• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Controle com Arduíno e/ou Raspberry PI

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
@fdamata Sobre o item 3, depende do tipo de roteador que você tem, então, tem que pesquisar. Não há um tutorial específico. :D

Sobre os arduinos, por hora, o brewpi permite controlar apenas uma camera de fermentação. A próxima versão vai permitir a expansão, mas não tem data ainda.

Já vi tutoriais de instalação do brewpi em máquinas virtuais, o que permitiria controlar mais de um arduino, criando uma VM por camera de fermentação.

Essa semana estou bem enrolado com meu TCC e mudança, mas posso te ajudar se vc quiser fazer esses testes com as máquinas virtuais.

Se funcionar, podemos sumarizar e disponibilizar este conhecimento para todos aqui no fórum. :tank:

@jalexandre, nao consegui acessar externamente o Brewpi. Ate consegui usar o ddns mas dentro da mesma rede, mas mesmo assim direcionando para a pagina inicial do router que eh um D-link.

Ou seja, estou com dois problemas:

1) nao estou conseguindo direcionar para a pagina do brewpi que estah com ip fixo (192.168.1.200)

2) nao estou conseguindo fora da minha rede, acessar sequer a pagina inicial do roteador.

Tentei fazer port forwarding, mas nao obtive sucesso, provavelmente estou fazer alguma caca.

Tem como ajuda?

- No meu roteador tem a opcao de DDNS, mas apenas para o dyndns.org e fiz o meu no WINCO. Qual DDNS utilizou?
- o port forwardind estou entendendo ser na parte do NAT/Virtual Server. Qual porta utilizou? Como voce acessa de fora? SEU-LINK.ddns.com.br:<porta>?

Sds,

Fabiano da Mata

PS: responda quando tiver tempo para tal.

@fdamata

Porta externa: 8080
Porta interna: 80

meudnsexterno.dyndns:8080 vai jogar para 192.168.1.2:80 (raspberry)

@jalexandre, vc fez apenas port forwarding no roteador? Ou precisou configurar tambem DDNS no roteador?

Pessoal, os harwares chegaram e consegui fazer funcionar. Foram os seguintes passos:

1) instalacao do Debian Wheezy em um netbook como usuario super eu mesmo "fabiano"
2) depois de instalado, logar como usuario super e adicionar o usuario "brewpi":
sudo useradd brewpi
3) adicionar senha ao usuario brewpi
sudo passwd brewpi
4) Inclui o usuario "brewpi" como sudo
sudo addgroup brewpi sudo
5) logar como brewpi

6) Usar o procedimento automatico: http://docs.brewpi.com/automated-brewpi-install/automated-brewpi-install.html
git clone https://github.com/BrewPi/brewpi-tools.git ~/brewpi-tools

7) editar o arquivo ~/brewpi-tools/install.sh com o comando
sudo nano ~/brewpi-tools/install.sh
procurar a linha:

sudo apt-get install -y rpi-update apache2 libapache2-mod-php5 php5-cli php5-co$

remover o texto "rpi-update" - isso porque estamos fazendo no netbook. Se estiver usando o Raspberry PI, deve funcionar sem edicao.

Salvar: CTRL+O
Sair: CTRL+X

8) executar a instalacao: sudo ~/brewpi-tools/install.sh

Dai por diante, so seguir o resto do post original desse thread.

Sds,

Fabiano da Mata

Uma duvida adicional: instalei os 2 sensores de temperatura, que estao medindo a temperatura ambiente, um ao lado do outro, porem estao acusando uma diferenca de mais de um grau (nesse momento estah em 1,2 graus C). Existe algum meio de calibra-los, reseta-los?

Sds,

Fabiano da Mata

Não sou expert em eletrônica, mas até onde sei, os DS18b20 não precisam ser calibrados, e a leitura deles pode variar em até 0.5ºC pra mais ou para menos, de acordo com o datasheet.
(http://datasheets.maximintegrated.com/en/ds/DS18B20.pdf)

Para calibrá-los, seria necessário conhecer a temperatura ambiente com precisão e descontar na temperatura de fermentação ou fazer o desconto via software, porém, obter essa temperatura **precisa** com termometros domésticos é impossível, já que esses termomêtros também tem uma taxa de erro de aproximadamente 1ºC até onde sei.

Meus 2 centavos.

PS - Adorei a notícia sobre o brewpi funcionar em um debian convencional. Isso facilita a adoção do software. :D

Pessoal,

Gostei do post! Trabalho com projeto de hardware e desenvolvimento de firmware! Confesso que arduino me bate no ouvido e nunca trabalhei com ele. Tenho RPi e BeagleBone, mas ainda não aprendi a mexer com essas moças!
Estou acompanhando. Estou de olho num Arduino pra brincar, já já!

Abraços

Pessoal aproveitando o assunto do tópico, como não manjo nada de eletronica, sabem me dizer onde posso comprar um controlador de temperatura para gás, ja pronto ?

