• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Configuração de Bombona

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

lauriagabriel

Active Member
Reaction score
3
Olá,

Comprei uma bombona 20L da marca Rosil, igual à da foto:

46350-2-.jpg

Ela não permite instalar uma torneira, então levanto algumas dúvidas:

1) O correto seria furar a tampa dela para passar a mangueira do blow-off/airlock?

2) Se eu fizer isso, não vou conseguir "chacoalhar" o mosto para oxigená-lo antes de jogar o fermento. Algum problema / sugestão?

3) Posso jogar o fermento seco pelo buraco da tampa, concentrando-o? Ou tenho necessariamente que fazer um starter? Não tenho muita experiência e não gostaria de fazer starter nesse momento.

4) Na loja me disseram que não preciso furar a tampa. Posso fechar pouco a tampa, de modo que possa sair o CO2. Achei arriscado e com alta probabilidade de sujar tudo.

Alguém usa bombona igual a essa? Poderia mandar a foto de como configurou?

Muito obrigado e boas cervas!

Olá,

46350-2-.jpg

1) O correto seria furar a tampa dela para passar a mangueira do blow-off/airlock?

2) Se eu fizer isso, não vou conseguir "chacoalhar" o mosto para oxigená-lo antes de jogar o fermento. Algum problema / sugestão?

3) Posso jogar o fermento seco pelo buraco da tampa, concentrando-o? Ou tenho necessariamente que fazer um starter? Não tenho muita experiência e não gostaria de fazer starter nesse momento.

4) Na loja me disseram que não preciso furar a tampa. Posso fechar pouco a tampa, de modo que possa sair o CO2. Achei arriscado e com alta probabilidade de sujar tudo.

Sim

Usa uma rolha de silicone

Fermento seco o ideal é hidratar antes de inocular. Leia esse tópico do Guenther: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=405424
Aliás leia a maioria dos tópicos fixos antes de começar as suas brassagens

Já ouvi pessoas fazerem dessa forma, eu particularmente prefiro usar o Airlock, para minimizar riscos com contaminação, mas vc poderia deixar a tampa aberta o suficiente para ter o alívio de pressão e aí pode usar uma folha de papel alumínio para proteger contra contaminações...

Minha opinião pessoal sobre essa bombona é que é muito difícil de higienizá-la...Depois que fermentar e formar o Krausen na lateral, vc vai precisar jogar água quente pra limpar bem. Vai ter trabalho para lavar...

Outra coisa...Essa bombona sem torneira, vc terá que utilizar o esquema de sifão para retirar a cerveja, pois se pretende simplesmente virar a bombona e tirar a cerveja pelo gargalo, vai sujar toda a breja e levar muita levedura pras garrafas.

Eu não usaria essa bombona.

Também não recomendo esse tipo de bombona, como o amigo tomazela falou, muito difícil de sanitizar direito, difícil de acessar o interior pra limpar... Tampa muito pequena para o tamanho interno do recipiente... Enfim, não recomendo. Eu como iniciante acho muito mais fácil lidar com baldes fermentadores daqueles brancos padrões, com vedação na tampa e alça transportadora. Muito fácil de limpar e sanitizar, interior todo liso, sem ranhuras, fácil de instalar a torneira e fácil de remove-la para limpeza e sanitização.

Outra opção muito boa é aquela bombona azul com tampa preta também com vedação na boca, a praticidade/facilidade é a mesma dos baldes brancos padrões.

Eu também não usaria essa bombona do tópico.

Olá,

46350-2-.jpg

1- Tem gente que instala a torneira furando a tampa rosqueável, e instala o air lock ou blowoff na parte superior... veja este video da cervejaria basaltica sobre reaproveitamento e lavagem de levedura, pois neste video (a partir dos 4 minutos e 17 segundos, aconselho assistir interiro pois é muito interessante e vc ira querer aproveitar levedura alguma vez..hehe) aparece uma bombona igual a sua com esta configuração que te disse. [ame]https://www.youtube.com/watch?v=-yVcw1j3R5s[/ame]

2- Rolha sem furar ou use bombinha de aquario, ou tire parte do mosto pela torneira para uma outra bombona sanitizada (faço assim as vezes com galao de 5 litros de agua mineral) chacoalhe e devolva para o fermentador.

3- Não quer fazer starter, acha chato chacoalhar o fementador...SEUS PROBLEMAS ACABARAM!! Ou nem existiam cara, pois o fermento seco possui reservas de acidos graxos, não sendo necessario a oxigenação do mosto..MASSS, mas hidrate o fermento [ame]https://www.youtube.com/watch?v=1R4RTSmotmM[/ame]
[ame]https://www.youtube.com/watch?v=XtuqcwGiLzM[/ame] se não hidratar vc estara perdendo muitas celulas viaveis. Eu gasto 30 minutinhos realizando a hidratação, apenas jogo a levedura em um pote de compota de vidro sanitizado e com agua fervida e resfriada para 35/38 graus e esqueço, mecho apenas antes de inocular no starter ou no mosto.

4- se fizer como esta descrito e como o exemplo do fermentador do primeiro video ta tudo certo. A limpeza aconselho a utilizar solução de soda caustica e agua com a bombona beem cheia... uns 2 dias (soda e detergentes alcalinos são desincrustrantes),... ai é só chacoalhar bem, descartar em outro recipiente para reutilizar a solução de soda, e enxaguar beeem, e sanitizar com peracetico ou iodophor (eu utilizaria o peracetico para neutralizar qualquer resquicio de soda, porem se enxaguar bem vai fundo no iodophor!!)

O negocio de fazer cerveja é exercitar a criatividade. !!

recomendo uma bombona como esta azul.

Fácil de limpar, de transportar (tem alças) e dá para fazer um blow off com uma torneirinha simples.

Attachments

• IMG-20161126-WA0033.jpg
    IMG-20161126-WA0033.jpg
    108.7 KB

Fácil de limpar, de transportar (tem alças) e dá para fazer um blow off com uma torneirinha simples.
Legal! Gostei mesmo...

Onde eu acho a um preço bom?

Só mais uma curiosidade: vc consegue empilhar duas dessas em um frigobar? Ou ainda empilhar essa bombona mais o fermentador 20 L?

Alguém consegue armazenar 40 litros em um frigobar?

Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk

Legal! Gostei mesmo...

Onde eu acho a um preço bom?

Só mais uma curiosidade: vc consegue empilhar duas dessas em um frigobar? Ou ainda empilhar essa bombona mais o fermentador 20 L?

Alguém consegue armazenar 40 litros em um frigobar?

Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk
O meu eu comprei em POA, na malte shop.

Tem de 20, 30, 50 e 60l.

São empilháveis. A não ser o meu que coloquei a torneira na tampa.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk

Tambem acredito ser a melhor opção em termos de preço, versatilidade e acesso a limepza e sanitização...

POREM... minha resposta se baseou na ideia foco de que o usuario auriagabriel já havia adquirido a bombona Rosil... ;)

mas sempre tem jeito... mas realmente os modelos que tem apresentado são mais fáceis de manipular, lembrando que pode usar bombonas maiores para fermentar sem problema nenhum, maior headspace tambem ajuda a evitar acidentes e sujeira na blowoff... http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-817002475-bombona-plastica-fermentador-20l-_JM

Back