• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Confraria do Galão

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Justamente essas são minhas preocupações. Mas já vi anúncios de botijões térmicos de inox...

@dryfon
maravilha, se pra ti 5 litros atende, vai fundo. Por isso frisei que "se fosse eu"
Só não entendo muito o que tu quer dizer com "a ideia do botijão térmico mais uma panela de 12 litros tem me agradado bastante, pois daria pra produzir com qualidade e praticidade levas"

O BIAB não baixa a qualidade final da cerveja. Tu só está mudando o elemento filtrante.
A única coisa que tu compromete um pouco é a eficiência (com um pequeno sparge, nem isso). E a água pra Sparge, tu aquece na chaleira mesmo (é bom porque na chaleira não vai nada com gordura, então não tem risco quanto a isso). E, se tu colocar "na ponta do lápis", em 2,5 kg de malte 10, 15% a mais de eficiência é uns 2 ou 3 reais. Vale mesmo a pena colocar mais um equipamento (botijão térmico)? ele vai se pagar? tu vai realmente ter uma eficiência tão melhor?
Pra 5 litros, pela simplicidade, acho que o BIAB e uma panela é o ideal. Minha opinião ;)

@tiefensee, não digo que a qualidade seria pior com o BIAB, é que no botijão térmico teria a praticidade do melhor controle de temperatura durante a mosturação, podendo colocar a água e o malte e "esquecer", não tendo que corrigir a temperatura seguidamente, como aconteceria com uma panela pequena.

Outra ideia seria a panela de 10l com fundo falso podendo utilizar tanto BIAB como uma mosturação normal com sparge e tudo mais.

De qualquer forma, acho que descartei a espagueteira. Apesar do preço ser bom (R$140,00) e ser em inox, teria o problema de furar ela pra adicionar um registro (R$70,00 um completo em inox), encarecendo e aumentando o trabalho. Pelas minhas contas, independente da escolha, o custo da nova panela vai ficar na faixa dos R$200,00, R$250,00 com tudo.

Muito obrigado pelas opiniões.
Abraços!

@tiefensee, não digo que a qualidade seria pior com o BIAB, é que no botijão térmico teria a praticidade do melhor controle de temperatura durante a mosturação, podendo colocar a água e o malte e "esquecer", não tendo que corrigir a temperatura seguidamente, como aconteceria com uma panela pequena.

Outra ideia seria a panela de 10l com fundo falso podendo utilizar tanto BIAB como uma mosturação normal com sparge e tudo mais.

De qualquer forma, acho que descartei a espagueteira. Apesar do preço ser bom (R$140,00) e ser em inox, teria o problema de furar ela pra adicionar um registro (R$70,00 um completo em inox), encarecendo e aumentando o trabalho. Pelas minhas contas, independente da escolha, o custo da nova panela vai ficar na faixa dos R$200,00, R$250,00 com tudo.

Abraços!

Mas a torneira é opcional, minha última panela de BIAB faço só com sifão.

Abraços!

Nunca fiz tão pouco volume, mas pode experimentar colocar um isolante térmico ao redor da panela (pode testar até com um cobertor)

Ao meu ver, fundo falso pra esse volume, é o que menos vale a pena. É o processo mais complexo, quando o fogo tá ligado tem que recircular, é mais chato medir a temperatura... Se quiser um método mais tradicional, iria de bazooka. Mexer é mais prático que recircular.
Também acho que a torneira não é necessária. Sifão seria o suficiente. Mas adaptar torneira em uma panela de alumínio é uma barbada...

E de alumínio, sai bem mais barato que isso...
http://www.lojaodeofertas.com.br/pr...2-cm-capacidade-de-8-3-litros-aluminio-abc-51 - panela 3mm - R$ 50,00
torneira de latão (R$ 20,00) + conexões (R$ 15,00 exagerando) - R$ 35,00
Broca 19 ou 20 de madeira se tu não tiver R$ 10,00
Saco de Voal (não vai sair mais que R$ 10,00)

Com uns R$ 100,00, tu monta um equipamento pra mostura com BIAB, panela de alumínio e válvula extratora...

Faço das palavras do @tiefensee as minhas.

De fato, meu antigo equipamento era um caldeirão de 15 litros e um saco de voal. Se fosse hoje, eu compraria uma panela de 18 litros para tirar 10 litros no fermentador sem nenhum tipo de sparge e principalmente, sem sujeira (odeio boil over e sempre esqueço o fermcap).

