Dúvidas primeira breja american IPA!

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Jan 3, 2016
Messages
11
Reaction score
2
Bom dia!
Fiz minha primeira brassagem ontem (02/01/2016) de uma American Ipa 20l.
Segui todos os passos e sanitizei tudo certo, ela agora esta no fermentador em temperatura de 18°, mas o airlock não esta borbulhando, eu vedei com rolopac o fermentador inteiro para não ter problema de vazamento... e hoje abri rapidamente para verificar o aspecto, poderiam me falar se esta fermentado? segue a foto:
obs: n medi densidade e não hidratei o fermento :(
 

Attachments

  • AEAE.jpg
    AEAE.jpg
    69.7 KB · Views: 93
Pela cara eu diria que está fermentando sim.

Essas bolhas aí na superfície indicam fermentação.

Você pode fechar o balde e deixar ele quieto agora, quanto mais abrir durante o processo, maiores são as chances de contaminação.

Uma boa prática também é limpar bem o balde por fora. Se você não limpar bem estes pingos de mosto aí na tampa, com certeza vai dar bolor.
 
Cara fecha isso pelamordedeus!
Fiz uma IPA 2 semanas atras usando o fermento US-05, e o air lock comecou a apresentar atividade somente apos umas 32 horas após inoculação. Da pra ver pela foto, que já está apresentando alguma fermentação pelas bolhas ali, quando você abre a tampa, além de perder pressão interna, ainda está correndo um risco enorme de cantamição com leveduras selvagens e bactérias, e caso isso ocorra vai da me***.
Não é pq não está borbulhando que o seu fermento não está ativo, o que o ocorre e é nesta fase inicial as células estão mais "preocupadas" em se multiplicar e como o número delas ainda é pequeno, fica mais difícil mesmo de observar, após essa fase inicial é que a fermentação fica mais intensa, as leveduras começam a consumir os açucares do mosto e produzir alcool e CO2(responsavel pelas bolhas).
Meu conselho então é: Fecha isso e nunca mais abra o fermentador antes do 3 ou 4 dia, torce para não ter contaminado, e abra uma cerveja relaxa e espera pelo menos 7 dias para ver qq rola.
:)
 
Obrigado, notei que tem uns pingos de agua na tampa... é bom limpar ou só deixar fechado? e esperar uns 7 dias depois abrir?
 
Cara, acho que, ao invés de "esquecer" a cerveja, seria mais interessante, um ou dois dias a partir do momento em que o airlock parar de borbulhar, medir a densidade do líquido. Assim, você (primeiro) já vai se acostumando com o processo correto, e (segundo) só assim vai ter certeza que a fermentação de fato acabou (comparando a densidade com a do dia anterior).
Abraços!
 
Cara, acho que, ao invés de "esquecer" a cerveja, seria mais interessante, um ou dois dias a partir do momento em que o airlock parar de borbulhar, medir a densidade do líquido. Assim, você (primeiro) já vai se acostumando com o processo correto, e (segundo) só assim vai ter certeza que a fermentação de fato acabou (comparando a densidade com a do dia anterior).
Abraços!

Pois é, o porém é que eu ainda não comprei o densímetro kkkk, vou deixar por 8 dias a fermentação depois esquecer uns 10 a 15 dias na maturação...na proxima brassagem ou fazer medindo...
 
Pois é, o porém é que eu ainda não comprei o densímetro kkkk, vou deixar por 8 dias a fermentação depois esquecer uns 10 a 15 dias na maturação...na proxima brassagem ou fazer medindo...

Cara, esse pode ser um hobby perigoso. Muitos acham que o densímetro serve apenas para te ajudar no cálculo do ABV, para mim é instrumento de segurança. Engarrafar cerveja com fermentação incompleta pode gerar granadas cervejeiras. Eu aconselho você investir em um densímetro (ou outro instrumento de medição) o quanto antes.
 
Pois é, o porém é que eu ainda não comprei o densímetro kkkk, vou deixar por 8 dias a fermentação depois esquecer uns 10 a 15 dias na maturação...na proxima brassagem ou fazer medindo...

rsrs Por via das dúvidas, sugiro que deixe mais do que esses oito dias em temperatura ambiente (fique tranquilo que, pelo que tenho lido aqui - também sou iniciante - não vai estragar a sua cerveja, pelo contrário, a minha já está há duas semanas maturando em temperatura ambiente e tende - ou pelo menos deveria - ficar melhor a cada dia) e só então coloque ela na geladeira, para clarificar antes de engarrafar.
 
