• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Congelamento do mosto

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

cabeludo

Member
Reaction score
0
Bom dia.
Tinha lido aqui no fórum que para conseguir congelar o fermento ( reutilizar o que sobro do starter ) é preciso acrescentar um percentual de glicerina na solução. E se eu quiser congelar um mosto sem lúpulo e com nutrientes posso fazer? O que é preciso acrescentar para se pode congelar e ter a mesma eficiência?

Qual o objetivo em congelar o mosto? Se for pra fazer starter, é bom dar uma esterilizada antes e armazenar em recipientes bem vedados e esterilizados pra não contaminar.

Bom dia.
Tinha lido aqui no fórum que para conseguir congelar o fermento ( reutilizar o que sobro do starter ) é preciso acrescentar um percentual de glicerina na solução. E se eu quiser congelar um mosto sem lúpulo e com nutrientes posso fazer? O que é preciso acrescentar para se pode congelar e ter a mesma eficiência?

Não precisa acrescentar nada, basta congelar o mosto. A glicerina no fermento serve pra não matar ele, no mosto vc não tem fermento, então não tem preocupação quanto à isso.

Qual o objetivo em congelar o mosto? Se for pra fazer starter, é bom dar uma esterilizada antes e armazenar em recipientes bem vedados e esterilizados pra não contaminar.

Eu já nem confiaria em sanitizar antes e usar direto. Melhor descongelar e daí sanitizar o mosto, fervendo por 15 minutos pelo menos.

Esse mosto congelado vai servir só para o starter. Então minha maior preocupação tem que ser quanto a sanitização. Valeu pela ajuda!

Back