Se não se incomodar com isso (ou lembrar de usar o fermcap), uma panela de 15 litros de alumínio dá conta do recado tranquilo. Já tirei 9 litros com OG > 1090, ou seja, se espaço for realmente relevante, um caldeirão de 15 bem cheio funciona pra 7 ~ 10 litros. Se quiser uma praticidade a mais, eu recomendo 18 litros, sempre sem sparge. Se for fazer sparge, uma penela menor funciona também.

PS: Já fiz 5 litros e a cerveja acaba antes de ficar boa. 10l é um bom número, mas você deve conhecer seu ritmo melhor do que eu, certo?

Abraços,

Muito obrigado pelas opiniões e sugestões de todos. Já descartei a espagueteira. Eu fazia BIAB (levas de 10L) com a minha panela da Alquimia da Cerveja, mas o problema é que o saco dos grãos encostava na saída da torneira dentro da panela, aí dificultava bastante a recirculação.

Tô tendendo a comprar uma panela de 12L, furar e botar uma bazooka nela pra segurar o saco e não atrapalhar a filtragem. Quem sabe eu compre também o botijão térmico caso eu sinta a necessidade.

Desse modo, posso tanto fazer um BIAB com todo o volume da água ou no máximo com uma leve lavagem e, com o botijão térmico, posso mosturar, fazer batch sparge e fazer uma leva de 2 galões.

Além do registro esférico 1/2", que outras parte seu preciso para a torneira da panela tendo uma rosca para colocar bazooka? Uma torneira de latão é o bastante ou há uma necessidade de ser inox?

Muito obrigado novamente!
Abraços!

Muito obrigado pelas opiniões e sugestões de todos. Já descartei a espagueteira. Eu fazia BIAB (levas de 10L) com a minha panela da Alquimia da Cerveja, mas o problema é que o saco dos grãos encostava na saída da torneira dentro da panela, aí dificultava bastante a recirculação.

Segundo sugerido pelo Guenther, se tu utilizar VOAL não precisa nem recircular. O saco de grãos da alquimia é de musseline. Daí precisa recircular.

Tô tendendo a comprar uma panela de 12L, furar e botar uma bazooka nela pra segurar o saco e não atrapalhar a filtragem. Quem sabe eu compre também o botijão térmico caso eu sinta a necessidade.
Não precisa da bazooka, mas se quiser colocar, é só comprar uma torneira de latão com a rosca longa, ou comprar uma válvula de latão e um nipel longo

Além do registro esférico 1/2", que outras parte seu preciso para a torneira da panela tendo uma rosca para colocar bazooka? Uma torneira de latão é o bastante ou há uma necessidade de ser inox?

1. Válvula de latão + nípel longo de latão (não deve ser cromado) OU torneira de latão (geralmente vendida como torneira de jardim) com rosca LONGA (ou rosca curta + luva + nípel
2. porca 1/2" OU flange 1/2" de latão ou inox
3. anel de silicone de 1/2" (ou um pedaço da mangueira) para vedação

Desse modo, posso tanto fazer um BIAB com todo o volume da água ou no máximo com uma leve lavagem e, com o botijão térmico, posso mosturar, fazer batch sparge e fazer uma leva de 2 galões.

Muito obrigado novamente!
Abraços!

@dryfon

Detalhei neste texto http://www.umagelada.com.br/post/87543536433/montando-sua-propria-panela-para-fazer-cerveja como fiz minha atual panela de 12,5 litros.

Utilizo ela na brassagem, filtragem e lavagem. Também tenho outra panela de 7 litros (veio no kit do Lamas) para fazer a fervura.

Espero que ajude!

@tiefensee, por que com o voile não precisaria recircular? Teria o tópico onde tem esta informação? Gostaria de ler mais a respeito pois esta parte de recirculação sempre foi um problema pra mim por causa da grain bag "entupindo" a torneira.

@jtadeulopes, muito obrigado pela informação. Bem legal teu blog. Fico no aguardo dos próximos vídeos que mostra o teu processo de brassagem. Acho sempre interessante ver o processo dos colegas.

Muito obrigado a todos novamente.
Abraços!

@tiefensee, por que com o voile não precisaria recircular? Teria o tópico onde tem esta informação? Gostaria de ler mais a respeito pois esta parte de recirculação sempre foi um problema pra mim por causa da grain bag "entupindo" a torneira.

@jtadeulopes, muito obrigado pela informação. Bem legal teu blog. Fico no aguardo dos próximos vídeos que mostra o teu processo de brassagem. Acho sempre interessante ver o processo dos colegas.

Muito obrigado a todos novamente.
Abraços!

@dryfon fico feliz que gostou! O próximo vídeo deve sair ainda essa semana.

Neste texto http://www.umagelada.com.br/post/120324558288/concurso-cervejeiros-do-vale eu explico o motivo dos vídeos e dessa série que resolvi fazer no blog.

