• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

DÚVIDA - Fogão normal para 20 litros?

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

AMilhoBEV

Member
Reaction score
0
Olá galera, tudo bom?

Esse é o meu primeiro post aqui no fórum. Já venho-o acompanhando faz algumas semanas e acho que finalmente chegou a hora de interagir, hehe.

Bom, eu estou terminando meu orçamento para fazer minha primeira cerveja e nessa altura estou apenas com uma dúvida sobrando: para 20 litros, é possível usar apenas o fogão normal de casa?

Eu sei que essa pergunta é complicada porque "fogão de casa" pode ser várias coisas, mas a única informação que tenho a respeito meu é que se trata de um Dako seis bocas de 2001, com três bocas "largas" e outras três "estreitas", em zig-zag.

Estou com planos de comprar um brewstand de qualquer forma mas como eles são caros queria saber se, para agora, eles são realmente necessários.

Se for importante saber, as panelas que irei utilizar serão de inox com fundo falso e irei usar uma bomba para a recirculação.

Obrigado! :mug:

Olá galera, tudo bom?

Esse é o meu primeiro post aqui no fórum. Já venho-o acompanhando faz algumas semanas e acho que finalmente chegou a hora de interagir, hehe.

Bom, eu estou terminando meu orçamento para fazer minha primeira cerveja e nessa altura estou apenas com uma dúvida sobrando: para 20 litros, é possível usar apenas o fogão normal de casa?

Eu sei que essa pergunta é complicada porque "fogão de casa" pode ser várias coisas, mas a única informação que tenho a respeito meu é que se trata de um Dako seis bocas de 2001, com três bocas "largas" e outras três "estreitas", em zig-zag.

Estou com planos de comprar um brewstand de qualquer forma mas como eles são caros queria saber se, para agora, eles são realmente necessários.

Se for importante saber, as panelas que irei utilizar serão de inox com fundo falso e irei usar uma bomba para a recirculação.

Obrigado! :mug:
Opa... meu kit eh de 20l tbm.. faço no cooktop... comprei uma resistência pq nas rampas o cook até da... Mas pra ferver que o bixo pega. Se vc nao tem uma fonte forte de calor, o tempo que sera seu inimigo pq vai demorar pacas. Aconselho vc fazer o teste.. .. encha sua panela com 25L e veja a vigorosidade da fervura e quanto tempo vai demorar pra chegar até ela. A fervura qnt mais vigorosa melhor.

Abs.

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk

Rapaz, eu faço 60l no cooktop!
Vou fazer upgrade de equipamento agora, mas nunca tive problemas. Mesmo no frio, o bicho consegue uma fervura vigorosa.

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk

Nunca cheguei fazer 20L, mas já fiz 18L no meu fogão de cozinha e ele alcança a fervura vigorosa muito rápido, é bem eficaz. Só que nesse meu fogão foi feita aquela conversão para utilizar com GN que já vem direto da rua, e o gás sai com bastante pressão no fogareiro maior do fogão.
Como você disse, é uma pergunta complicada mesmo, além dos modelos do fogão tem outras coisas que pode influenciar.

Brother eu também sou novo no assunto.
E como todos ja falaram ai encima. Eu também fiz 20 L em um fogão meia boca kkkkk
Eu vou passar pro fogareiro pq tenho um parado em casa e nao usei por preguiça de mexer no gas.
A única diferença foi o tempo das rampas ne. Principalmente na fervura, o tempo acaba aumentando bastante!!

Mas vai dar certo!!

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Boa tarde.

Também comecei a pouco tempo, vou fazer minha segunda brassagem amanhã!
Na minha primeira (WEISS) usei o fogão de casa mesmo, Brastemp, 6 bocas. Minha panela é de 32 litros, consegui deixar a panela de um jeito que pegou duas bocas, uma grande e uma pequena e o resultado foi bem satisfatório. Consegui a fervura da maneira que imaginei.

Abraços!

Galera, muito obrigado pelas respostas!

No meu caso, acho que vou de fogareiro mesmo. Daqueles tipo caga fogo, que não é muito caro e também sai sob pressão, direto do botijão. Eu não sabia que dava pra fazer no cooktop, isso é massa! Mas infelizmente não tem como ter um aqui...

O meu fogão é, pensando agora sobre isso, também bem fraco. Acho que é por ele ser antigo. Praticamente não há diferença na chama forte para a fraca e ferver uma panela de água demora consideravelmente, não sei, algo em torno de 5 litros leva mais de 10 minutos pra começar a ferver numa panela normal...

Como é minha primeira vez acho que será melhor não passar raiva com uma fervura que nunca chega, hahaha.

Valeu! :mug:

Eu fazia até pouco tempo atrás, 10L no fogão cooktop e achava que pra ferver 15L, alem de demorar ainda era uma fervura meio fraca.
Passei a produção pra 25L agora e passei a usar resistência. Uma de 3500W ferve de boa os 35L. Gostei bastante, além da energia elétrica ser mais barata que o gás.

Cara, fogão de casa é complicado para rampas de temperatura e para fervura vigorosa. Compra um caga fogo. É compacto e monstruosamente potente hehehe

Back