• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Dúvidas de iniciante - aquisição e processo

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

murilogmorais

New Member
Reaction score
0
Boa tarde amigos,

Decidi começar a fazer minhas próprias cerveja e resolvi ver vídeos e ler fóruns sobre o assunto, ai começaram a surgir várias dúvidas que fui descobrindo a resposta ao "fuçar" em vários tópicos pela internet afora, porém algumas dúvidas ainda não encontrei a resposta e também preciso de uma dica sobre os aparelhos que pretendo adquirir, considerando que não tenho muito espaço e pretendo produzir 10 litros inicialmente no modo BREWING IN A BAG

Montei um Kit em um site (https://www.brewheadshop.com.br/) que com o frete (R$55) saiu num total de R$512, já com os ingredientes para primeira fabricação, abaixo relação:

Panela 15 L (com torneira)
Balde 12 L (com torneira e airlock)
Termômetro
Colher cervejeira
Grain Bag (para o BIAB)
Densímetro
Arrolhador
Tampinha (pacote com 50)
Matéria Prima

se alguém quiser conferir este é o kit https://www.brewheadshop.com.br/products/KIT-BASICO-PARA-FABRICACAO-DE-10-LITROS-DE-CERVEJA.html

Mas voltando ao assunto da fabricação, não vi muito segredo em preparar o mosto, nem a fervura mas não entendi muito bem a parte mais delicada: a fermentação.

Para o processo pensei em utilizar uma geladeira (dessas de 1 porta comum branca) que está parada e possui regulagem de temperatura em três níveis sendo eles: minimo, médio e máximo. Porém percebi que durante a fermentação primária o liquido deve ficar numa temperatura bem baixa, e extremamente controlada (pelo que li 5 graus + ou -) e depois subir ao poucos com o passar do tempo. Eu consigo fazer esse processo utilizando essa simples geladeira ?

Outra dúvida é, após esse processo de fermentação eu devo retirar o balde fermentador da temperatura controlada e passar para maturação em temperatura ambiente (na minha cidade faz entre 22 e 30 graus na época que pretendo produzir).

Agradeço a atenção de quem puder me responder e peço desculpas se falei alguma bobagem, estou começando né kkkkk

Abraço!

Boa tarde murilogmorais,
também adquiri meu kit 10L BIAB da BrewHeadShop, fui pessoalmente à loja e tive a oportunidade de conversar com um dos proprietários e tirar várias dúvidas, pois também não havia feito nenhum curso, apenas lí alguns livros e fóruns/blogs.

Fermentação: A temperatura da fermentação varia por receita e fermento utilizado, consulte o envelope do fermento que você recebeu e inicie pela temperatura mínima, acrescentando 1 grau por dia.
As geladeiras convencionais não fornecem o controle preciso de temperatura necessário, geralmente utiliza-se um controlador de temperatura.
Maturação: Costuma-se utilizar uma temperatura 10 graus abaixo da utilizada para a fermentação, fazendo-se um "cold brake" nos últimos 5 dias com uma temperatura de 1 a 5 graus C.
P.Ex.: Fermentou a 17 graus, matura-se a 7 graus, com 5 dias de cold brake.

Leia os tópicos fixos. Suas perguntas estão respondidas lá.

Depois, leia o how to brew. De verdade. Com calma.

Abraços,

@mutilogmorais, procure o pessoal da Cathedral, ou o David da Redcor... tem muita gente boa em Maringá que faz cerveja a muito tempo e não só dá cursos mas ensina o pessoal nos encontros que são realizados mensalmente!

Murilo...
10Litros é muito pouco...compra os equipamentos para 20 L, faço no modo BIAB tbm no fogão do meu Ap, 10 Litros vc vai conseguir muito pouco para quase 05 horas de trabalho e 40 dias de processo...
Se vc puder comprar duas panelas depois é bom tbm, pois na hora de lavar os grãos e completar a panela para a fervura, vc já vai ter a água total na temperatura certa( apanhamos muito para ficar enchendo panelas pequenas e quase se queimando para lavar os grãos)......
Compra um termostato para vc fazer uma boa fermentação e maturação...
Aqui no RJ compramos todos os materiais em lojas de rua mesmo e alguns itens cervejeiros na Malte&Arte www.malteearte.com.br
Boa sorte meu camarada

