Dúvida Fermentação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

BrunoBP

Member
Joined
Jan 30, 2014
Messages
16
Reaction score
0
Amigos,

Peço ajuda dos mais experientes, fiz uma brassagem na última sexta-feira à noite. Pela primeira vez, fiz um starter de fermento, utilizei um mosto antigo, guardado em uma garrafa, fervi bem ele. Ele estava ativo, airlock borbulhando. Coloquei no fermentador, mas até agora nada de atividade no airlock, a temperatura está controlada em 20 graus e o balde vedado. Acredito que não resfriei o mosto o suficiente, coloquei o fermento a 30 graus. Será que matei as leveduras? Tem salvação? Posso adicionar mais fermento (US-05)?

Abraços,
Bruno
 
cara, 30º não mata o fermento.... pra matar o fermento só se tu colocasse em temperatura de pasteurização...
especifica mais um pouco: ausência de bolhas no airlock não significa inatividade.... pode ser vedação, pode ser headspace muito grande, pode ser lag time... da mais uns detalhes aí...
 
É... 30ºC não matou. Deve ser problema de vedação do balde, abre bem pouquinho a tampa e espia lá dentro se não tem uma espuma sobre o mosto.

Não coloca mais fermento sem ter certeza da necessidade...

abraço
 
ficou com espaço grande mesmo, tive um rendimento muito baixo nessa leva, o balde é de 22 L, acho que fiquei com uns 16 litros apenas.
O lag time pode ocorrer mesmo com o fermento ativo quando coloquei?
Vou abrir hoje a noite e tirar uma foto, posto aqui para verem.
Um atenuante é que a geladeira está cheirando a fermentação, será que está ocorrendo mais devagar? Deixo mais tempo além dos 7 dias previstos?
 
Já mediu a densidade?
Sei que de um dia para o outro não pode haver tanta diferença, ainda mais se a fermentação ainda não iniciou de forma vigorosa.
 
ficou com espaço grande mesmo, tive um rendimento muito baixo nessa leva, o balde é de 22 L, acho que fiquei com uns 16 litros apenas.
O lag time pode ocorrer mesmo com o fermento ativo quando coloquei?
Vou abrir hoje a noite e tirar uma foto, posto aqui para verem.
Um atenuante é que a geladeira está cheirando a fermentação, será que está ocorrendo mais devagar? Deixo mais tempo além dos 7 dias previstos?

Acontece lag time sim... mas faz quanto tempo que inoculou?

Acho dificil estar ocorrendo devagar a 20ºC...
Não preveja 7 dias. É errado pré-determinar quanto tempo a fermentação vai levar pra estar completa.

Abraço
 
Comigo ocorreu a mesma coisa. Balde de 22 litros com apenas 16 litros de cerveja.
Uma IPA. Ficou 9 dias fermentando e nem um borbulhar no AirLock.
Acredito que foi o bendito lacre da tampa que impediu o fechamento correto.
Me orientaram medir a densidade e acompanhar por ai.
Quando eu media aproveitava para experimentar e o gosto estava ótimo (apenas sem gás).
No 10º dia mudei de balde para fazer a maturação.
Usei agora um balde menor (e sem lacre). Vai ficar 2 semanas a 10º.
E mais 5 dias a 5º.
E mais 1 semana na garrafa.
E pensar que quase joguei tudo fora.
Li a postagem de alguém aqui no Forum um dia: "Jogar fora apenas quando já se tentou de tudo".
 
Inoculei sexta a noite... Fazem 60 horas já

Pelo tempo, não deve ser lag time... faz o seguinte... pressiona a tampa do balde, se borbulhar o air lock é sinal que efetivamente está lacrado, se não borbulhar, é pq tu tem algum problema de vedação.

*mede a densidade, se baixou em relação à OG, aí relaxa... deixa os bichinhos trabalharem e mantenha sua ansiedade controlada a base de outras cevas! :mug::tank:

Keep brewing!!!:rockin:
 
Fiz uma brassagem sábado e estou usando o sistema blow-off, porém nem sinal de borbulhar a água do recipiente onde coloquei a ponta da mangueira, porém sinto cheiro de alcóol, ou como se tivesse derramado cachaça no chão. Deve estar vazando ar por algum lugar. Estou usando ao invés de balde, as bombonas plásticas.
 
A minha é uma IPA também. Vou abrir o Fermentador hoje e coloco uma foto para vocês e também vou medir a densidade...
MacBozo, como chegou a essas temperaturas e prazos para a maturação? Não é melhor deixar direto ao mínimo possível?
 
Já tinha feito o teste de pressionar a tampa e nada... Vou abrir e fechar hoje e medir a densidade...
 
Já tinha feito o teste de pressionar a tampa e nada... Vou abrir e fechar hoje e medir a densidade...

Então fechou, teu balde não está vedado!

Cara, tu deve fermentar em balde alimentício... Estes baldes lacram no "segundo click" ao fechar....

Pra começar a ficar viajando vendo as bolhas sairem pelo air lock (eu ainda faço isso por vezes...:drunk:) faz o seguinte... se traveste de Rocky Balboa e dá uns socos na borda da tampa do balde, tu vai ouvir mais uns "clicks", que é sinal que efetivamente lacrou o balde... depois disso da aquela pressionada na tampa que tu vai ver borbulhar!!!

