• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Dúvida airlock e marcação panelas/fermentador

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

mvrinaldi1

Well-Known Member
Reaction score
50
Olá pessoal,

Tenho três dúvidas simples... acho que até idiota mas tenho que fazer... rs...:ban:

1) O airlock tem uma tampa na parte de cima... que no meu é vermelha... a parte de baixo, encaixo no fermentador... e essa tampa, deixo ela no airlock? Minha dúvida é porque com a tampa, por onde o gás vai sair? Eu tinha deixado aberta mas vi uns vídeos onde ela estava no airlock.

2) Eu coloquei álcool 70 no airlock... mas é gel, não líquido... é isso mesmo?

3) Como vocês fazem a marca dos litros nas panelas/fermentador? Eu marquei com aquela caneta de retroprojetor mas na primeira brassagem ela já tá saindo.

1 - Pode deixar a tampa, ela evita a evaporação do alcool, porém é aberta o suficiente para escapar o gás.
2 - Gel não é indicado nesse caso, dificulta a passagem do gás. Melhor colocar água ou alcool 70 liquido.
3 - Não faço. Eu uso uma régua de inox e cálculo na hora. No meu caso, a equivalência é 1L = 1.2cm

no fermentador (plastico) aqueci um ferro de solda e fiz algumas marcas a quente.

Espero que tenha feito isso por fora. A última coisa que você precisa num balde plástico usado para fermentação é ranhura.

3) Não faço marcações, para medir a litragem é só utilizar a fórmula:
π * R * R * h / 1000

Onde:
π = 3,14
R = medida do raio (não é o diâmetro) do recipiente em cm
h = Altura do líquido no recipiente em cm

3) Não faço marcações, para medir a litragem é só utilizar a fórmula:
π * R * R * h / 1000

Onde:
π = 3,14
R = medida do raio (não é o diâmetro) do recipiente em cm
h = Altura do líquido no recipiente em cm

Usar a matemática básica com toda certeza é o método mais eficaz e não corre o risco de estragar o fermentador com ranhuras e marcações.
Lembrando de tirar o volume morto que fica no fundo ou se transferir para outro balde para o priming, melhor ainda, já tem o valor exato.

@jalexandre sim...fiz a ranhura por dentro do balde, porém foi coisa minima...

@tortoro meu fermentador nao é cilindrio (balde) entao o calculo fica um pouco prejudicado por esse fator, mas sim também poderia fazer via matematica basica

@jalexandre sim...fiz a ranhura por dentro do balde, porém foi coisa minima...

@tortoro meu fermentador nao é cilindrio (balde) entao o calculo fica um pouco prejudicado por esse fator, mas sim também poderia fazer via matematica basica

Ranhuras criam esconderijos para micro organismos invasores, dificultam a ação do sanitizante, e facilitam a formação de biofilme (uma capa protetora que impede o contato do sanitizante com o agente contaminante).

Capricha na sanitização e se começar a ter contaminação, troca de balde.

No meu fermentador, eu também uso a régua, e calculo o volume pelo diametro no meio do balde. É prático, rápido e funciona bem para o universo homebrewer.

Ou você pode simplesmente medir de litro em litro e anotar. Dá trabalho, mas funciona.

Quanto à panela de fervura não tem problema de contaminação, se usada só para esse fim (ou brassagem na mesma antes), certo? Por mais que haja asilo para contaminantes, não vão resistir a 60/90 minutos de fervura.

Estou certo em afirmar isso?

Pergunto porque minha panela não tem marcação, mas tem um ponto de defeito de fabricação que não é liso, é tipo o metal descascando em camadas num ponto, e só fui perceber bem isso na segunda produção. Tanto a primeira como a segunda (dois dias de intervalo, 5 litros cada) vou engarrafar essa semana, e aparentemente tudo certo.

Back