• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Dúvida sobre sanitização e maturação

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

serginhotk

Member
Reaction score
0
Boa tarde, estou entrando no mundo das cervejas artesanais, comprei todos os equipamentos, porém tenho algumas dúvidas:

Sanitização: comprei o pac 200 e o álcool 70º, devo sanitizar tudo? como a bomba de circulação, steirlock, chiller de contra fluxo, mangueiras do chiller..
Se sim, como devo fazer a sanitização e com qual produto?

Maturação: Como andei lendo, o ideal é passar o líquido fermentado de um balde para o balde de maturação, porém comprei apenas um balde, eu poderia passar o líquido fermentado para um caldeirão sanitizado, apenas para fazer a limpeza e sanitização do balde, e então voltar com o líquido para o balde, para iniciar o processo de maturação?

Obrigado!

Bem, vou tentar contribuir com o pouco que sei:
Tudo que entra em contato com o mosto após a fervura deve ser sanitizado. Quanto ao produto desconheço esse pac 200 e não sou fã de usar álcool 70 para tudo. Sugiro uma busca no fórum/internet sobre o assunto sanitização , encontrará fácil diversas alternativas( iodoform e etc)
Apesar de não ser o ideal você pode sim usar sua panela para transferência desde que seja bem sanitizada, mas saiba que com isso você irá oxidar a cerveja e aumentará o risco de contaminação. Sugiro aquisição de no mínimo mais um balde fermentador/maturador.
Abs

Boa noite amigo
Você vai encontrar aqui no fórum inúmeras pessoas, inclusive eu, que não fazem trasfegas da fermentação para a maturação... Dê uma pesquisada sobre isso pq esse assunto foi bem discutido por aqui...

A regra que o amigo citou é muito bacana... Tudo que entra em contato com a breja antes e durante a fervura deve ser bem limpo e livre de resíduos, tudo que entra depois da fervura deve ser limpo e sanitizado...

Detalhe, pac 200 não se dá bem com alumínio...

Abraços e boas cervejas

Valeu pelas respostas, pelo que andei lendo, não há problema em deixar de trocar o balde... No caso eu deixaria fermentando por 1 semana a 20ºC, para começar a maturação eu apenas regulo o termostato para aproximadamente 0ºC? Não preciso fazer nenhum outro procedimento, no caso do fermento decantado? E em relação ao priming comprei o açucar invertido do Lamas, é só adicionar no balde e engarrafar?

Obrigado.

Valeu pelas respostas, pelo que andei lendo, não há problema em deixar de trocar o balde... No caso eu deixaria fermentando por 1 semana a 20ºC, para começar a maturação eu apenas regulo o termostato para aproximadamente 0ºC? Não preciso fazer nenhum outro procedimento, no caso do fermento decantado? E em relação ao priming comprei o açucar invertido do Lamas, é só adicionar no balde e engarrafar?

Obrigado.

Companheiro, sugiro que leia este tópico fixo do Guenther aqui:

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403851

Vai esclarecer todas estas dúvidas suas, e muitas outras.

Sergio,
Como o Antonio falou o tópico do Guenther é muito esclarecedor.
Não há a necessidade de trocar de balde, deixa tudo no mesmo e varie a temperatura.

Quanto ao PAC 2000, eu utilizo ele e nunca tive problemas.

Abç

Pessoal, a cerveja está na maturação, porém tive uma grande decepção... A receita da American IPA é a do Lamas de 20 Litros e rendeu muito menos... Comprei também o açucar invertido deles também pra 20 litros, mas como posso fazer pra carbonatar a cerveja? Já que se eu adicionar o priming inteiro todas as garrafas vão explodir...

A marquinha no galão marca os 20 litros
88f0309ac5815ad3aa8195d50968e5ef.jpg

Pessoal, a cerveja está na maturação, porém tive uma grande decepção... A receita da American IPA é a do Lamas de 20 Litros e rendeu muito menos... Comprei também o açucar invertido deles também pra 20 litros, mas como posso fazer pra carbonatar a cerveja? Já que se eu adicionar o priming inteiro todas as garrafas vão explodir...

A marquinha no galão marca os 20 litros
88f0309ac5815ad3aa8195d50968e5ef.jpg

Como rendeu tão pouco? Qual OG que ficou?

Esse açúcar invertido é furada, é a coisa mais simples de se fazer em casa com açúcar comum mesmo.

Mede o volume de engarrafar e ferve uns 6g/l de açúcar em um pouco de água e depois mistura com a cerveja, e engarrafa.

Eu medi na hora e deu 1,034 mas depois lembrei que devia medir a 20 graus, mas fiz a correção e deu 1,060.

Desculpa amigo, não entendi como faz o processo.

Eu medi na hora e deu 1,034 mas depois lembrei que devia medir a 20 graus, mas fiz a correção e deu 1,060.

Desculpa amigo, não entendi como faz o processo.

Cara, certas coisas na cerveja artesanal são super simples de achar e entender, priming é uma delas. Eis os primeiros resultados do Google e do Youtube para a frase "como fazer priming":

http://www.condadodacerveja.com.br/como-fazer-a-carbonatacao-da-cerveja-artesanal/

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=SgNRFAHsIiA[/ame]

Além desses tinham dezenas de outros links pertinentes em cada ferramenta.

Levou mais de 1h 30min pra te responder, e se você já foi dormir só vai ler isso bem mais tarde... quando você levaria literalmente menos de 5s pra encontrar os mesmos resultados.

Espero que ajude e não tenha medo de perguntar nunca, estou apenas ressaltando que uma pesquisa mínima antes é simples bom senso e ajuda pra caramba.

Back