Já li nuns posts aqui que isso de não está borbulhando não é sinal de falta de atividade das leveduras, certo? Mas aqui, além de não borbulhar, não ta ocorrendo o desnível no airlock de três peças. Se fosse só a falta de atividade, acho que ficaria tranquilo de que estaria tudo ok... Aí que vem a insegurança..

Então, to na dúvida: deveria acorrer esse desnível? Se sim, como deveria ser a aparência dele?

É isso. Abraço galera.

Pensei aqui e resolvi postar essa foto aí... Que sabe ajuda na ajuda, rs.

Attachments

• image.jpg
    image.jpg
    88.8 KB
Desnível ?? Como assim ??

O meu airlock é desse e pela foto não tem nada de errado, só me parece que tem muito líquido, mas não dá pra afirmar com certeza pois não consegui ver a linha de marcação pela foto.

E pela foto você usa os baldes brancos, eles são difíceis de fechar, então pode ser que o seu não esteja totalmente vedado, tem que ouvir uns 3 "clicks" pra ele fechar completamente..

obs.: se ele fechar completamente vai ser um parto para abrir, a menos que você tenha aquele abridor de baldes..

Opa dcunha, beleza?

Pois é, quando cheguei em casa agora a tarde é que fui ver e fiquei pensando nesse lance do desnível, que podia ser indicador de algo. Mas depois matutando, acho que é airlock em 's' que dá desnível, né? Viajei então...

A propósito: esses três click são níveis de vedação ou três clicks em pontos diferentes da tampa do balde, a medida que você aperta?

Vixi, acho que descobri o problema. Resolvi tirar o air lock pra dar uma olhada. Devo ter forçado demais o airlock ao colocar ele e a borracha de vedação cortou... Vacilooooooooooooo!!!! Correr no Lamas pra comprar outra.

Tensooooo....

Alguma dica pra cuidado de sanitização quando abrir a tampa pra trocar a borracha?

Vixi, acho que descobri o problema. Resolvi tirar o air lock pra dar uma olhada. Devo ter forçado demais o airlock ao colocar ele e a borracha de vedação cortou... Vacilooooooooooooo!!!! Correr no Lamas pra comprar outra.

Tensooooo....

Alguma dica pra cuidado de sanitização quando abrir a tampa pra trocar a borracha?

Deixa como tá.
Depois que você terminar de fermentar (onde digo terminar de fermentar, leia-se o densímetro estacionou ao medir num intervalo de 1 ou 2 dias), substitua a borracha.

Não vá inventar de trocá-la com a cerveja aí, pois é completamente desnecessário.

Sua breja não irá contaminar por isso

Deixa como tá.
Depois que você terminar de fermentar (onde digo terminar de fermentar, leia-se o densímetro estacionou ao medir num intervalo de 1 ou 2 dias), substitua a borracha.

Não vá inventar de trocá-la com a cerveja aí, pois é completamente desnecessário.

Sua breja não irá contaminar por isso

Sério tomazela? Mas aqui, essa primeira fermentação vai ocorrer em até dois dias só? Se precisar de mais dias, ainda assim deixo como está?

Imaginem um cara ansioso... Eu agora!

Sério tomazela? Mas aqui, essa primeira fermentação vai ocorrer em até dois dias só? Se precisar de mais dias, ainda assim deixo como está?

Imaginem um cara ansioso... Eu agora!

Nãããão!

Deixe pelo menos uns 4 dias fermentando, meça com o densímetro.

Dois dias depois dessa medida, meça denovo se a medida for a mesma, significa que acabou a fermentação.

Caso a segunda medida seja menor do que a anterior, deixe mais 1 ou 2 dias meça denovo...

Ou seja...qd estabilizar e parar de atenuar, significa que acabou

Rapaz, para saber se vedou bem é so apertar a tampa do balde... Se o airlock borbulhar ótimo! Está bem lacrado.

O intervalo de 2 dias que o @tomazela disse é para saber se a fermentação terminou, e não que sua cerveja vai fermentar em 2 dias.

Não existe tempo certo de fermentação..

Também acho que não deve mexer agora, espera terminar e depois vc arruma essa borracha..

Cara na minha primeira vez também cortei essa borrachinha preta, fui inventar de tirar o airlock pra ver porque não borbulhava :D
No fim das contas tive que comprar aquela de silicone, bem melhor e mais resistente também. E na maioria das vezes, notei que o airlock dava uma "desnivelada" tambem, pelo que vi tá tudo normal. :tank:

Opa Pessoal! Muito obrigado pela presteza nas respostas. Por isso e outras coisas que vejo o quanto esse fórum é demais! Ontem, depois que li os posts pelo celular desencanei e deixei a natureza seguir seu rumo, rs. Só não deu pra escrever aqui... Então, a todos, muito obrigado.

Mas vamos lá:

tomazela e dcunha, vacilei ao ler o post de 2 dias. Acho que tava muito "avuado" pela ansiedade... Não tinha entendido. Valeu reforçar e corrigir. Agora entendi.

Oh peter, a questão da vedação, dos clicks dos baldes, é que isso é subjetivo demais ("ouvir um click"). Mas como e onde? Por isso perguntei se seriam níveis de clicks e/ou pontos de clicks na berrada da tampa onde se aperta. Se for por níveis de clicks, você apertará no mesmo ponto e vai ouvi-los. Se for por pontos na berrada, você ouvirá um click, depois em outro ponto da berrada onde você apertou ouvirá outro click... E por aí vai. Como é a primeira que to fazendo, não sei ao certo.

zitro, vacilei também. Acho que nem vou comprar a de silicone não. Comprar outra dessa que já tenho e ter mais cuidado da próxima.

Só atualizando o processo aqui, ontem reli as dicas do post fixo para iniciantes do Guenther. Tinha lido há uma semana e não me lembrava de tudo. Aí vi de onde "inventei" a questão do desnível. Lá ele fala disso, da diferença de pressão, mas provavelmente pros airlocks em S, certo?

Lá reli também a dica do pequeno aperto na tampa pra ver se o balde tá vedado. Dei esse pequeno aperto e borbulhou o airlock. Então, mesmo com a borrachinha estragada ainda tá vedado, não é isso? Aproveitei antes, aliás, e dei uma olhada no mosto pelo buraquinho do airlock. Tinha espuma. Outro bom sinal, certo? Mas ação e "borbulhas de amor a luz da lua" (Fagner na veia! rs) no airlock nada.

Paciência? Paciência, já que é o segundo dia de fermentação, certo?

Outra coisa, não fiz hidratação do fermento nem mexi depois que despejei no mosto no balde. Pode ter a ver a lentidão na fermentação, e por isso nada de bolhas?

No mais é isso. Valeu galera.

Back