Keep brewing!!!:rockin:
 
ImageUploadedByTapatalk1405980882.917352.jpgImageUploadedByTapatalk1405980895.451145.jpg
É amigos, parece que a fermentação está sim acontecendo, o cheiro está ótimo, aroma também...
Quando mexi na tampa para abrir o airlock reagiu, não sei se estava mal vedado, mas enfim...
Só achei estranho a medida da gravidade caiu de 9.7 brix para 4.7 brix... Em sg deu 1038 para 1018... O esperado era 1044 para 1010...
Aí surgem mais dúvidas:
Já está quase no fim da minha fermentação?
O BeerSmith da como gravidade esperada no final da primária 1018 e 1011 para secundária, abaixando um grau, de 19 para 18. Devo abaixar, já? Ele da 7 dias de primária e 30 de secundária (muito, não?)
 
Cara, baixar a temperatura durante a fermentação é justamente o contrário do correto. Vc pode agora subir 1 grau por dia, até chegar uns 25ºC. Deixa lá por mais uns dias, 3 a 5 (ou mais se quiser). Daí sim pode baixar a temperatura.

Repetindo o que eu disse antes, não pré-determine uma quantidade de dias que sua cerveja vai fermentar, não é vc quem tá fermentando ela, são as leveduras, nem sempre elas trabalham na velocidade que a gente quer...

A fermentação claramente não terminou ainda, basta ver o krausen gigante que tem em cima da sua cerveja!

Fazendo assim, de aumentar a temperatura, ela vai chegar na FG que vc quer.

Abraço!
 
Não consigo subir a temperatura com o clima que está aqui em sp, mas vou acompanhando a gravidade...
 
Não consigo subir a temperatura com o clima que está aqui em sp, mas vou acompanhando a gravidade...

Pelas fotos seu fermentador tá dentro de uma geladeira, é só usar um meio de aquecimento!
 
...
MacBozo, como chegou a essas temperaturas e prazos para a maturação? Não é melhor deixar direto ao mínimo possível?

As temperaturas e prazos estou seguindo a receita e orientação do pessoal da loja onde compro os insumos:

Para 20L de cerveja:
Malte (EBC=18):
3,5 kg de Pale ale
0,5 kg de melanoidina
1,0 kg de carahell
1,5 kg de pilsen

Lúpulo (IBU=43):
40g de Fuggles
50g de Magnum

Fermento:
1 sache de T-58

Brassagem:
65ºC (usamos só essa temperatura)
Tempo = 60 minutos
Adiçao de lúpulo na Fervura (tempo total de fervura=60min):
30g de Magnum no ínicio da fervura (t= zero)
20g de Fugles faltando 15 minutos para o fim da fervura (45 minutos)

Fermentação:
OG: 1,070 -> 9 dias @ 24ºC -> FG: 1,022
Maturação:
15 dias @ T=10ºC
15 dias @ T= 3ºC
Alcool Esperado:
6,5 %
 
Pois é... infelizmente ainda existe gente que diz que a "cerveja tem que fermentar X dias".

Nesses casos, o que eu sempre pergunto é: "será que existe um gerente de projeto lá no meio das leveduras, gritando 'Hey... pessoal.... vamos acelerar que precisamos acabar essa fermentação quinta-feira!!!'". Óbvio que não.

NÃO EXISTE como dizer que uma fermentação vai durar exatamente X dias.

Fermentação acaba quando as leveduras conseguem comer todos os açúcares fermentáveis que suportam... e isso se afere medindo a densidade, e se define (fim da fermentação) quando a densidade para de baixar.

Fermento, se calcular, daria pelo menos 2 pacotes para essa OG... no mínimo. No entanto, como é uma cerveja Belga..... até vai.

Temperatura: 24 graus? Nunca. Tirando algumas exceções absurdas, praticamente nenhuma cerveja belga começa fermentando nessa temperatura...... elas podem é TERMINAR a fermentação nessa temperatura ou até bem mais, mas começar não. Comece lá pelos 18, e no caso de uma Belga, e caso não tenha uma temperatura ambiente muito alta, até pode deixar ela subir sozinha até acabar a fermentação.

Aqueles períodos e temperaturas de maturação ali indicados também não tem muito sentido, é praticamente gosto pessoal.

Abraço,
 
Pois é... infelizmente ainda existe gente que ....

....
.... é praticamente gosto pessoal.

Abraço,

Cara, super obrigado pelos esclarecimentos.
Prometo nunca mais passar informações erradas. hehehe :smack:
Porque, há de convir comigo, que não existe nada mais frustrante na vida do que aprender algo e quando vc vai passar isso à frente descobre que não é nada daquilo. :(
Mas só assim pra aprender mesmo. Mais uma vez super obrigado.

Grande abraço.
 
Cara, super obrigado pelos esclarecimentos.
Prometo nunca mais passar informações erradas. hehehe :smack:
Porque, há de convir comigo, que não existe nada mais frustrante na vida do que aprender algo e quando vc vai passar isso à frente descobre que não é nada daquilo. :(
Mas só assim pra aprender mesmo. Mais uma vez super obrigado.

Grande abraço.
Isso acontece com todos, comigo, contigo, com o Palmer, etc. :)

O negócio é estar sempre aprendendo e não ter vergonha de posteriormente se tiver a chance corrigir isso. Eu mesmo já fiz isso várias vezes.

Abração,
 
ImageUploadedByTapatalk1408324960.377449.jpg
Objeto da dúvida depois de apenas 7 dias engarrafada - não aguentei esperar mais. Já ficou boa e vai melhorar na próxima semana.
Obrigado a todos pela ajuda. Já estou com outra fermentando, martelei a tampa do balde, vamos ver se as bolhas aparecem logo dessa vez...
 

Latest posts

Back
Top