Aproveito pra convidar a todos para acompanhar os textos, vídeos e enviar sugestões e críticas. Será tudo muito bem vindo!

Pessoal, mais uma dúvida:

Para uma produção de 4,5 a 5 litros, um balde com 5,5L de capacidade dá conta? O 0,5L de headspace é o suficiente?

Muito obrigado!

Para uma produção de 4,5 a 5 litros, um balde com 5,5L de capacidade dá conta? O 0,5L de headspace é o suficiente?

Muito obrigado!

Provavelmente não... vai sobrar muito pouca altura. Recomendam pelo menos 20% de headspace, o que daria 1 litro. Mas pra baldes tão pequenos, aumentaria um pouco esse headspace pra garantir, porque a altura resultante de headspace acho que seria muito pequena. Eu compraria algo em torno de 7 litros

Muito obrigado, @tiefensee! Vou amanhã procurar algum balde de plástico alimentício com uns 6-7 litros de capacidade e que tenha uma altura de até uns 25cm pra caber na minha bolsa térmica.

Vou também atrás de uma panela nova (acho que de 10 ou 12 litros)já que vou ter que aposentar a minha de 15L da Alquimia da Cerveja pois hoje fui dar uma geral nela e notei pontos de oxidação, além dos arranhões e da torneira estar meio oxidada também.

Depois posto como ficou o equipamento novo. :)

Muito obrigado novamente.
Abraços!

Muito obrigado!

Eu iniciei com baldes de 5,5L da Jaguar que comprei na indupropil, sempre coloquei quase até a boca e nunca tive problemas com head space, acho que isso se deve a um fato que percebi: em pequenas quantidades a fermentação tende a ser mais tranquila.

Bom saber, @mord4z, pois hoje fui em busca de baldes de 6L e não achei, os menores que achei foram de 12,5L (que já tenho), mas gostaria de baldes menores pra poder fermentar numa bolsa térmica que eu tenho e poder colocar na geladeira pra clarificar.

Vou dar uma olhada na Indupropil pra ver se eles ainda tem estes baldes.

Muito obrigado!
Abraços!

Uso Biab pra 10 litros do jeito mais simples uso uma panela sem recirculação, com voil, apenas dou uma lavada pra chegar na og pre boil

Cerveja fica fantástica

Acho que defini o novo equipamento: panela 12,7L, saco de voile e uma peneira de fritura pra escorrer os grãos e fazer uma pequena lavagem apenas pra completar o volume pré-fervura.

Dessa forma, vou conseguir fazer tanto levas de 4-5 litros até levas de uns 7-8 litros para cervejas com menor OG.

Muito obrigado a todos.
Abraços!

Muito obrigado!

@dryfon eu utilizava balde de 7,2 litros
Acho que a jaguar tem esse balde

Olá Natan, bom dia!

Sou iniciante e fiz somente 4 brassagens em caldeirões de 15 Litros.
Estou terminando de montar meu equipamento de 45 Litros.
Tenho 3 caldeirões semi novos com válvulas extratora, sendo um deles com fundo falso.
Você tem interesse?
Caso tenha mande um e-mail para [email protected]
Desde já agradeço a sua atenção.

@tiefensee faço lotes maiores em partial-mash há algum tempo, porém quero começar a fabricar levas menores de 5 litros. Como não tenho experiência nessa área queria que vc desse uma avaliada na receita abaixo para ver se já dá para eu começar. Vou usar um grain-bag na mostura e um escorredor de macarrão para lavagem, porém no grain-bag cabe “estourando” um máximo de 1,250 kg de malte e não sei se isso é suficiente para se ter uma boa cerveja nesse processo.

O intuito é fazer uma cerveja de trigo:

- 900g de malte Pilsen (72%);
- 350g de malte de Trigo (28%);
- 10g de Lúpulo Centennial;
- 5g de levedura M-20;
- 150g de açúcar mascavo;
- 6 litros de água para mostura;
- 2 litros para lavagem.

Você acha que dá pra fazer uma brejinha boa com essas quantidades?

Valeu demais!

@tiefensee faço lotes maiores em partial-mash há algum tempo, porém quero começar a fabricar levas menores de 5 litros. Como não tenho experiência nessa área queria que vc desse uma avaliada na receita abaixo para ver se já dá para eu começar. Vou usar um grain-bag na mostura e um escorredor de macarrão para lavagem, porém no grain-bag cabe “estourando” um máximo de 1,250 kg de malte e não sei se isso é suficiente para se ter uma boa cerveja nesse processo.

