• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Cuidados com as garrafas

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ollenot

Active Member
Reaction score
3
Eu fiz minha primeira leva de cerveja, mas ainda tenho alguns receios e medos com as garrafas, o envase e o priming.
Tenho bastante medo da explosão, tanto que usei meia bala de priming na garrafa qdo envasei, mesmo sabendo que a fermentação tinha acabado.

Gostaria de saber os saber alguns pontos para evitar o máximo acidentes com as garrafas:

* Quais cuidados tenho que ter no momento de encravar a tampinha para não quebrar a garrafa?

* O ideal é maturar a cerveja somente quando a fermentação acabou, certo? Mesmo sabendo disso, e usando a quantidade ideal de açúcar, corro riscos de ter explosão?

* Mesmo colocando as garrafas na geladeira para inativar a ação das leveduras, quando eu tirar (e demorar muito para abrir, questão de dias), se tiver açúcar fermentável, pode novamente ocorrer a refermentacao e risco de explosão?

* Depois de quanto tempo +/- que da para saber que acabou a refermentação? 4/5 dias, 9/10 dias? Depende?

* Quais equipamentos posso utilizar como proteção para evitar explosão alem do manômetro?

Obrigado

Aproveitando o post do colega, quanto tempo poderíamos manter as garrafas em temperatura ambiente 20 a 27 graus) sem degradar muito a cerveja.

1. Primeiro mandamento: "Não aproveitarás o post do colega."

Brincadeiras a parte, sua pergunta é muito vaga, depende do tipo de cerveja, graduação alcoólica, quantidade de lupulo... Sugiro que pesquise um post sobre isso e, se achar conveniente abra um novo post com sua dúvida pois assim, quando alguém tiver a mesma dúvida, encontrará respostas...

Um abraço e boas cervejas

Eu fiz minha primeira leva de cerveja, mas ainda tenho alguns receios e medos com as garrafas, o envase e o priming.
Tenho bastante medo da explosão, tanto que usei meia bala de priming na garrafa qdo envasei, mesmo sabendo que a fermentação tinha acabado.

Muito provavelmente sua cerveja vai ficar com carbonatação bem baixa.

* Quais cuidados tenho que ter no momento de encravar a tampinha para não quebrar a garrafa?

Nesta fase, para quebrar uma garrafa, só se deixar ela cair mesmo.

* O ideal é maturar a cerveja somente quando a fermentação acabou, certo? Mesmo sabendo disso, e usando a quantidade ideal de açúcar, corro riscos de ter explosão?

Se a fermentação já terminou e você colocou a quantidade certa de priming, praticamente não existe risco de explosão. A exceção seria uma garrafa com defeito, trinca, etc...

* Mesmo colocando as garrafas na geladeira para inativar a ação das leveduras, quando eu tirar (e demorar muito para abrir, questão de dias), se tiver açúcar fermentável, pode novamente ocorrer a refermentacao e risco de explosão?

Sim, se ainda houver açúcar fermentável, a levedura vai agir e CO2 será liberado, aumentando a pressão no interior da garrafa. Se vai explodir ou não depende da quantidade de açúcar que restou.

* Depois de quanto tempo +/- que da para saber que acabou a refermentação? 4/5 dias, 9/10 dias? Depende?

Para saber se a fermentação terminou, você tem que realizar medidas com o densímetro, não existe isso de "x" dias.

* Quais equipamentos posso utilizar como proteção para evitar explosão alem do manômetro?

Balança. Para medir a quantidade correta de açúcar para o priming :)

Obrigado pelas resposta.

Muito provavelmente sua cerveja vai ficar com carbonatação bem baixa.

Sim, realmente ficou, eu imaginava que ficaria, a próxima leva vou usar a bala inteira e tentar tirar esse "medo" da frente

ebjsmnl.jpg

Gostaria de saber os saber alguns pontos para evitar o máximo acidentes com as garrafas:

Obrigado

Recomendo a aquisição de um manômetro, com adaptador para garrafas. Dessa forma você pode sempre deixar uma garrafa como modelo e detectar se pode haver algum risco.

Comprei o meu na Brew Head Shop por R$130,00 +/-

Sim, realmente ficou, eu imaginava que ficaria, a próxima leva vou usar a bala inteira e tentar tirar esse "medo" da frente

Pq usar bala? Pq não usar açucar de mesa mesmo?

Podemos usar o acucar de mesa mesmo, invertido na agua fervente, ou usar umas balas de primming que vende na internet, e colocar x balas nas garrafas que for usar.Eu prefiro usar o acucar de mesa e sempre da certinho, mas balas tb tem sua utilidade

Back