• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Dúvida da fermentação para maturação

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ferorsan

Well-Known Member
Reaction score
68
Pessoal bom dia!
Uma dúvida referente ao final da fermentação e inicio da maturação.
Faz uma semana que estou com uma leva fermentando, comecei com 18 e fui subindo a temperatura gradativamente até 25 graus.
ontem resolvi medir a primeira FG da cerva. Atenuou legal, da OG inicial de 1.060 foi para 1.013, dando a ABV esperada de 6,13%. Até ai normal. Mas o que me deixou encafifado foi o seguinte, o airlock ainda não está parado 100%. É imperceptivel mas o gás carbonico ainda está empurrando o liquido do airlock... fiz o seguinte teste, dei uma apertada no fermentador para o gás carbonico ser expelido. Consequentemente o liquido do airlock voltou para a cavidade da direita, igualando os volumes do airlock (tanto a cavidade da esquerda quanto da direita estão com o mesmo nível de liquido). Larguei lá, depois de 4 horas voltei e percebi que a cavidade da direita já estava vazia, e todo o liquido se encontrava na cavidade da esquerda. Acredito que devo esperar isso parar para abaixar a temperatura correto? Só podemos abaixar a temperatura depois que TODA a atividade acabe? Tipo movimento ZERO do airlock e mesma FG medida depois de alguns dias independente de quanto tempo isso leve?

Tem que esperar sim, mede a densidade até ver que parou de reduzir e se manteve constante por 2 dias.

Pessoal bom dia!
Uma dúvida referente ao final da fermentação e inicio da maturação.
Faz uma semana que estou com uma leva fermentando, comecei com 18 e fui subindo a temperatura gradativamente até 25 graus.
ontem resolvi medir a primeira FG da cerva. Atenuou legal, da OG inicial de 1.060 foi para 1.013, dando a ABV esperada de 6,13%. Até ai normal. Mas o que me deixou encafifado foi o seguinte, o airlock ainda não está parado 100%. É imperceptivel mas o gás carbonico ainda está empurrando o liquido do airlock... fiz o seguinte teste, dei uma apertada no fermentador para o gás carbonico ser expelido. Consequentemente o liquido do airlock voltou para a cavidade da direita, igualando os volumes do airlock (tanto a cavidade da esquerda quanto da direita estão com o mesmo nível de liquido). Larguei lá, depois de 4 horas voltei e percebi que a cavidade da direita já estava vazia, e todo o liquido se encontrava na cavidade da esquerda. Acredito que devo esperar isso parar para abaixar a temperatura correto? Só podemos abaixar a temperatura depois que TODA a atividade acabe? Tipo movimento ZERO do airlock e mesma FG medida depois de alguns dias independente de quanto tempo isso leve?

Tem que se basear na densidade medida e não no arilock. Se mediu a densidade 3 dias seguidos e está estável ela finalizou. O airlock continua demonstrando pressão pois normalmente tem gás carbonico se desprendendo do líquido e gerando essa leve pressão de saída no airlock, e isso continua por bastante tempo mesmo sem ter fermentação.

Tem que se basear na densidade medida e não no arilock. Se mediu a densidade 3 dias seguidos e está estável ela finalizou. O airlock continua demonstrando pressão pois normalmente tem gás carbonico se desprendendo do líquido e gerando essa leve pressão de saída no airlock, e isso continua por bastante tempo mesmo sem ter fermentação.

Mas não é bom se livrar desse gás carbônico antes da maturação? Se engarrafar com todo esse gás dissolvido e não levar esse dado em consideração na hora de calcular o açúcar do priming, há risco de explosão. Já aconteceu isso comigo uma vez.

Mas não é bom se livrar desse gás carbônico antes da maturação? Se engarrafar com todo esse gás dissolvido e não levar esse dado em consideração na hora de calcular o açúcar do priming, há risco de explosão. Já aconteceu isso comigo uma vez.

Não é bem assim, existe um gas solubilizado na tua cerveja dependendo da temperatura máxima que ela atingiu, quando mais tu sobe a temperatura da cerveja antes do envase mais se desprende gás, e esse gás já presente na cerveja deve ser contabilizado no teu cálculo de primming. Aqui no blog do Breda tem uma tabela e uma explicação sobre isso:

http://brejadobreda.blogspot.com.br/2010/11/desmistificando-o-medo-do-priming.html

Então, se livrar desse gás é bom? Só por livar desse co2 não vejo nada de bom, vai ter que repor esse gás depois com primming igual. Então o melhor é fazer teu primming correto, não ficar dias esperando essas bolhas se soltarem.

E acho bem difiícil tua garrafa ter explodido só por isso, bem mais provável ter fermentação incompleta ou primming em excesso, talvez o gás residual pode ter sido só o pingo da água no copo transbordando.

Somando ao @Fagner, esse gás residual aí da fermentação também é bom pra evitar oxidação, além do que, dependendo da cerveja você não vai querer perder certos aromas, como numa IPA o do lúpulo.

Latest posts

Back