Cara, esse pode ser um hobby perigoso. Muitos acham que o densímetro serve apenas para te ajudar no cálculo do ABV, para mim é instrumento de segurança. Engarrafar cerveja com fermentação incompleta pode gerar granadas cervejeiras. Eu aconselho você investir em um densímetro (ou outro instrumento de medição) o quanto antes.

Vou comprar essa semana ja!
 
rsrs Por via das dúvidas, sugiro que deixe mais do que esses oito dias em temperatura ambiente (fique tranquilo que, pelo que tenho lido aqui - também sou iniciante - não vai estragar a sua cerveja, pelo contrário, a minha já está há duas semanas maturando em temperatura ambiente e tende - ou pelo menos deveria - ficar melhor a cada dia) e só então coloque ela na geladeira, para clarificar antes de engarrafar.

Todo tutorial que eu vejo fala uma data diferente pra deixar fermentando e maturando...no fermento diz que ele age de 15 a 22° e aqui onde eu moro ( interior de mg) é muito quente... to deixando a 18° controlado e depois maturar em 8° mais ou menos, qq vc acha?
 
Vai dar certo, ainda mais controlando a temperatura da fermentação, mas eu ja fiz algumas onde a temperatura durante a fermentação bateu 31 graus :(
O problema que eu identifiquei foi a formacao de off flavors e alcoois superiores, estou com uma agora maturando e mantive a fermentação em 24 graus... Devo engarrafar esse fds
 
Estou no 8° dia de fermentação (18° controlada) e como não estou medindo a densidade, vou deixar mais uns 2 dias fermentando totalizando 10 dias fermentando. Minha dúvida é a seguinte, na hora da brassagem da American IPA no passo a passo pedia pra colocar 22 a 25 litros de agua, coloquei 25 pra não precisar fazer a lavagem porque so tinha uma panela,mas não imaginei que o malte absorveria tanta água ! Ficou mais ou menos com uns 16,5 L fina.Passado 7 dias então retirei uma amostra da cerveja do fermentador e ela esta com uma cor marrom de lama.Só tenho um fermentador, então pra evitar que a cerveja tenha contato com oxigenio e evite oxidação da mesma,posso abaixar a temperatura para 3-4°? isso ''adormeceria o fermento'' certo? E sobre uma alternativa para ''clarear a cerveja'' seria o uso de gelatina em pó incolor, poderia colocar no maturador os 10 dias? ou posso jogar junto com o lupulo faltando 5 dias na maturação?
 
Olá,

Cara.... muitas perguntas juntas. Vamos organizar isso. :)

Estou no 8° dia de fermentação (18° controlada) e como não estou medindo a densidade, vou deixar mais uns 2 dias fermentando totalizando 10 dias fermentando.

Você pode não medir a densidade durante a fermentação, ok, mas, para um iniciante, não medir a densidade final pelo menos 2 vezes durante uns dois dias seguidos, é como fazer cerveja de olhos fechados.

Minha dúvida é a seguinte, na hora da brassagem da American IPA no passo a passo pedia pra colocar 22 a 25 litros de agua, coloquei 25 pra não precisar fazer a lavagem porque so tinha uma panela,mas não imaginei que o malte absorveria tanta água! Ficou mais ou menos com uns 16,5 L fina.Passado 7 dias então retirei uma amostra da cerveja do fermentador e ela esta com uma cor marrom de lama.

Você, aparentemente fez menos volume do que programava, logo, a cor vai ficar bem mais escura. Somando a isso o fato de estar durante a fermentação, vai ter um monte de levedura em suspensão. Resultado? Cerveja com cor de lama..... completamente normal. Se não estiver... aí sim é de se preocupar. :)

Só tenho um fermentador, então pra evitar que a cerveja tenha contato com oxigenio e evite oxidação da mesma,posso abaixar a temperatura para 3-4°? isso ''adormeceria o fermento'' certo?

Sim. E não tem motivo, na imensa maioria dos casos, pra transferir a cerveja de fermentador.

E sobre uma alternativa para ''clarear a cerveja'' seria o uso de gelatina em pó incolor, poderia colocar no maturador os 10 dias? ou posso jogar junto com o lupulo faltando 5 dias na maturação?

Não entendi a pergunta.... "colocar no maturador os 10 dias"? "junto com o lúpulo faltando 5 dias"?

Você vai fazer dry-hopping? Se for, tem que usar gelatina depois.. se você gelatina antes (pra deixar a cerveja límpida) e depois fazer dry-hopping, vai deixar a cerveja turva novamente, não?