Olha a foto do meu sócio aqui no Ap..
4fff8c17a11f0ef5e7d0c71618a74779.jpg

Murilo...
10Litros é muito pouco...compra os equipamentos para 20 L, faço no modo BIAB tbm no fogão do meu Ap, 10 Litros vc vai conseguir muito pouco para quase 05 horas de trabalho e 40 dias de processo...
Se vc puder comprar duas panelas depois é bom tbm, pois na hora de lavar os grãos e completar a panela para a fervura, vc já vai ter a água total na temperatura certa( apanhamos muito para ficar enchendo panelas pequenas e quase se queimando para lavar os grãos)......
Compra um termostato para vc fazer uma boa fermentação e maturação...
Aqui no RJ compramos todos os materiais em lojas de rua mesmo e alguns itens cervejeiros na Malte&Arte www.malteearte.com.br
Boa sorte meu camarada

Olha a foto do meu sócio aqui no Ap..
4fff8c17a11f0ef5e7d0c71618a74779.jpg

Eu tenho dois kits.

Um de 5 litros BIAB, para fazer meus testes.

Um kit de 30 litros RIMS, onde replico os testes que gostei.

No BIAB, preciso de 4 horas desde iniciar o mash ate guardar as coisas.

No kit 30 litros se vao quase 6 horas e fora a mao de obra em lavar, secar e guardar.

Olá, amigo...
Tbm estou montando um equipamento para mim, já estou terminando e meu objetivo são levas de 10 litros tbm, mas principalmente mais repetições do processo.
Tenho limitações de espaço, e não recebo muitos amigos q gostão de cerveja, recebo mais os Skolzeiros hehehe, então 10 litros acho uma ótima escolha, principalmente para meu objetivo de fazer e aprender muitos estilos.

Boa sorte para nós q estamos começando nesta empreitada.

Murilo, eu também comprei meu kit mês passado, estava inicialmente interessado em um de 20L, porém ao pesquisar muito optei por um de 40L exatamente pelo que o Andre descreveu acima.

Futuramente pretendo ter um kit para 10 litros apenas para " brincar " rs

abs,

Murilo, eu também comprei meu kit mês passado, estava inicialmente interessado em um de 20L, porém ao pesquisar muito optei por um de 40L exatamente pelo que o Andre descreveu acima.

Futuramente pretendo ter um kit para 10 litros apenas para " brincar " rs

abs,

Acho que vou pro do 20 litros mesmo, nem muito nem pouco e o mesmo trabalho kkkkkkk

Olá pessoal, dando meu depoimento...

amanha farei minha 5ª leva de 20L com aquele kit padrão que a grande maioria inicia (2 panelas de 32L + chiller de cobre e um par de outros item como balança, densimetro etc).

Três pontos que eu vejo importante pra todos que estão começando ou que como eu já romperam algumas brassagens:

1) Controle de temperatura pra fermentação: Acho vital ter uma geladeira exclusiva pra fermentar e usar um Termostato bacana nela...o meu foi algo na casa de R$ 70,00 a R$ 100,00 (Tic-17)

2) O tamanho das panelas: Sempre deve-se levar em conta a capacidade de estocar ou fermentar, afinal hoje eu tenho panelas para 20L e um fermentador para 30L, sendo que minha geladeira cabe frouxo mais um bande de uns 15/20L, ou seja posso de boa aumentar minha produção talvez para uns 50L. Como moro em casa tenho muito espaço depois pra guardar garrafas etc(recebi de presente um lote de 200 garrafas de 600ml do meu primo). Porém como foi falado nos posts anteriores, quanto maior a produção mais trabalho da na hora de montar e desmontar/lavar tudo, e isso pra mim é a pior parte porque você termina tudo, está cansado e ainda tem que ir pra torneira lavar as panelas...enfim tenha sempre um kit do tamanho justo para tua capacidade e não dimensione ele pensando que vai gastar 6 horas pra fazer só 20L e podia ta fazendo 50L no mesmo tempo.

3) Ainda sobre o tamanho da produção, estou planejando aumentar minha produção e conversando com outro cervejeiro ele me recomendou comprar uma panela de para fervura já de de uns 68L ao inves de um avanço menor para algo como 40L, ou seja posso utilizar minhas panela de 32L e fazer até 30L de cerveja (que é minha capacidade de fermentação atual) e no futuro comprando outro fermentador posso subir de nível com mais facilidade. Da mesma forma estou já com o planejamento para comprar uma panela de 10L para fazer um BIAB e como foi dito antes nessa de 10L da pra brincar um monte fazendo testes em menor escala, usando o fogão da cozinha numa boa, posso pegar uma noite depois do trabalho e curtir de boa afinal, terminado o processo terei uma panela que posso lavar na pia da cozinha de boa.

Bom essas são minhas opiniões
Abs
Adriano

Latest posts

Back