• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Curiosidade no % de dosagem do malte

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Ferroni

Member
Reaction score
0
Sempre tive esta curiosidade de como o pessoal dosa o malte, uma vez que os programas não contemplam esse quesito ou estou errado, também certa vez arruinei minha leva dosando 100% de malte aromático 99 ebc, não fermentou e não aconteceu nada só aquele pretume de mosto, eu não sabia que nem todo o malte podia ser dosado a 100%, então eu fiz uma planilhazinha simplória para meu quebra galho. Queria saber como o pessoal prepara suas receitas.
Abraço.

Ferroni.

Sempre tive esta curiosidade de como o pessoal dosa o malte, uma vez que os programas não contemplam esse quesito ou estou errado, também certa vez arruinei minha leva dosando 100% de malte aromático 99 ebc, não fermentou e não aconteceu nada só aquele pretume de mosto, eu não sabia que nem todo o malte podia ser dosado a 100%, então eu fiz uma planilhazinha simplória para meu quebra galho. Queria saber como o pessoal prepara suas receitas.
Abraço.

Ferroni.

Ferroni,

estou indo para a minha quarta brassagem esse fim de semana e será a primeira em que farei minha própriam receita.

O negócio é você conhecer as características dos grãos, para que eles servem, qual o poder diastático deles. Se você não tiver pelo menos um conhecimento básico disso fica difícil.

Eu li sobre os tipos de grãos e montei minha receita baseada no que eu espero deles. Existem várias fontes na internet (um básico é esse: https://cervejasartesanais.wordpress.com/2012/02/17/tipos-de-malte-base-e-especiais/) falando sobre os maltes bases e os maltes especiais.

Abraços.

Normalmente faço minhas compras de malte na Malte & Cia, do Rio de Janeiro.

Acho bacana que no site deles tem uma descrição breve das características de cada malte e a proporção indicada.

Exemplo:

Malte Special W

Informações do Produto

Malte marrom escuro, aroma levemente amendoado. Intensifica
o sabor de malte no produto final, flavor de caramelo, casca de pão e
uva passas.

Cor: 270 EBC

Dosagem: até 30%

Utilização: Porter, Stout, Schwarzbier, Barley Wine, Doppelbock,
Eisbock e Belgas.

Ficha Técnica*
Tabela_Equivalência_Maltes.pdf*

*No site são links para informações mais detalhadas.

http://www.malteecia.com.br/

Back