O intuito é fazer uma cerveja de trigo:

- 900g de malte Pilsen (72%);
- 350g de malte de Trigo (28%);
- 10g de Lúpulo Centennial;
- 5g de levedura M-20;
- 150g de açúcar mascavo;
- 6 litros de água para mostura;
- 2 litros para lavagem.

Você acha que dá pra fazer uma brejinha boa com essas quantidades?

Valeu demais!
Cara, não conheço o teu equipamento.
Eu lançaria a receita no beersmith ou no brewers friend.

Usando minhas levas de 20L como parâmetro, acredito que com essa quantidade tu vai ter uma OG legal pra uma cerveja mais leve. Não colocaria o açúcar.
A quantidade de água também está ok.
Não utilizaria meio pacote de levedura, utilizaria inteiro. Não tem como estimar a viabilidade pra próxima leva depois de abrir.

Ontem terminei a montagem do equipamento novo (panela 12L e cesto de fritura para apoiar a grain bag). Brassei um Foreign Extra Stout e obtive uma eficiência um pouco acima de 70% (sem sparge!). Em pouco mais de três horas, já havia moído o malte, feito a mosturação e fervido o mosto, restando apenas esfriar pra inocular a levedura.

Gostei muito de fazer brassagens pequenas. A praticidade é gigantesca e me permite fazer cerveja mais seguido.

Muito obrigado a todos que me ajudaram na montagem do equipamento esclarecendo as tantas dúvida que eu tinha.

Bottoms up!

@Adrianodfms não faço mais na panelinha, mas a minha espagueteira era de 7,5 litros. eu conseguia usar 1,5kg de malte, agua inicial de 5,5-6 litros e lavava com aproximadamente 4 litros, o mosto ficava quase na borda da panela e tinha que ficar de olho no inicio da fervura para não transbordar. dessa forma conseguia levar próximo de 6 litros pro fermentador com OG 1058-1062 e engarrafando 5-5,5 litros.
Eu usava meio pacote de fermento e não tive problemas utilizando a segunda metade dentro de 1 ou 2 meses. Hidratando o fermento (usava fermentis) reduzia o lag time a poucas horas.
em 7h dava tempo de fazer tudo... de moer o malte a tirar o pão de malte do forno com os equipamentos limpos....hehehhehe
Abraço

@Adrianodfms não faço mais na panelinha, mas a minha espagueteira era de 7,5 litros. eu conseguia usar 1,5kg de malte, agua inicial de 5,5-6 litros e lavava com aproximadamente 4 litros, o mosto ficava quase na borda da panela e tinha que ficar de olho no inicio da fervura para não transbordar. dessa forma conseguia levar próximo de 6 litros pro fermentador com OG 1058-1062 e engarrafando 5-5,5 litros.
Eu usava meio pacote de fermento e não tive problemas utilizando a segunda metade dentro de 1 ou 2 meses. Hidratando o fermento (usava fermentis) reduzia o lag time a poucas horas.
em 7h dava tempo de fazer tudo... de moer o malte a tirar o pão de malte do forno com os equipamentos limpos....hehehhehe
Abraço
Bom dia
Utilizo panela de 7,5 litros mas nunca consegui mais do que 3,5 a 4 litros depois da fervura, ainda to apreendendo a usar. Tem alguma dica pra conseguir a chegar a levar mais de 4 litros pro fermentador.

Sobre a quantidade de água, sempre jogo no olho, na medida máxima da minha panela de 7,5L. Mas para conseguir atingir a gravidade desejada, sempre pego no máximo 4L. Mas a média é 3,5L...

As receitas sempre levam no máximo 1,2Kg de malte, para que a gravidade fique do jeito que eu quero, de acordo com o BS.

Abraço

@stfnon fiz a "levinha" no sábado... Acabei tendo que usar uns 8 litros de água na mostura, mas com 1,500kg de malte no total. Fiz uma gambiarra esquisita na hora de lavar hahaha mas no fim das contas consegui 6 litros de mosto com densidade 1.040 (esperava uns 1.030). Tá fermentando belezinha, vamos ver se vai prestar!

Abraço!

Fala pessoal!

Tambem sou adepto da cerveja de galao. Estou na minja segunda leva. No momento uma Witbier. Consegui levar 4,8 lts para o fermentador. Na primeira leva levei apenas 3,5. Eu comecei a mosturaçao com 5 lts de agua e fiz a lavagem com 4 litros. Entrou na fervura com 7,5lts de mosto. Deixei uma fervura bem forte e consegui chegar na quantidade que disse. Problema avora é saber se esta tudo certo pois ainda mao tenho densimetro. Mas parece tudo ok, cor, cheiro, levedura. Tudo trabalhando bem.

Back