• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Dúvida Equipamento 60l

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Revel

Well-Known Member
Reaction score
3
Olá Caros, me registrei recentemente mas venho lendo o fórum há um bom tempo. Espero poder contribuir pois estudo bastante! Estou projetando os equipamentos para autonomia de até 60l, pretendo começar menor com equipamento maior.
Eu gostaria de tirar alguma dúvidas com vocês e alguns conselhos para um upgrade futuro em que eu possa encaixar o a bomba no equipamento.

1. Panelas. Já tenho uma panela de 62 litros, pretendo comprar uma de 80 ou 95l para a fervura. A dúvida é a de mostura. Imagino que não vai dar para usar a de 62 pra mostura, pois não vai dar certo por conta do volume final com os grãos, que acredito aumentar uns 15% mais ou menos, e mesmo assim ficaria muito "apertado" o que poderia prejudicar a extração dos açúcares. Dúvida: Comprar uma de qual tamanho mais ou menos pra mostura? Igual a de fervura?

2. Chiller. Eu vi alguns tutoriais e artigos comentando que o chiller de contrafluxo é mais eficiente que o de imersão no quesito velocidade, mas usando bomba (fiquei um pouco paranóico com velocidade). Não encontrei muita informação considerando 55-60 litros. Se fosse o caso eu pensei em fabricar um de inox em cerca de 8-10 metros e usar por gravidade com água gelada. Dúvida: Dá certo isso, ou é melhor um de imersão 15m alumínio (ou maior)? Pretendo comprar uma bomba no futuro por recircular sozinho, mas não posso comprar agora e não tenho como comprar 2 chiller pra deixar o auxiliar gelando água antes do contrafluxo... Se não tiver outra opção, compro a bomba, só pra segunda leva...

3. Fermentador e Airlock. Na primeira leva, usarei os baldes fermentadores que consegui de xarope de milho 25l. Achei umas bombonas interessantes de 70-80l e pensei e meter ela na geladeira. Duvida: melhor 2 de 40-50l ou ficar com a idéia da bombona de 70? E se fosse a de 70, um airlock comum S dá conta? Dois dão conta? Ou tem que comprar o que tem na WE de 60 litros que mais parece um copo estranho?

Desculpem o longo texto, agradeço qualquer ajuda desde já!

Olá Caros, me registrei recentemente mas venho lendo o fórum há um bom tempo. Espero poder contribuir pois estudo bastante! Estou projetando os equipamentos para autonomia de até 60l, pretendo começar menor com equipamento maior.
Eu gostaria de tirar alguma dúvidas com vocês e alguns conselhos para um upgrade futuro em que eu possa encaixar o a bomba no equipamento.

1. Panelas. Já tenho uma panela de 62 litros, pretendo comprar uma de 80 ou 95l para a fervura. A dúvida é a de mostura. Imagino que não vai dar para usar a de 62 pra mostura, pois não vai dar certo por conta do volume final com os grãos, que acredito aumentar uns 15% mais ou menos, e mesmo assim ficaria muito "apertado" o que poderia prejudicar a extração dos açúcares. Dúvida: Comprar uma de qual tamanho mais ou menos pra mostura? Igual a de fervura?

2. Chiller. Eu vi alguns tutoriais e artigos comentando que o chiller de contrafluxo é mais eficiente que o de imersão no quesito velocidade, mas usando bomba (fiquei um pouco paranóico com velocidade). Não encontrei muita informação considerando 55-60 litros. Se fosse o caso eu pensei em fabricar um de inox em cerca de 8-10 metros e usar por gravidade com água gelada. Dúvida: Dá certo isso, ou é melhor um de imersão 15m alumínio (ou maior)? Pretendo comprar uma bomba no futuro por recircular sozinho, mas não posso comprar agora e não tenho como comprar 2 chiller pra deixar o auxiliar gelando água antes do contrafluxo... Se não tiver outra opção, compro a bomba, só pra segunda leva...

3. Fermentador e Airlock. Na primeira leva, usarei os baldes fermentadores que consegui de xarope de milho 25l. Achei umas bombonas interessantes de 70-80l e pensei e meter ela na geladeira. Duvida: melhor 2 de 40-50l ou ficar com a idéia da bombona de 70? E se fosse a de 70, um airlock comum S dá conta? Dois dão conta? Ou tem que comprar o que tem na WE de 60 litros que mais parece um copo estranho?

