• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Dúvida sobre bomba de galão

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

dalcarobo

Well-Known Member
Reaction score
16
Bom dia, pesquisei mas não achei nada respectivo no fórum.

Estou começando a estudar a produção artesanal (de baixo custo, por enquanto) e vou usar uma galão de 20l de água mineral para fermentar o mosto e depois fazer o trasfega para outro galão ou balde para a maturação, e minha dúvida é: posso utilizar esta bomba para transferir o mosto da bomba de fermentação para a maturação (link abaixo)?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-701153237-bomba-para-galo-agua-mineral-10-ou-20-litros-manual-_JM

Obrigado!

É melhor usar um sifão para não ter problemas com oxigenação e por ser (aparentemente) mais fácil de higienizar e sanitizar. Porém, não é necessário trasfega para maturação.

Então eu posso simplesmente esperar o tempo de fermentação (dias + calculando OG) e depois baixar a temperatura + dry-hop, tudo no mesmo galão?

Pode. Trasfega só é necessária se for deixar meses maturando.

Em escala caseira, não precisa.

Pode deixar meses sem problema de autólise.

Eu já deixei 6 meses no fermentador sem problema, e conheço gente que já deixou por mais de um ano, com lama e tudo, e tirou pontuação boa em concursos regionais.

Não vejo nada na produção caseira que justifique uma trasfega, a não ser no momento de envase, pra separar a lama da cerveja.

Abraços,

Essa é exatamente minha dúvida, deixei fermentar, maturou, foi pra geladeira, e depois pra envasar?
Qual seria a maneira mais prática para tirar do galão e engarrafar a cerveja?

Essa é exatamente minha dúvida, deixei fermentar, maturou, foi pra geladeira, e depois pra envasar?
Qual seria a maneira mais prática para tirar do galão e engarrafar a cerveja?

Sifão, balde plástico com torneira e bico de envase.

Back