• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

correção de densidade

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Reaction score
0
Bom dia pessoal,
Sou novo aqui e também na produção de cerveja artesanal. Na minha primeira leva, no fim da fervura do mosto,a densidade da minha witbier (4,3 litros) ficou muito acima do esperado (1,061 ao invés de 1,048).
O que fiz para tentar corrigir: abri o fermentador umas 12 horas depois de começar o processo e coloquei uns 300ml da mesma água mineral que usei para a produção da cerveja, fervida e na temperatura ambiente. Medi a densidade e antes de colocar a água (1,042) e depois (1,035). Acontece que depois da água houve pouquíssima fermentação. Parou em 1,031 e deveria ter parado, segundo a receita, em 1,009.
Agora vejo que cometi um erro em adicionar água ao mosto no meio da fermentação. O que vocês fariam para corrigir a densidade após a fervura?
Abraços a tod@s,

Fala Samuel! Cuidado com esse novo hobby, é altamente viciante!:D

Primeiramente, vc está medindo sua FG com densímetro ou refratômetro? Saiba que o mais preciso é o densímetro. O refratômetro além das variações eventuais, ainda precisa ter o seu resultado ajustado com cálculos devido a presença de alcool e CO2 na breja fermentada.

Fala Samuel! Cuidado com esse novo hobby, é altamente viciante!:D

Primeiramente, vc está medindo sua FG com densímetro ou refratômetro? Saiba que o mais preciso é o densímetro. O refratômetro além das variações eventuais, ainda precisa ter o seu resultado ajustado com cálculos devido a presença de alcool e CO2 na breja fermentada.

Bom dia Junior, obrigado pelas boas-vindas!:tank:
Estou usando o refratômetro pois as minhas levas serão pequenas e haveria um gasto muito grande na hora de medir com o densimêtro...

Bom dia Junior, obrigado pelas boas-vindas!:tank:
Estou usando o refratômetro pois as minhas levas serão pequenas e haveria um gasto muito grande na hora de medir com o densimêtro...

Experimente o mini-densímetro do Lamas.

Com 80ml, pode medir a densidade.

Refratômetro pós-fermentação é uma m&rd@

Experimente o mini-densímetro do Lamas.

Com 80ml, pode medir a densidade.

Refratômetro pós-fermentação é uma m&rd@

Obrigado pela dica! Decidi pelo refratômetro porque, em uma leva de 4 litros, de 80 ml em 80 ml para a medição, eu fico sem cerveja :)

Em relação a correção após a fervura, alguma dica?

Obrigado pela dica! Decidi pelo refratômetro porque, em uma leva de 4 litros, de 80 ml em 80 ml para a medição, eu fico sem cerveja :)

Da próxima vez, se for corrigir a OG, acrescente a água antes de colocar o fermento se possível, ou logo em seguida.

Para medir densidade com refratômetro após a fermentação já ter se iniciado, ou seja, quando a solução já contém álcool, é necessário aplicar uma correção. Procure no Google alguma tabela e mais informações (eu não uso refratômetro, então não sei indicar nenhum material).

Para essa leva, eleve a temperatura 1 ou 2 graus e dá uma sacudida no fermentador, para colocar mais fermento em suspensão e tentar retomar a fermentação, caso tenha realmente empacado (antes faça nova leitura corrigida com o refratômetro).

Minha sugestão? Não tente corrigir.
Ajuste seu processo, sua receita ou suas medidas, para que da próxima saia tudo certo.
Se você criar o vício de corrigir as coisas após as brassagens, nunca vai aprender a evitar a causa raiz do problema.

Quanto ao medir de 80ml em 80ml....tenha paciência....não precisa ficar medindo toda hora. Tem gente que por conhecer tanto uma receita, acaba nem medindo pra vc ter uma ideia...

Depois da fervura, mede a OG...

Parou a atividade no Airlock, normalmente entre o 3o e 5o dia de fermentação para Ales vai estar tudo terminado. Então eleva a temperatura para 25c e deixa mais uns 3 ou 4 dias. Eu normalmente deixo até mais, tipo uma semana inteira.