Pessoal aproveitando o assunto do tópico, como não manjo nada de eletronica, sabem me dizer onde posso comprar um controlador de temperatura para gás, ja pronto ?

Também não sei onde encontrar esse controlador (e se encontrar, provavelmende deve ser caro).

Se está pensando em automação da mosturização/fervura, talvez seja mais fácil adaptar uma valvula solenóide a um micro controlador arduino (pretendo estudar isso assim que sobrar tempo e $$) e pedir ajuda aqui no fórum, ou partir para algo usando resistências elétricas. Tem muita gente que fez isso aqui no fórum.

A valvula: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-604319163-valvula-solenoide-110v-gua-ar-gas-_JM

Vejam ai as minhas medições. Nesse caso, 2 sensores onewire imersos num copo com algumas pedras de gelo.

Uma vez que eu identifique o que está medindo certo, como corrigir o offset do outro?

Sds,

Fabiano da Mata

Attachments

• uploadfromtaptalk1417091253519.jpg
    uploadfromtaptalk1417091253519.jpg
    245.2 KB

djfelipe2004 e jalexandre

também estava procurando algo parecido para fazer com gás mesmo e não resistência...porém, é um pouco perigoso ligar gás de forma automática....então encontrei o seguinte produto, deem uma olhada nos outros produtos da empresa também....me parece atender uma integração com arduino (qualquer microcontrolador).....depois vou estudar mais sobre isso..

http://www.egoproducts.com/pt/produ.../sistema-e-gas/dsi-ignicao-direta-por-faisca/

Abs,

Vejam ai as minhas medições. Nesse caso, 2 sensores onewire imersos num copo com algumas pedras de gelo.

Uma vez que eu identifique o que está medindo certo, como corrigir o offset do outro?

Sds,

Fabiano da Mata

Olá Fabiano,

Você já tentou inverter os dois sensores para tentar isolar o problema? hardware ou software..

Inverter como? A ligação é a mesmo e se não me engano o onewire envia um protocolo e não uma medição para o Arduíno.

Inverter como? A ligação é a mesmo e se não me engano o onewire envia um protocolo e não uma medição para o Arduíno.

Olá Fabiano,

Esquece o que eu disse, se você está usando onewire não faz sentido mesmo, é que na primeira máquina que fiz eu usei Arduino com um termômetro em cada porta (sem o protocolo onewire) e a variação de temperatura gerava uma resistência conhecida que era convertida via software pra graus célsius. Neste caso usei alguns resistores (pull down se não me engano) e a solda com um deles estava bem mal feita e deu variações.

Você quer postar o código do Arduino para ver se eu consigo ajustar?

Eu estou usando o codigo do brewpi. A outra duvida que esta surgindo é porque o colega do HBT americano sugere usar a porta analogica se o onewire é digital?

Ta certo isso?

Attachments

• uploadfromtaptalk1417111110957.gif
    uploadfromtaptalk1417111110957.gif
    79.2 KB
Eu estou usando o codigo do brewpi. A outra duvida que esta surgindo é porque o colega do HBT americano sugere usar a porta analogica se o onewire é digital?

Ta certo isso?

Sim, pode funcionar normalmente. Só vai depender do endereçamento que ele fez das portas.

Todas as portas analógicas do Arduino podem ser convertidas/usadas como digitais. No seu caso a porta A4 = 18.

E a quantidade de bits pode fazer essa diferença de temperatura?

Alguem saberia dizer em qual modulo/arquivo do brewpi estaria o endereçamento da porta e a quantidade de bites utilizada para os sensores onewire?

Fabiano,

Você tem o código do Arduino separado?

Entrei nos links que foram publicados no início do post e só encontrei lá os códigos HEX para subir na instalação manual, nada deles abertos e comentados para analisar. Mas também olhei rápido.

Abraços,

@jalexandre, o meu sistema está rodando, porém apenas aquisitando dados sem controlar nada (a proposito testei os relés ontem e estão prontos a operar). A minha duvida é em relação aos parametro do PID. Basta eu ligar na geladeira e por para controlar ou preciso fazer alguma calibração dele antes? Como ele saber se o parâmetros estão adequados para o meu sistema? Pelo que entendi o sistema auto aprende, mas para ele auto aprender e retroalimentar os parâmetros eu previso pedir a ele para fazer isso?

Sds,

Fabiano da Mata

Apenas deixe o sistema rodando e configure os parametros para a cerveja. Após algumas horas, o algoritmo fará as previsões de quando ligar / desligar as coisas, mantendo a temperatura da sua fermentação conforme programado.

Alguem implementou LCD I2C no seu Brewpi?

Outra coisa, o meu Brewpi só mostra a página se estiver conectado por alguma rede. Como fazer para abrir a pagina web estando desconectado de rede?

Não chequei. Meu equipamento está fermentando uma cerva no interior. No final de semana eu posto.

Em relação ao LCD, quem já implementou? O que é necessário?

Latest posts

Back