Desculpem o longo texto, agradeço qualquer ajuda desde já!
Olá,

Bom, uma dica que eu já dou de cara é.... procure ser mais enxuto nas perguntas, ou não agrupar tantas perguntas em um só post. Posts muito longos, quando noto um certo nível de prolixidade, eu nem leio.

Bom, sobre a pergunta 1: a escolha é tua! Quer fazer muitas cervejas com alto teor de álcool? Tenha uma panela de mosturação grande, talvez do tamanho da de fervura. Não é o caso? Vai fazer na maioria dos casos cervejas com teor normal... 5, 6, 7%? Podes usar uma menor.

Pergunta 2: é preciso entender o seguinte... o que define, essencialmente, a capacidade de resfriamento de um chiller? É simples.... a área total de contato do metal que separa a água do mosto, ou seja, a área total de contato. Isso é possível de calcular somando a área do total das placas de um chiller de placa, e a área total de contato da tubulação interna de um chiller de contra-fluxo, e do mesmo jeito para um chiller de imersão. Em condições perfeitas, praticamente não há diferença de eficiência entre eles, com a mesma área.

Em condições normais... a coisa é diferente.. a maioria dos cervejeiros é preguiçosa, ou seja, não projetam o tamanho do chiller, não pensam no desenho do mesmo em relação a panela, não pensam em como agitar o mosto, nem gastam o mínimo de tempo pra imaginar o motivo pelo qual o chiller de imersão "parece" resfriar devagar..... aí realmente, nesse caso, sem dúvida é melhor partir para um de contra-fluxo.

Sobre os fermentadores... em relação ao air-lock dá conta sem problemas. Em relação ao tamanho dos mesmos, também é uma escolha pessoal tua..... tu que precisas pensar e decidir, e não os outros. Exemplo... tu vais precisar carregar o fermentador de um lado pro outro? Vais conseguir andar com um fermentador com 60 litros de cerveja no braço??? São várias questões... mas tu que precisas respondê-las.

Abraço,

Obrigado pela resposta Guenther, e também a dica, vou ser mais enxuto

Muito grato

Cara, atualmente meu equipamento é para 20 litros, mas já estou na pesquisa pois no fim do ano vou migrar para um equipamento de 80L.

Cara, 60L é pesado, não tem como você carregar panela, fermentador, etc por aí. Tem que ter bomba, até para a sua segurança.

Assim que migrar para esse equipamento maior eu abandono o airlock e vou partir para uma mangueira na garrafa pet.

Cara, atualmente meu equipamento é para 20 litros, mas já estou na pesquisa pois no fim do ano vou migrar para um equipamento de 80L.

Cara, 60L é pesado, não tem como você carregar panela, fermentador, etc por aí. Tem que ter bomba, até para a sua segurança.

Assim que migrar para esse equipamento maior eu abandono o airlock e vou partir para uma mangueira na garrafa pet.

Então Ipera, pretendo usar gravidade de início montando uma estrutura de metal e usando escada, e como meu pai é mecânico, ele já tem até pronto uma adaptação para um macaco de carros que posso levantar um fermentador cheio. Se a idéia do macaco não for muito prática, tenho um carrinho de metal com uma chapa reta que aguenta tranquilo. Valeu pela dica da bomba, vou comprar uma sim para a próxima!

Pessoal, gostaria de saber se alguém utiliza as bombonas de 60litros em geladeiras de 260 litros +-. Pergunto isso pq estou pensando se ela vai aguentar esse peso todo no fundo sem quebrar...

Pessoal, gostaria de saber se alguém utiliza as bombonas de 60litros em geladeiras de 260 litros +-. Pergunto isso pq estou pensando se ela vai aguentar esse peso todo no fundo sem quebrar...

Eu utilizo um bombona de 60 litros dentro de um refrigerador electrolux rde30 (262 litros) e suporta o peso tranquilamente. No meu caso eu fiz uma base de madeira que fica no lugar da gaveta de frutas, depois vejo se consigo uma foto.

Abraço.

Eu utilizo um bombona de 60 litros dentro de um refrigerador electrolux rde30 (262 litros) e suporta o peso tranquilamente. No meu caso eu fiz uma base de madeira que fica no lugar da gaveta de frutas, depois vejo se consigo uma foto.

Abraço.

Cara, se rolar a foto agradeço muito! Mas obrigado pela informação, já me tranquilizou

Cara, se rolar a foto agradeço muito! Mas obrigado pela informação, já me tranquilizou

Segue a foto. Veja se ajuda.

Abraço. IMG_20170805_095920033v2.jpg

Back