Dúvidas Fermentação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Timpalaveri

New Member
Joined
Oct 17, 2014
Messages
4
Reaction score
0
Olá, fiz algumas levas de cerveja e na próxima queria fazer uma Saison, bem saborosa, mas tenho algumas dúvidas a respeito da fermentação e são elas:

1) No que li a respeito, fermento para saison, somente líquido?? Ou posso usar um fermento seco, tipo T58, pois não tenho prática com fermentos líquidos.
2) Vou fazer 45 lts, então costumo usar 2 saches de fermento, alguém já misturou 2 tipos de fermentos diferentes, tipo WB-06 e T58, ahh pretendo usar na minha Saison um pouco de malte de Trigo e malte acidificado, o que podem me falar a respeito?
 
Oi Timpalaveri, vamos la, ponto a ponto:

1) Pode usar fermento seco sim, não tem problema nenhum. Você só precisa dar uma lida nas características que deseja na cerveja e quais características que o fermento te propicia, e aí fazer a escolha de qual vai querer.
A saison que eu fiz utilizei o Belle Saison da Lallemand (seco), que tem característica frutado e condimentado. Em geral, a turma cervejeira fala muito bem dele.

2)E se quiser pode usar sim o T-58 para fazer a sua saison. Nunca usei ele, mas a sua característica indica que pode ser usado para saison.

3) 2 pacotes de fermento seco para 45 litros de cerveja é bem abaixo do adequado. Indicaria 3 a 4 pacotes, dependendo da sua OG.

4)A maioria dos cervejeiros e cervejarias acredito que utilizem um fermento só por cerveja, pelo menos quanto a fermentação "primária", mas/porém/todavia/entretanto não é problema utilizar mais de um fermento não. Só deve saber que a característica da sua cerveja vai mudar, adquirindo características "flavors" dos dois tipos de fermento. Só testando para saber como vai ficar, eu particularmente, nunca fiz.

5) Pode usar um pouco de trigo na saison sim, inclusive é comumente utilizado em várias receitas de saison. Em pequena quantidade esse malte não vai alterar nada o sabor, e ajuda na espuma.
Quanto ao malte acidificado nunca utilizei, e não posso falar muito sobre ele.

espero ter ajudado, abraço
 
Além do Belle Saison, também tem o Mangrove Jack's M27 que é seco.
 
Obrigado Pessoal, me ajudou bastante, vou buscar adquirir esses fermentos, pois quero fazer o mais fiel possível, obrigado em especial a Motammg e Paulo Dalla Santa:tank:
 

Latest posts

Back
Top