• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Controle de temperatura - ideia

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

anbes

Well-Known Member
Reaction score
27
Pessoal, quando comecei essa jornada, já havia e muito passada a parte de projeto arquitetônico do apartamento, Rsrs. Ou seja, agora o máximo que consigo é usar por um tempo o espaço da geladeira - maturação e da cervejeira quando as garrafa já estão envasadas.

Mas o processo da fermentação tenho usado temperatura ambiente, o que pode ser um tendão de Aquiles!

Minha ideia é algo simplificado.

Como tenho um kit de 10l, consigo arrumar espaco em algum armário para deixar o balde, que estou até pensando em arrumar outro tipo, quadrado, 2 de 5l, não sei... para caber num cooler que tenho.

Mas de Início pensei em pegar um balde retangular desses "multi uso" e deixar o fermentador dentro, de tal forma que eu possa colocar umas pedras de gelo artificial para tentar manter a temperatura mais próxima do desejável. Seria melhor do que temperatura ambiente. O que acham?

Poderia colocar os gelos em 2 momentos: de manhã e à noite, exceto em finais de semana que posso monitorizar mais.

O que pensam os sábios? Quais outras dicas. Tenho visto siga de geladeiras, mas o apto não suporta mais uma!

Muitas pessoas fazem isso, colocam seus baldes fermentadores em coolers ou bacias e fazem o controle com agua, gelo, toalhas molhadas, etc..

Funciona melhor do que temperatura ambiente? Sim.

É o mesmo do que um ambiente controlado? Não.

E o que eu quero dizer com isso é que por mais que você queira, a não ser que você esteja 24 horas por dia monitorando a temperatura pelos primeiros 3-4 dias, vai haver diferença e oscilações de 1-2 graus durante a fase inicial da fermentação podem sim alterar o perfil da cerveja.

Vai sair cerveja, pode até ser que seja boa, mas você perde na repetibilidade dela e pode ser que até mesmo na qualidade.

Enquanto não conseguir controlar essa temperatura com mais precisão, sugiro utilizar cepas mais neutras como o US-05.

Abraços.

É, controle 24h foge do hobby, Rsrs. Estou vendo pro futuro fermentadores com controle de temperatira

Um monte de gente faz cerveja com controle de temperatura sem geladeira.

O que muda é o material e o método, mas a idéia é sempre a mesma. Você ajusta o ambiente para frio ou quente, e dá um jeito de inverter quando preciso. Eu acho mais fácil resfriar o ambiente e aquecer o líquido que fazer o inverso.

O meu não fica devendo nada pro freezer quando o assunto é Ale. Tanto que eu continuo fermentando Ale no cooler térmico quando o freezer tá ocupado com outra coisa.

Quando o assunto é lagers, bem... por isso eu comprei um freezer, certo?

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=405242

No post eu uso um brewpi, mas eu já troquei ele por um TIC há meses. ;)

Abraços,

Back