• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Dúvida sobre head space no balde

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

filipebts

Active Member
Reaction score
1
Olá, fiz um dry hopping ontem pela primeira vez e para fins de teste eu separei uns 12L (sem o DH) em um balde a parte. Trasvasei para outros baldes, separando da lama, mas questão é que o balde da cerveja sem o DH é para 30L, logo ficou um grande head space lá dentro.

Hoje, ainda menos de 24h depois, leio o que Palmer fala sobre isso no seu livro:

8.4 Uso de fermentadores secundários (pag 118)
"É importante minimizar a quantidade de "headspace" no fermentador secundário para evitar ou minimizar a exposição ao oxigênio até que o "headspace" possa ser purgado pela cerveja fermentando".

Obs: este lote de 12L já botei para clarificar a 1 grau e pretendo envasar em 7 dias. A fermentação já terminou, medida por densímetro.

Queria a opinião dos cervejeiros, se tiveram algum problema com oxigenação da cerveja deixando um head space tão grande? Acham q devo deixar rolar ou devo trocar para um balde menor, porém correndo risco de contaminação?

Obrigado
Filipe

Sim, esse headspace vai de fato oxidar a cerveja. Purgar com co2 seria a melhor solução, ou não trasfegar seria melhor ainda. Porém dependendo do estilo uma pequena oxidação não é problema, mas já em outros uma oxidação mínima faz toda a diferença (pra pior). Mas acho que você mudar para um balde menor só vai piorar ainda mais, deixa como está que é melhor.

Seu processo de transfega, dependendo de como foi feito, pode oxidar mais que necessariamente só deixar o headspace..

Essa questão do headspace eu vejo mais pessoal q faz LODO se preocupando em purgar com CO2.. é uma boa prática se quiser se assegurar de eliminar o O2.. o líquido também possue CO2 que vai se desprender e preencher o espaço do headspace..

mas nesse seu caso, tem bastante espaço e já deixou imediatamente em baixa temp.. só o tempo dirá se foi muito ou pouca oxidação

abraços

Back