• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Dúvida - Fundo Falso

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

NizaorJr

Well-Known Member
Reaction score
41
Estou montando um Fundo Falso para minha panela de Brassagem e ao analisar o processo e ler algumas coisas, me surgiram algumas dúvidas:

- Durante as rampas, não se usa o Fundo Falso por conta da troca térmica irregular água/malte. Então, seria necessária a transferência do mosto para outra panela que contenha o Fundo Falso?

- Penso em usar o Fundo Falso durante as rampas e junto recircular o mosto continuamente com uma Bombinha de máq. de Lavar Louças e um Aspergeador: há necessidade de mexer com uma pá o malte? Essa recirculação já não garantiria uma troca térmica adequada (e consequentemente a filtração)?

Só para acrescentar: Uso fogão de alta pressão; Controlo as temperatudas de rampas com um TI instalado na panela; Tenho como filtro apenas uma Bazooca;

Estou montando um Fundo Falso para minha panela de Brassagem e ao analisar o processo e ler algumas coisas, me surgiram algumas dúvidas:

- Durante as rampas, não se usa o Fundo Falso por conta da troca térmica irregular água/malte. Então, seria necessária a transferência do mosto para outra panela que contenha o Fundo Falso?

- Penso em usar o Fundo Falso durante as rampas e junto recircular o mosto continuamente com uma Bombinha de máq. de Lavar Louças e um Aspergeador: há necessidade de mexer com uma pá o malte? Essa recirculação já não garantiria uma troca térmica adequada (e consequentemente a filtração)?

Só para acrescentar: Uso fogão de alta pressão; Controlo as temperatudas de rampas com um TI instalado na panela; Tenho como filtro apenas uma Bazooca;
Mosturar na mesma panela de filtragem, com fundo falso, pra mim é a melhor técnica de todas. Por vezes vemos pessoas ensinando que deve-se mosturar numa panela e filtrar na outra, mas isso é uma técnica legada das cervejarias, pois eles normalmente precisam fazer isso para poder acelerar as brassagens em seqüência, além de facilitar o aquecimento no caso de equipamentos grandes.

Já nós podemos fazer de formas melhores e mais fáceis, e mosturar na mesma panela sem dúvida gera menos trabalho, e se não estragar a cama de grãos mexendo, promove uma filtragem excelente.

Voltando à questão inicial, no caso de mostrar na panela com fundo falso, é preciso SOMENTE recircular o mosto filtrado todo o tempo que o fogo estiver aceso. Cada tipo de panela/filtro utilizado tem uma técnica mais indicada.

Abraço,

Oh Guenter, valew mesmo! Então posso aposentar minha Pá Cervejeira? he he he

Ah sim! Era brincadeira!!! he he he
Aproveitando! É vantajoso usar o Fundo Falso junto com a Bazooca nesse processo de mosturação? A Bazooca não irá restringir muito o fluxo do mosto?

Ah sim! Era brincadeira!!! he he he
Aproveitando! É vantajoso usar o Fundo Falso junto com a Bazooca nesse processo de mosturação? A Bazooca não irá restringir muito o fluxo do mosto?
Justamente. O negócio é usar sempre um filtro só.

Com bazooka sozinha, ela é protegida de partículas menores (que a fariam entupir) pelas cascas grandes que ficam em volta. Se colocar uma bazooka embaixo do fundo, só partículas pequenas vão passar, e então a chance delas entupirem a bazooka é muito maior do que se utilizasse qualquer um dos dois filtros sozinho.

Abraço,

Cara... quando eu fiz um curso de fabricação de cerveja artesanal, o instrutor usava este esquema de fundo falso + bazooka.
No meu equipamento estou só com bazooka hoje, mas minha ideia era justamente colocar o fundo falso pra ter um fluxo maior mais rápido.

Guenther, será que a chance de entupir neste esquema não é menor do que usando só a bazooka? pensa só, usando só ela e misturando o malte ali, enquanto não formar a cama de grãos estamos mandando tudo pra dentro dela... e acho que o fundo falso ajudaria a ter um fluxo maior, o que acho também que diminui a chance de entupir.. ou não?

Enfim, vi esta configuração na prática, funcionou bem... era uma american pale ale que estava sendo feita... nao sei se numa de trigo por exemplo esta configuração poderia ser inadequada.

Mosturar na mesma panela de filtragem, com fundo falso, pra mim é a melhor técnica de todas. Por vezes vemos pessoas ensinando que deve-se mosturar numa panela e filtrar na outra, mas isso é uma técnica legada das cervejarias, pois eles normalmente precisam fazer isso para poder acelerar as brassagens em seqüência, além de facilitar o aquecimento no caso de equipamentos grandes.

Já nós podemos fazer de formas melhores e mais fáceis, e mosturar na mesma panela sem dúvida gera menos trabalho, e se não estragar a cama de grãos mexendo, promove uma filtragem excelente.

Voltando à questão inicial, no caso de mostrar na panela com fundo falso, é preciso SOMENTE recircular o mosto filtrado todo o tempo que o fogo estiver aceso. Cada tipo de panela/filtro utilizado tem uma técnica mais indicada.

Abraço,

Guenther, a eficácia desse método depende do tamanho da panela de mostura? Tenho um equipamento de 5 litros, e nas duas últimas brassagens eu usei fundo falso e tive problemas em homogeneização da temperatura, visto que, por exemplo dos 5 litros de água da mostura, 1,3 ficavam embaixo do fundo falso. Então mesmo recirculando constantemente quando o fogo estava ligado(fogo baixo), a temperatura do mosto que saia era uns 7 graus mais alta do que a do mosto da parte de cima da panela, me causando confusão por exemplo em como proceder com o mash out, pois a temperatura que saia era 75 mas a temperatura do mosto "de cima" era 70. Dessa maneira a homogeneização do mosto ficou muito lenta e eu não sei exatamente como eu poderia calcular meus tempos e temperaturas de rampa.

Back