• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Correção de volume final e Taxa de evaporação

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

borrife

Well-Known Member
Reaction score
17
Bom dia caros cervejeiros,

Nas minhas ultimas duas brassagens, notei que a receita de 20 litros finais estava apenas me dando cerca de 17,5~18 litros e não sabia o por quê, pois já estava usando software ha algum tempo e seguindo todo o procedimento dele.

Percebi que havia um erro na taxa de evaporação do equipamento, que no BS estava de 1,89l por hora, e depois de monitorar algumas brassagens obtive uma média de 4,5l evaporados/hora (aqui faz muito calor).

Corrigi no software e ele automaticamente me indicou aumentar o volume da água de lavagem. Porém, ocorreu o que eu já esperava: Consegui o volume pretendido no fermentador (22l) porém com uma OG muito mais baixa (dos 1.051 da penúltima brassagem), de apenas 1044, obviamente pelo aumento da quantidade de água.

O que eu queria saber é porque a densidade estimada no soft está como 1.050, sendo que não conseguirei atingi-la dessa forma com esse aumento de volume de agua de lavagem dos graos.

Utilizo 5kg de grãos totais, sendo 90% de malte base pale ale e 10% de maltes especiais caramelo.

Penso também que a unica saída mantendo esse volume seria aumentar a quantidade de malte, mas o BS não adicionou mais malte à receita.

Devo ajustar manualmente?

voce precisa calcular a eficiencia do seu sistema e ajustar no software para ele prever a og .
basicamente, a eficiencia depende da quantidade e caracteristicas dos maltes, volume do mosto que foi para o fermentador e og dele...
veja qual foi a eficiencia das suas primeiras receitas e altere isso no software...
ate onde sei, a qtdade de malte deve-se alterar manualmente sim... se a eficiencia estiver correta no software, vc vai alterando ate a og necessaria

voce precisa calcular a eficiencia do seu sistema e ajustar no software para ele prever a og .
basicamente, a eficiencia depende da quantidade e caracteristicas dos maltes, volume do mosto que foi para o fermentador e og dele...
veja qual foi a eficiencia das suas primeiras receitas e altere isso no software...
ate onde sei, a qtdade de malte deve-se alterar manualmente sim... se a eficiencia estiver correta no software, vc vai alterando ate a og necessaria

ops... esqueci que há a opção "ajustar densidade".... vc coloca a densidade que vc quer e ele sugere algumas alteracoes nas quantidades de malte

Latest posts

Back