@tiefensee, não digo que a qualidade seria pior com o BIAB, é que no botijão térmico teria a praticidade do melhor controle de temperatura durante a mosturação, podendo colocar a água e o malte e "esquecer", não tendo que corrigir a temperatura seguidamente, como aconteceria com uma panela pequena.
Outra ideia seria a panela de 10l com fundo falso podendo utilizar tanto BIAB como uma mosturação normal com sparge e tudo mais.
De qualquer forma, acho que descartei a espagueteira. Apesar do preço ser bom (R$140,00) e ser em inox, teria o problema de furar ela pra adicionar um registro (R$70,00 um completo em inox), encarecendo e aumentando o trabalho. Pelas minhas contas, independente da escolha, o custo da nova panela vai ficar na faixa dos R$200,00, R$250,00 com tudo.
Muito obrigado pelas opiniões.
Abraços!
@tiefensee, não digo que a qualidade seria pior com o BIAB, é que no botijão térmico teria a praticidade do melhor controle de temperatura durante a mosturação, podendo colocar a água e o malte e "esquecer", não tendo que corrigir a temperatura seguidamente, como aconteceria com uma panela pequena.
Outra ideia seria a panela de 10l com fundo falso podendo utilizar tanto BIAB como uma mosturação normal com sparge e tudo mais.
De qualquer forma, acho que descartei a espagueteira. Apesar do preço ser bom (R$140,00) e ser em inox, teria o problema de furar ela pra adicionar um registro (R$70,00 um completo em inox), encarecendo e aumentando o trabalho. Pelas minhas contas, independente da escolha, o custo da nova panela vai ficar na faixa dos R$200,00, R$250,00 com tudo.
Muito obrigado pelas opiniões.
Abraços!
Muito obrigado pelas opiniões e sugestões de todos. Já descartei a espagueteira. Eu fazia BIAB (levas de 10L) com a minha panela da Alquimia da Cerveja, mas o problema é que o saco dos grãos encostava na saída da torneira dentro da panela, aí dificultava bastante a recirculação.
Não precisa da bazooka, mas se quiser colocar, é só comprar uma torneira de latão com a rosca longa, ou comprar uma válvula de latão e um nipel longoTô tendendo a comprar uma panela de 12L, furar e botar uma bazooka nela pra segurar o saco e não atrapalhar a filtragem. Quem sabe eu compre também o botijão térmico caso eu sinta a necessidade.
Além do registro esférico 1/2", que outras parte seu preciso para a torneira da panela tendo uma rosca para colocar bazooka? Uma torneira de latão é o bastante ou há uma necessidade de ser inox?
Muito obrigado pelas opiniões e sugestões de todos. Já descartei a espagueteira. Eu fazia BIAB (levas de 10L) com a minha panela da Alquimia da Cerveja, mas o problema é que o saco dos grãos encostava na saída da torneira dentro da panela, aí dificultava bastante a recirculação.
Tô tendendo a comprar uma panela de 12L, furar e botar uma bazooka nela pra segurar o saco e não atrapalhar a filtragem. Quem sabe eu compre também o botijão térmico caso eu sinta a necessidade.
Desse modo, posso tanto fazer um BIAB com todo o volume da água ou no máximo com uma leve lavagem e, com o botijão térmico, posso mosturar, fazer batch sparge e fazer uma leva de 2 galões.
Além do registro esférico 1/2", que outras parte seu preciso para a torneira da panela tendo uma rosca para colocar bazooka? Uma torneira de latão é o bastante ou há uma necessidade de ser inox?
Muito obrigado novamente!
Abraços!
@tiefensee, por que com o voile não precisaria recircular? Teria o tópico onde tem esta informação? Gostaria de ler mais a respeito pois esta parte de recirculação sempre foi um problema pra mim por causa da grain bag "entupindo" a torneira.
@jtadeulopes, muito obrigado pela informação. Bem legal teu blog. Fico no aguardo dos próximos vídeos que mostra o teu processo de brassagem. Acho sempre interessante ver o processo dos colegas.
Muito obrigado a todos novamente.
Abraços!
Pessoal, mais uma dúvida:
Para uma produção de 4,5 a 5 litros, um balde com 5,5L de capacidade dá conta? O 0,5L de headspace é o suficiente?
Muito obrigado!
Para uma produção de 4,5 a 5 litros, um balde com 5,5L de capacidade dá conta? O 0,5L de headspace é o suficiente?
Muito obrigado!
Muito obrigado!
Cara, não conheço o teu equipamento.@tiefensee faço lotes maiores em partial-mash há algum tempo, porém quero começar a fabricar levas menores de 5 litros. Como não tenho experiência nessa área queria que vc desse uma avaliada na receita abaixo para ver se já dá para eu começar. Vou usar um grain-bag na mostura e um escorredor de macarrão para lavagem, porém no grain-bag cabe estourando um máximo de 1,250 kg de malte e não sei se isso é suficiente para se ter uma boa cerveja nesse processo.
O intuito é fazer uma cerveja de trigo:
- 900g de malte Pilsen (72%);
- 350g de malte de Trigo (28%);
- 10g de Lúpulo Centennial;
- 5g de levedura M-20;
- 150g de açúcar mascavo;
- 6 litros de água para mostura;
- 2 litros para lavagem.
Você acha que dá pra fazer uma brejinha boa com essas quantidades?
Valeu demais!
Bom dia@Adrianodfms não faço mais na panelinha, mas a minha espagueteira era de 7,5 litros. eu conseguia usar 1,5kg de malte, agua inicial de 5,5-6 litros e lavava com aproximadamente 4 litros, o mosto ficava quase na borda da panela e tinha que ficar de olho no inicio da fervura para não transbordar. dessa forma conseguia levar próximo de 6 litros pro fermentador com OG 1058-1062 e engarrafando 5-5,5 litros.
Eu usava meio pacote de fermento e não tive problemas utilizando a segunda metade dentro de 1 ou 2 meses. Hidratando o fermento (usava fermentis) reduzia o lag time a poucas horas.
em 7h dava tempo de fazer tudo... de moer o malte a tirar o pão de malte do forno com os equipamentos limpos....hehehhehe
Abraço
@Adrianodfms não faço mais na panelinha, mas a minha espagueteira era de 7,5 litros. eu conseguia usar 1,5kg de malte, agua inicial de 5,5-6 litros e lavava com aproximadamente 4 litros, o mosto ficava quase na borda da panela e tinha que ficar de olho no inicio da fervura para não transbordar. dessa forma conseguia levar próximo de 6 litros pro fermentador com OG 1058-1062 e engarrafando 5-5,5 litros.
Eu usava meio pacote de fermento e não tive problemas utilizando a segunda metade dentro de 1 ou 2 meses. Hidratando o fermento (usava fermentis) reduzia o lag time a poucas horas.
em 7h dava tempo de fazer tudo... de moer o malte a tirar o pão de malte do forno com os equipamentos limpos....hehehhehe
Abraço