Sei que as primeiras brejas a gente fica mt ansioso para ficar pronta logo, mas o processo todo é beneficiado qd deixa mais tempo maturando

Eu só meço densidade durante a brassagem, depois da fermentação e na hora do envase, ou seja, confio no trabalho da levedura. :)

Quanto a correção, você precisa fazer durante a fervura pra não correr risco de contaminação depois. Se a OG estiver MUITO acima, acrescenta mais água pra baixar, se estiver UM POUCO abaixo estende a fervura para tentar aproximar do esperado. Lembrando que mais tempo de fervura é igual a maior lupulagem.

Eu já errei assim 2 vezes:

- corrigi uma Pilsen que estava com OG de 1,079 na fervura (não estimei a quantidade de água adequada pra receita)
- fiz uma Imperial Weiss com 1,087 de OG e 1,012 de FG, pois não tinha água para corrigir.

Fiquei muito bêbado tomando a Weiss, 3 garrafas valiam mais que 1 caixa de Brahma. :fro:

Minha sugestão? Não tente corrigir.
Ajuste seu processo, sua receita ou suas medidas, para que da próxima saia tudo certo.
Se você criar o vício de corrigir as coisas após as brassagens, nunca vai aprender a evitar a causa raiz do problema.

Quanto ao medir de 80ml em 80ml....tenha paciência....não precisa ficar medindo toda hora. Tem gente que por conhecer tanto uma receita, acaba nem medindo pra vc ter uma ideia...

Depois da fervura, mede a OG...

Parou a atividade no Airlock, normalmente entre o 3o e 5o dia de fermentação para Ales vai estar tudo terminado. Então eleva a temperatura para 25c e deixa mais uns 3 ou 4 dias. Eu normalmente deixo até mais, tipo uma semana inteira.

Sei que as primeiras brejas a gente fica mt ansioso para ficar pronta logo, mas o processo todo é beneficiado qd deixa mais tempo maturando

Obrigado pelas dicas!

O meu problema com o airlock é que, como meu fermentador é de 12l e só deu 4litros de cerveja, ele nem mexeu. Pensei que poderia ser problema de vedação, mas mesmo enrolando o fermentador em fita plástica, não teve movimento algum. Imagino que seja por causa da pouca quantidade de cerveja...

Em relação a "elevar a temperatura" como você faz isso? Deixei o fermentador em um cômodo da cada que não utilizo e ficou numa temperatura ambiente mais ou menos constante (19 graus).

Eu só meço densidade durante a brassagem, depois da fermentação e na hora do envase, ou seja, confio no trabalho da levedura. :)

Quanto a correção, você precisa fazer durante a fervura pra não correr risco de contaminação depois. Se a OG estiver MUITO acima, acrescenta mais água pra baixar, se estiver UM POUCO abaixo estende a fervura para tentar aproximar do esperado. Lembrando que mais tempo de fervura é igual a maior lupulagem.

Eu já errei assim 2 vezes:

- corrigi uma Pilsen que estava com OG de 1,079 na fervura (não estimei a quantidade de água adequada pra receita)
- fiz uma Imperial Weiss com 1,087 de OG e 1,012 de FG, pois não tinha água para corrigir.

Fiquei muito bêbado tomando a Weiss, 3 garrafas valiam mais que 1 caixa de Brahma. :fro:

O meu problema é que agora que a fermentação parou, a graduação alcoólica ficou bem baixa. Fiz a conta numa calculadora que corrige a medida do refratômetro, deu 3,9%... é vida que segue. Vou fazer um tópico com a receita da witbier para comentários.

Obrigado pelas dicas!

O meu problema com o airlock é que, como meu fermentador é de 12l e só deu 4litros de cerveja, ele nem mexeu. Pensei que poderia ser problema de vedação, mas mesmo enrolando o fermentador em fita plástica, não teve movimento algum. Imagino que seja por causa da pouca quantidade de cerveja...

Em relação a "elevar a temperatura" como você faz isso? Deixei o fermentador em um cômodo da cada que não utilizo e ficou numa temperatura ambiente mais ou menos constante (19 graus).

Uso uma lâmpada fluorescente de 15W dentro da geladeira, ligada no TIC-17, nos Reles normalmente abertos

Back