Abraço,
 
Estou no 8° dia de fermentação (18° controlada) e como não estou medindo a densidade, vou deixar mais uns 2 dias fermentando totalizando 10 dias fermentando. Minha dúvida é a seguinte, na hora da brassagem da American IPA no passo a passo pedia pra colocar 22 a 25 litros de agua, coloquei 25 pra não precisar fazer a lavagem porque so tinha uma panela,mas não imaginei que o malte absorveria tanta água ! Ficou mais ou menos com uns 16,5 L fina.Passado 7 dias então retirei uma amostra da cerveja do fermentador e ela esta com uma cor marrom de lama.Só tenho um fermentador, então pra evitar que a cerveja tenha contato com oxigenio e evite oxidação da mesma,posso abaixar a temperatura para 3-4°? isso ''adormeceria o fermento'' certo? E sobre uma alternativa para ''clarear a cerveja'' seria o uso de gelatina em pó incolor, poderia colocar no maturador os 10 dias? ou posso jogar junto com o lupulo faltando 5 dias na maturação?

Opa! Fiz a minha primeira brassagem de uma Ale esses dias e estou perto de seguir para a fase de maturação.

Não sei se te ajuda, mas vou te falar o que fiz antes de iniciar a fermentação e o que vou fazer até atingir a fase de maturação:

- Ao terminar processo de fervura, resfriei o mosto até 20° e na medição obtive um valor de 1,090;
- Todo meu processo de fermentação está ocorrendo em temperatura ambiente (média de 23° ou 24° sem grandes variações de temperatura);
- Minha fermentação está ocorrendo desde a madrugada do dia 06/01/15 (a receita falava para fermentar por 5 dias mas vou extender este prazo);
- Fiz uma nova medição na noite de 10/01/15 e resultou um valor de 1,036;
- Amanhã (12/01/15) farei uma nova medição e começo a acompanhar para ver se parou de baixar. O ideal é que ela chegasse em 1,015 para manter a receita mas não sei se vai chegar (ultimamente tem pouca 'movimentação' no airlock).
- Ao parar de diminuir a densidade, vou iniciar o processo de maturação entre 0°C - 1°C (ainda estou estudando se devo fazer a mudança de balde ou não);

Como já falaram, é bom comprar um densímetro para poder acompanhar como está rolando a fermentação, se já terminou e etc.
 
Não entendi a pergunta.... "colocar no maturador os 10 dias"? "junto com o lúpulo faltando 5 dias"?

Você vai fazer dry-hopping? Se for, tem que usar gelatina depois.. se você gelatina antes (pra deixar a cerveja límpida) e depois fazer dry-hopping, vai deixar a cerveja turva novamente, não?

Abraço,

Sim, ja fiz o dry hopping... no 10° dia de fermentação eu subi a temperatura de 18 para 23~25° e coloquei na hop bag, deixar uns 5 dias e faço o cold crush!
Mais uma vez obrigado pela resposta!
 
Opa! Fiz a minha primeira brassagem de uma Ale esses dias e estou perto de seguir para a fase de maturação.

Não sei se te ajuda, mas vou te falar o que fiz antes de iniciar a fermentação e o que vou fazer até atingir a fase de maturação:

- Ao terminar processo de fervura, resfriei o mosto até 20° e na medição obtive um valor de 1,090;
- Todo meu processo de fermentação está ocorrendo em temperatura ambiente (média de 23° ou 24° sem grandes variações de temperatura);
- Minha fermentação está ocorrendo desde a madrugada do dia 06/01/15 (a receita falava para fermentar por 5 dias mas vou extender este prazo);
- Fiz uma nova medição na noite de 10/01/15 e resultou um valor de 1,036;
- Amanhã (12/01/15) farei uma nova medição e começo a acompanhar para ver se parou de baixar. O ideal é que ela chegasse em 1,015 para manter a receita mas não sei se vai chegar (ultimamente tem pouca 'movimentação' no airlock).
- Ao parar de diminuir a densidade, vou iniciar o processo de maturação entre 0°C - 1°C (ainda estou estudando se devo fazer a mudança de balde ou não);

Como já falaram, é bom comprar um densímetro para poder acompanhar como está rolando a fermentação, se já terminou e etc.

Nossa, eu nem imaginei que usaria o densímetro... erro meu :(, mas ja comprei um com um novo kit de 20 litros, vou envasar essa American Ipa daqui 15 dias, e depois começar a fazer outra leva com 20 litros de uma APA :D Boa sorte pra nós!
 
Back
Top